Venha fazer parte da KTO
x
12 destaques do Majestoso em Itaquera
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

12 destaques do Majestoso em Itaquera

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

20 mil visualizações 69 comentários Comunicar erro

12 destaques do Majestoso em Itaquera

Comemoração de gol contra o São Paulo: tradição em Itaquera

Foto: Walter F. Jr.

1) Majestoso: esta palavra causa calafrios em torcedores, atletas e dirigentes do São Paulo Futebol Clube. Se estiver associada a Itaquera, o terror é maior. Vencemos todos os quatro jogos disputados em nosso estádio. São quatro vitórias, com 13 gols marcados e apenas 3 sofridos.

2) Desta vez, 2 a 0, em jogo bem disputado, sob os olhares de 36.788 torcedores. Edgardo Bauza é bom técnico. Gera ocupação densa e marcação intensa, como fez ao conduzir LDU e San Lorenzo ao título da Libertadores de América.

3) Para segurar os laterais corinthianos, destacou Michel Bastos, pela esquerda de seu ataque, e Centurión, no outro flanco. Essas descidas exigiam marcação dobrada do time alvinegro, com os esforços de Fágner e Arana, bem como de Maycon e Bruno Henrique.

4) Calleri é um atleta maldoso. Provocou Felipe durante toda a partida. O desleal são-paulino, no entanto, não logrou tirar do sério o zagueiro corinthiano, que mais uma vez mostrou ser dos melhores da posição no país.

5) Ganso repete o padrão. O tamanho de sua arrogância é inversamente proporcional ao de seu futebol. Muito cartaz para pouco talento.

6) Há quem diga que Lucca recebeu de Lucão uma merenda mamão com açúcar. O corinthiano, porém, precisou de velocidade e precisão. Tempo certo e conclusão primorosa diante de dois adversários. Tem méritos.

7) Yago recuou bola quadrada para Cassio, que praticou importante defesa. Entre os mais destacados arqueiros corinthianos, é aquele com a menor média de gols sofridos. Um gigante.

8) Um segundo tempo de recuo estratégico e de compactação forçada, como convém a um time em formação. André e Giovanni Augusto ainda fora de ritmo. Acertou Tite na estratégia. Danilo pensa e cadencia o jogo. É sempre bom vê-lo em campo, especialmente quando entra descansado no segundo tempo.

9) A arbitragem não alterou o resultado do jogo, mas foi tendenciosa. Na dúvida, marcava para o visitante. Não por acaso, comportamentos desta natureza parecem seguir as campanhas de criminalização do Corinthians movidas pelo jornalista Milton Neves. Fiquemos de olho.

10) Desta vez, a torcida driblou a força de segurança. Uma faixa perguntava: "quem vai punir o ladrão da merenda?", um recado para aquele famoso cidadão que tanto fez para acabar com a festa nos estádios. Outra mensagem contestava a interferência da Rede Globo na gestão do futebol. Uma terceira exigia ingressos mais baratos e uma quarta criticava a FPF e a CBF. Felipe pediu que a torcida recolhesse o material. Não obteve sucesso.

11) Yago anotou um gol e comemorou emocionado. O erro do primeiro tempo não tira o brilho de sua apresentação. Com dedicação e os conselhos de Tite, pode assegurar a posição no miolo de zaga.

12) Majestoso, ah... Em 1913, quando o Corinthians, conseguiu seu ingresso na Liga Paulista de Foot-Ball, três nobres agremiações saíram pela porta dos fundos: Mackenzie, Paulistano e A.A. das Palmeiras. Os dois últimos são antepassados do atual São Paulo, fundado pela primeira vez em 1930. Que se diga: o medo vem de longe.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ulisses

    Ulisses 113 comentários

    @vinm.dieesel em

    Vou confessar: Quando iniciasse os jogos contra os bambis eu sempre acho que será um jogo anormal... Tipo sustos;; jogo lá e cá... Mas no fim é sempre igual... Vitória certa e sem sustos!

  • Foto do perfil de nacib

    Ranking: 458º

    Nacib 3461 comentários

    @nacibabu em

    Comentários de uma precisão cirurgica!
    ...meu complemento: Cássio é um excepcional goleiro...

    SE AGIGANTA AINDA MAIS NA PROPORÇÂO DA IMPRTANCIA E DO CARACTER DECISIVO DO JOGO...
    .
    os que o criticam em saídas do gol não percebem que o mesmo segue a estrategia dos melhores defensores...: cruzamento na área, ? "Um olho no adversário e outro na bola, na duvida...deixa a bola e anula o adversário ". Isso PROPOCIA a falsa sensacao de saídas de gol atabalhoadas, mas a meu favor tenho as estatisticas e minha memoria. Não me lembro de gol com ele "caçando borboletas em saída de gol"!
    .
    .CASSIO UM MONSTRO CAPAZ DE NOS GARANTIR UMA BOA Libertadores nas fases onde as defesas milagrosas e os penalties podem fazer um campeão.!
    Abc

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 12º

    Ciro 39344 comentários

    48º. @ciro.hey em

    Esse time do São Paulo é enganação. Esse Ganso não joga nada, alguém fala uma partida que ele jogou algo contra o Corinthians com a camisa do São Paulo? Idem Michel Bastos, Rodrigo Caio, Lucao e cia.. E se esse Calleri joga tudo.Isso que a mídia fala, Felipe é o melhor zagueiro do mundo.

  • Foto do perfil de Oilson

    Ranking: 101º

    Oilson 8933 comentários

    47º. @reyes em

    Se o Giovanni Augusto guardasse naquela jogada antológica certamente seria goleada, mas 2X0 ficou de bom tamanho... Até para o time não ficar convencido tão cedo. (com Tite no comando acho que não fica nunca), mas é bom não arriscar... O futebol tem muito disso.

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 267º

    Eduardo 4752 comentários

    46º. @dadotimao em

    Só não concordo com o item 9, não achei o arbitro tendencioso, tendo em vista que dois jogadores nossos também abusaram das faltas fortes, Williams e Bruno Henrique, ambos precisam de uma atenção maior, pois a Libertadores não é fácil.

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 11º

    Guilherme 42968 comentários

    45º. @guilherme.teixeira.d em

    Para os antis que diziam que o Corinthians estava morto e quebrado tá ai a resposta, o único 100% do Paulistão.

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 11º

    Guilherme 42968 comentários

    44º. @guilherme.teixeira.d em

    Muito bom Walter seu post, analiso da mesma forma.