Venha fazer parte da KTO
x

Marcelinho Carioca, Ídolo do Corinthians

Meia-atacante

Marcelinho Carioca

Biografia

Sem dúvida alguma um dos maiores ídolos do Corinthians esse carioca que ao chegar no Parque São Jorge disse: "Quero marcar minha passagem aqui. Vim para o Corinthians para ser campeão!".

E foi campeão mesmo. Jogador que mais títulos ganhou com a camisa do Corinthians, Marcelinho sempre foi peça fundamental do elenco Corinthiano. Vendido ao Valência da Espanha em 1997, retornou ao Corinthians após curto período na Europa pra fazer parte daquele time que é considerado por muitos um dos melhores times do Corinthians e, entre outros, levar o Timão ao título mundial, em 2000.

Um dos maiores cobradores de falta e escanteio do futebol brasileiro, o “Pé de anjo” (apelido carinhoso da fiel) era certeza de perigo nas bolas paradas. Foi de falta que fez o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians, em jogo contra Portuguesa. De falta e contra a mesma Lusa, em um lance muito parecido, fez o seu centésimo gol com o manto alvi-negro. Como era especialista em faltas próximas a área, Marcelinho Carioca surpreendeu a todos num jogo contra o Palmeiras em que bateu da intermediária uma falta certeira no ângulo do goleiro Veloso, que tinha pedido pra não ter barreira no lance. Craque também com a bola rolando, Marcelinho Carioca ganhou uma placa de Pelé após ter marcado um gol contra o Santos, na Vila Belmiro, em que recebe a bola, chapela o zagueiro e toca no contra-pé do goleiro Edinho.

Após sua segunda passagem pelo Corinthians, em 2001, Marcelinho Carioca andou por alguns clubes de menor expressão e em uma partida valida pelo Campeonato Brasileiro de 2005, atuando pelo Brasiliense teve o seu nome gritado pela torcida do Corinthians ao entrar em campo. Após a partida, Marcelinho vestiu a “segunda pele” (como ele sempre chamou o manto do Corinthians) e foi ao alambrado do Pacaembu para agradecer a homenagem. Em 2006 saiu do Brasiliense e teve uma nova passagem pelo Corinthians, mas dessa vez muito discreta e teve seu contrato rescindido a pedido do então técnico Leão.

Em 2010 foi convidado pra fazer algumas partidas em comemoração ao centenário do Corinthians, mas acabou jogando somente 45 minutos de um amistoso contra o Huracán da Argentina.

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Marcelinho Carioca no Corinthians?