Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A tática de Tite, por que a imprensa brasileira ainda não entendeu?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Gustavo

Gustavo 63 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/02/2015 às 16:02
Por Gustavo Leite (@gustavo.leite7)

É comum, antes dos jogos, as escalações saírem em sites como globo.com, indicando a provável escalação e apontando o esquema tático. Várias dessas vezes ele é apontado como 4-4-2 ou até 4-3-3, entretanto, é visível no decorrer dos jogos o 4-5-1, ao menos pra mim, que acompanho o futebol europeu com certa frequência.

O time titular é, Cássio; Fagner, Felipe, Gil, Fabio Santos; Ralf; Jadson, Elias, Renato Augusto e Emerson; Guerreiro. Um esquema tático agressivo e defensivo, que depende do vigor físico e do comprometimento dos jogadores em campo, mas que, além disso, confunde técnicos e jogadores adversários.

A linha de zaga é a mesma dos tempos de Mano Menezes, sendo ela uma arma poderosa para que o time tenha sofrido apenas 4 gols na temporada, um de cada time, Colônia e Bayern na Flórida, Once Caldas na Libertadores e Botafogo no Paulistão. Os laterais apoiam fazendo triangulação, tem qualidade de passe e de finalização além de terem velocidade pra conter o ataque adversário, nisso, não ajudados pelos dois meias que ficam a frente. Cruzamento não chega, a lateral é protegida. Na zaga, o avanço é pouco, permanecem estáticos lá, abrindo o jogo com passes e lançamentos médios, nisso, são apoiados por Ralf. O volante que fez 300 jogos pelo Timão não possui técnica apurada e por vezes é um perigo com a bola nos pés, por isso rapidamente passa, ou aos laterais, ou aos meias, porém defensivamente é uma muralha, na entrada da área cerca o adversário, impedindo o tiro de longa distância, fecha a saída dos zagueiros e dos laterais, além de ser extremamente eficiente na bola aérea. Lançamento não passa e a marcação impede o toque de bola objetivo.

Com isso podemos afirmar que a defesa é uma das, senão a, melhor defesa do Brasil. O problema seria, em caso de lesão ou suspensão, quem entra?

Edílson é mais lento que o Fagner, porém é mais forte e melhor marcador, tem um tiro potente a longa distância e é bom batedor de faltas. Na zaga, não faltam opções. Dracena é seguro e experiente, Yago tem coa constituição física e compõe bem a linha, além de Rodrigo Sam que ao meu ver é uma promessa digna de atenção. Na lateral esquerda, Uendel é quase um meia, apoia bem e tem ótimo toque de bola, seu defeito é a marcação, porém é esforçado e com o comprometimento tático dos outros jogadores isso quase não é sentido. De cão de guarda? Cristian, com uma saída de bola melhor do que Ralf, marcação perfeita e liderança se equipara ao nosso líder da camisa cinco, não sei qual dos dois deve ser titular, que dor de cabeça do Adenor ein?

Agora chegamos a um ponto crítico, com um time tão defensivo, no que Tite se reciclou? Ainda somos um time que joga pelo empate? Mas espera! São cinco jogadores na defesa, cinco! Além disso os laterais apoiam o jogo inteiro. O que nos leva a linha de quatro a frente de Ralf.

Jadson, Elias, Renato e Sheik. Uma linha de técnica, mas também tática, que desconstrói e sistema defensivo adversário. Renato e Jadson tem o toque de bola refinado, podem dar o último passe pra deixar um companheiro na cara do gol, além disso se apresentam, ambos já balançaram a rede nessa temporada e podem ser armas para surpreender os adversários. Elias voltou comendo a bola, está liso, passa fácil pelos marcadores, toca a bola, preenche o campo, faz o time jogar. Infiltra como Paulinho, ou melhor, como Elias, finaliza com frieza e inferniza os zagueiros oponentes. Sheik é o drible, a catimba, a provocação. Mas também é a calma, a experiência. Não estava contente com seu retorno, mas até agora o extra campo não tem sido o suficiente para que ele seja banco, é a cara da Libertadores, tem estrela.

Como uma linha de meio tão boa pode ser tão ofensiva sem comprometer a defesa? Como já disse, Jadson fecha a lateral com Fagner, Elias acompanha mas fecha mais centralizado, assim como Renato, Sheik faz o lado esquerdo. Todos marcam quando precisam e mais do que isso, pressionam o adversário no seu próprio campo, o que muitas vezes gera gol no início da partida.

Suplentes são muitos, porém, são tão capazes quanto. Petros, Bruno Henrique, Danilo, Malcom, Mendoza, Marciel, Cassini. Todos podem atuar ali.

Na frente, Guerrero tem sido desfalque, mas é titular absoluto. Danilo tem cumprido bem o papel, mas é temporário. Vagner Love é uma incógnita e Romero parece não fazer parte dos planos. Luciano precisa reencontrar o bom futebol e Tocantins e Vasconcelos, este último sendo aos meus olhos um jogador fantástico, somente compõem elenco. Mas mesmo com esta indefinição ofensiva o time funciona, pois nesse esquema, até eu faria gols se ficasse lá na frente.

Um time maduro, que pode mudar sua disposição durante o jogo, mas que engole os adversários do jeito que é, 4-5-1. Com atacantes fazendo as vezes de meias para usar a velocidade em infiltrações, um time versátil, um time único. Um time que vai fazer história. Um time com a cara de Tite.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Elias Dos Santos

Ranking: 926º

Elias 3.385 posts

@eliasbb em 21/02/2015 às 16:50

Ao meu ver o nosso ponto forte está sendo a parte física, todos estão voando em campo, os caras maneiraram nas férias e com a volta do Fabio preparador físico, pra mim o melhor do país, estamos conseguindo jogar com uma intensidade muito grande, e quanto ao esquema, pra mim, quando ataca é 4 1 4 1, quando defende, é 4 5 1.

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 17º

Renato 34.924 posts

@rmagalhaes em 21/02/2015 às 21:28

Muito bom sua analise...o time do Tite mudou muito taticamente de 2012 e 2013.

Só o mauro cesar(ESPN) não quer ver...

O time marca mais a frente na sua linha de 04 e com subida dos alas para isto também...o adversário fica com espaço de 30 metros para jogar entre as intermediarias apenas... Mas a intensidade é maior pois a saída do contra-ataque sempre chegam tds...o preparo físico é formidavel e ajuda demais...

Por isto criamos tds os jogos 5 a 10 oportunidades por jogo. A bola aérea esta forte defensiva e ofensiva..td encaixado.

  • Elias o diferencial: ganhamos um ladrao de bolas e um meia-artilheiro..sempre empurra os meias adversários que tem que voltar para acompanha-lo se não mata o volante na cobertura pois o Jadson passa de um lado, o Sheik vem por fora e com guerero, Vagner, malcon rápidos e ainda tem o renato Augusto que faz esta saída de bola com qualidade junto ao Ralf...dai a conclusão da jogada ira existir sendo gol ou não.

    E o mais importante que com a volta dos meias para ajudar na defesa adversaria, se a bola volta...no meio fica um buraco e o Fagner a Fabio Santos junto com o Ralf fecham e a 2º bola é na maioria das vezes nossa de novo.

Esta td muito bem equilibrado.

Parabéns Tite e elenco.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Guto Signoreto

Guto 108 posts

@guto.sig em 22/02/2015 às 15:25

Não é tão simples, dependendo da formação do adversário muda-se alguns posicionamentos!

Mas no geral, quando estamos com a posse de bola jogamos praticamente no 4-3-3 com dois jogadores dando opções pelas pontas... E quando defendemos ai sim vira o famoso 4-1-4-1 o que vem se mostrando muito eficiente!

Mas acho que o grande motivo da melhora é por conta da mentalidade dos jogadores que o Tite esta implantando! Agora eles REALMENTE estão aprendendo a COMPACTAR!E manter a concentração durante todo o jogo! E movimentação dos jogadores quando estão sem a bola!

Foto do perfil de Paulo Diniz Alves

Paulo 154 posts

@maxxy em 22/02/2015 às 14:33

Tomara que não só a imprensa entenda, mas também nossos adversários, isso se ninguém explicar é claro.

Foto do perfil de Biodados Miguelito

Ranking: 396º

Biodados 6.454 posts

@miguelito.bom.retiro em 22/02/2015 às 14:04

Bem, ganhar clássico é com o Tite mesmo, quero ver como fica com os times pequenos e retrancados, vamos precisar de uma solução pra isso quando disputarmos o brasileirão.

Foto do perfil de Torsten Frings

Torsten 29 posts

@frings.2015 em 22/02/2015 às 14:02

Isso mesmo seus idiotas fiquem publicando as Táticas do nosso time para os rivais e os clubes do exterior olharem!, existem otários para tudo nesse País.

Publicidade

@jnadersss em 22/02/2015 às 13:55

Desculpe, mas aprendi uma coisa, não escreva muito, ninguém lê! Fica muito chato.

Foto do perfil de Felipe Assis

Ranking: 2.817º

Felipe 1.131 posts

@fapsa em 22/02/2015 às 13:43

Bela texto, esse 4-5-1 seria somente para se defender, penso, porém, utiliza o 4-1-4 para atacar.

Foto do perfil de Bruno Medeiros

Ranking: 150º

Bruno 11.260 posts

@bruno.medeiros6 em 22/02/2015 às 13:37

Tite se destaca pela obediencial tática em campo, com isso ele nunca abre mão do seu 4-1-4-1 podem observa que em qualquer momento do jogo o Ralf esta sempre entre as duas linhas de 4, não tem essa de alternar esquema, por isso a equipe ganhou padrão de jogo, entrosamento e constancia dentro das partidas, porque todos jogadores sabem o que tem que fazer dentro de campo, e com variações o tempo todo uma hora confude e sempre alguém acaba errando e comprometendo

Foto do perfil de Hugo Barreto

Hugo 181 posts

@hugo.barreto1 em 22/02/2015 às 13:13

Só acho que quando o time sai na frente, entrega a posse de bola demasiadamente ao adversário, e observei que não é o Tite que pede, sem a posse de bola e Tite fica insistindo para que os jogadores do meio (Elias, Renato, Jadson e Sheik) avancem um pouco para que não recuem demais, atraindo assim o ataque adversário. Isso é com os jogadores. Acho que tem que melhorar neste quesito, no entanto, o time do SPFW não assustou nosso goleiro.