Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/01/2019 às 23:33
Por Lucas Batista
(@lucas.batista14)
Ao saber que a transmissão da Copa Sulamericana será apenas via streaming pela Dazn (The Zone, segundo os gringos) tratei de pesquisar sobre como é a atuação da empresa, eu já havia ouvido falar pela comparação com a Netflix, mas nunca pesquisei a fundo como hoje, uma vez que apenas com eles será possível ver o Corinthians na competição.
Os planos da empresa são BEM ambiciosos, estão negociando os direitos de transmissão da Bundesliga, nos EUA e no Canadá já possuem os direitos da NHL e da NBA/NCAA. O serviço é muito mais barato que os tradicionais de pay per view, mas tem lá suas falhas, as maiores reclamações são a respeito da qualidade da transmissão, narração e em alguns casos o buffering (o grau de exigência dos caras é bem maior que o nosso, vale ressaltar).
Há algumas coisas que eu acho bem interessantes
1 - Concorrência a globo
Quando você está num smercado onde a tendência natural é o relacho - você faz do jeito que quer, coloca o preço que bem entender e a alternativa é não assisistir - descreve bem como a Globo vêm agindo, passa nossos jogos quando quer, colocar um preço absurdo no ppv e cada dia parece procurar outras maneiras de irritar o torcedor. Tendo concorrência na transmissão eles terão de esforçar mais, ou perdem a audiência
2 - Outra fonte de receita
O Streaming será mais uma modalidade de transmissão, assim o como a TV e o rádio, ou seja, será uma nova receita aos cofres do clube ($$ é sempre bem vindo)
3 - Oportunidade de novos acordos de publicidade
As cotas de TV, principal receita do clube, são apenas uma fração do que a Globo fatura com publicidade, com o valor cheio a Globo compra os direitos de transmissão, distribui as cotas de TV e mantém ainda um monte de porcaria que ninguém assiste, pense que recebemos uma cota maior justamente por nossa marca ser a que mais atrai esse tipo de investimento, ou seja, assim como o Clube dos 12 a globo hoje também é uma intermediária, alguém que fica entre o clube e a receita de patrocínio, com a Dazn chegando que tal propor uma parceria mais justa? Quanto poderíamos lucrar se fossemos os responsáveis para atrair os comerciais e tivemos uma fatia maior dessa receita? Saindo um pouco da nossa realidade, como os contratos atuais são proibitivos para negócios regionais ou de médio porte por conta dos valores envolvidos, pense em quanto também seria melhor para os times do Nordeste e do Sul negociarem com empresas locais a veiculação de propaganda em seus jogos, na prática todo mundo, menos as emissoras, ganhariam muito mais.
Que venha a Dazn, e que o Corinthians saiba tirar o melhor proveito possível dessa parceira
Vai, Corinthians
Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão