Postagem do dia 06 de julho:
Nos próximos dias, a diretoria do Corinthians apresentará o projeto de construção do estádio em Itaquera.
Um projeto mais simples, considerado funcional e ligeiramente mais vantajoso financeiramente para o clube.
Sem grandes produções, rodadas de exibições de projetos em 3D para conselheiros, a intenção da diretoria do clube é deixar claro que acima de tudo, dará andamento a qualquer projeto que seja mais rentável financeiramente para o clube.
Os recursos para a construção do estádio em Itaquera seriam obtidos através de um empréstimo de 100 milhões junto ao BNDS, com carência para pagamento de 3 a 5 anos, com prazo de pagamento de 10 a 20 anos, dependendo da modalidade de financiamento a ser assinada.
A operação financeira junto ao BNDS prevê a triangulação com a construtora Odebrecht.
Após aproximados 18 meses de obra em fase de acabamento, serão iniciadas as vendas de camarotes e setores Vip e o Naming Rights (direito de propriedade sobre o nome da Arena) – nomes especulados: Banco do Brasil e Petrobrás.
Segundo as projeções financeiras, somente com a venda dos Naming Rights paga-se o empréstimo junto ao BNDS.
Estima-se um resultado financeiro positivo para o clube em torno de 300 milhões de reais com a venda das cativas, áreas vip, naming rights, deduzindo-se pagamento do financiamento, custos, etc.
Por enquanto são apenas pequenos detalhes do projeto que ainda será apresentado.
Quanto ao projeto de construção do estádio em Guarulhos, a diretoria não descarta, nem apoia, assim como qualquer projeto que venha ser apresentado.
O que se sabe é que a única chance deste projeto – Guarulhos – ser aprovado pela diretoria – e não pelo conselho deliberativo – é que ele se torne mais vantajoso financeiramente para o clube, coisa que a princípio o projeto de Itaquera será demonstrado que é.
Sendo assim, além de todas as maravilhas prometidas e projetadas pelos idealizadores do projeto, algo em torno de 40 a 80 milhões deverão entrar para os cofres do clube – do CLUBE, diga-se de passagem – caso contrário, a casa corinthiana será construída em Itaquera.
Em resumo, o melhor projeto será aquele que apresentar melhor resultado financeiro para o clube.
O respeito com o amigo leitor e a credibilidade da informação:
http://blogdosilvinho.wordpress.com/2010/06/30/estadio-em-itaquerapronto-em-3-anos/
Comentário da matéria publicada dia 30 de junho, pelo GE:
Comentário:
Esta entrevista causará alvoroço nos bastidores do clube. Enquanto os conselheiros Edgar Soares e Edgar Ortiz fazem o corpo a corpo, conselheiro a conselheiro, agregando a simpatia de muitos, mas também a desconfiança de outros tantos, em conversas internas membros da diretoria nunca negaram serem contrários ao projeto de estádio em Guarulhos.
E muito antes de analisarem se o projeto é bom ou ruim, a antipatia pelo projeto tem um nome:Edgar Soares.
Conforme ja comentamos neste espaço e declarado ao próprio Edgar Soares durante a entrevista que fizemos com ele na última quarta-feira, muitos conselheiros são categóricos em afirmar que jamais aprovariam ou seriam simpáticos a qualquer projeto apresentado por ele.
Uma das razões sem dúvida é com relação à suposta comissão que a sua empresa receberia no caso do projeto ser aprovado.
Em paralelo a isto, há alguns meses Rosenberg trabalha no projeto de construção do estádio em Itaquera. A construtora já teria sido definido ? Odebrechet ? e os recursos financeiros obtidos junto ao BNDS.
As tratativas já estariam bem avançadas, aguardando apenas o momento mais propício ? 1 de setembro de 2010 ? para ser anunciado com grande pompa e circunstância nas festividades dos 100 anos do clube.
Rosenberg, na verdade, está fritando o projeto de Guarulhos em fogo baixo e ao declarar que o projeto da diretoria será apresentado até setembro, ele praticamente enterra de vez o sonho dos simpatizantes e idealizadores deste projeto.
O dead line imposto pelos parceiros para uma definição da assinatura da execução do projeto é 20 de agosto.
Tudo leva a crer que até lá a diretoria vai continuar fritando o projeto de Guarulhos, não se importando com esta data limite, até enfim apresentar o seu projeto e anunciar a sua execução.
Pelo menos é isso o que se desenha.
Isto sendo fato, haverá uma batalha política nos bastidores do clube, não há duvida disso.
O melhor a se fazer no momento é aguardar a chegada do presidente. Que certamente irá adotar um tom político nos bastidores e na imprensa, até anunciar a decisão final em setembro.
Fonte: Blog do Silvinho