Venha fazer parte da KTO
x
Quem serão os próximos chineses?
Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

Quem serão os próximos chineses?

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

6.4 mil visualizações 59 comentários Comunicar erro

Quem serão os próximos chineses?

Gil e Jadson deixaram o campeão brasileiro para atuar na China

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Causando ira e tristeza em muitos corinthianos, a China depenou a melhor equipe do Brasil no início de 2016. A equipe, então campeão brasileira e com altas expectativas para a temporada, perdeu quatro atletas para um futebol emergente do outro lado do planeta.

Deixando de lado os valores das multas e cláusulas dos atletas corinthianos, talvez seja interessante repensar o futebol nacional como um todo. Por que é que nós continuamos perdendo jogadores para países sem tanta tradição no futebol?

A resposta é simples, perdemos jogadores para a China porque países com mais tradição no futebol tem tanto dinheiro que não precisam arriscar em jogadores sul-americanos. O próprio Corinthians usou tal recurso quando a verba era menor, em 2007 e 2008, contratando atacantes como o boliviano Arce e o uruguaio Acosta e diminuiu o investimento quando a situação melhorou entre 2009 e 2013.

O problema é que, com o real desvalorizando desde 2012, em meio a uma crise financeira catastrófica no país, tornou-se barato o mercado de atletas nacional. Um jogador que custava R$20 milhões, em 2012, valia U$10 milhões na época, hoje valeria U$5 milhões. Uma promoção de 50%, irresistível para o mercado externo.

Colocamos a China como vilã, mas ela não é (ainda) o país que mais gastou em contrações na temporada. O Manchester City, sozinho, gastou em contratações mais do que o orçamento dos quatro grandes paulistas, somados, em 2016. Aí não tem como competir: a Inglaterra só não tirou mais jogadores do Brasil porque não vê muita qualidade nos atletas que hoje atuam no país.

Mas, respondendo a pergunta reflexiva do título do post, novos mercados emergentes no futebol devem surgir nos próximos anos. Os Estados Unidos deve sair comprando jogadores do Brasil, principalmente se a tal da "Champions das Américas" vingar. Países do Leste Europeu e até mesmo do México também podem entrar na onda caso o real não se valorize perante a outras moedas.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?