Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

UMA HISTÓRIA CORINTIANA - Algo que não se explica, apenas se sente

Foto do perfil de Paulo

Ranking: 1.752º

Paulo 1.868 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/08/2015 às 05:53
Por Paulo Lima (@paulo.lima13)

O menino de 6 anos chegou em casa e perguntou:

– Pai, para que time eu torço?

O pai imediatamente detectou o problema. Não ligava muito para futebol, nunca tinha conversado com o filho sobre o assunto. Percebeu que o menino tinha chegado a uma idade em que é obrigatório ser torcedor. Decidiu que se esforçaria para reparar o erro.

Prometeu ao filho que o levaria a jogos de todos os clubes grandes de São Paulo, para que o garoto tivesse todas as oportunidades para escolher seu time do coração. Fez a devida lição de casa. Aprendeu os fatos, os nomes, os momentos e lugares importantes na História de cada clube.

A primeira visita foi ao Morumbi, numa tarde de jogo do São Paulo. Chegaram cedo, passaram no Memorial, viram os troféus da Copa Libertadores, da Copa Intercontinental.

– Filho, o São Paulo é o mais bem sucedido clube brasileiro no cenário internacional. Ganhou a Libertadores 3 vezes, foi a Tóquio duas vezes para conquistar a Copa Intercontinental, também tem um Mundial de Clubes da Fifa. Além disso, foi o primeiro clube da cidade a ter o seu Centro de Treinamento. E claro, é o dono desse estádio, o Morumbi, o maior de São Paulo.

O jogo foi ótimo, o São Paulo venceu, o menino ficou impressionado com o tamanho do Morumbi.

– E aí, quer comprar uma camisa? – perguntou o pai.

– Ainda faltam três times, né? Prefiro esperar.

A segunda visita foi ao Palestra Itália. Passearam pela sede do clube. Viram os bustos de Ademir da Guia, de Junqueira, de Waldemar Fiúme. Também conheceram a sala de troféus. Sentaram-se nas numeradas do estádio do Palmeiras.

– Filho, esse time é diferente dos outros, por causa da conexão com a origem dos torcedores. O Palmeiras tem uma ligação sanguínea com a Itália, se chamava Palestra Itália. Claro, ninguém precisa ser italiano para torcer pelo Palmeiras, mas é bonito ver essa relação familiar com o time. Os palmeirenses são apaixonados por essa camisa. Grandes craques passaram por aqui ao longo dos tempos. Tanto que o time tem o apelido de “Academia”. – contou o pai.

O Palmeiras ganhou, o menino vibrou. Gostou do ambiente no Palestra, da proximidade do gramado.

– Vamos comprar a camisa? – o pai perguntou.

– Mas ainda faltam dois times…

Próxima parada, Vila Belmiro. No carro, indo para Santos, o pai começou a falar sobre as glórias do time.

– Meu filho, esse time que você vai conhecer hoje é um patrimônio do futebol. É o time em que jogou o Pelé, o maior jogador da História. Teve o melhor time de todos os tempos, no começo da década de 60, quando não havia adversário neste planeta que pudesse vencê-lo. Você vai ver a quantidade de taças que eles têm.

Visitaram o Memorial das Conquistas e sua impressionante coleção de troféus. As fotos do timaço que conqusitou o mundo duas vezes, do Rei Pelé e de tantos e tantos jogadores lendários.

O Santos ganhou o jogo, o menino ficou empolgado. Na Vila, dá para ficar ainda mais perto do campo.

Na saída, a mesma pergunta.

– Vamos comprar a camisa?

– Calma pai, ainda tem um jogo para a gente ir, não tem?

E foram ao Pacaembu, num domingo à tarde. Não conseguiram sair cedo de casa, estavam um pouco atrasados. O pai foi falando sobre o Corinthians no carro.

– Filho, estamos indo ao Pacaembu, mas o Pacaembu não é o estádio do Corinthians. É da prefeitura, porque o Corinthians não possui um estádio próprio. Mas a torcida se sente muito bem lá. Outra coisa: o Corinthians é o único time de São Paulo que ainda não ganhou a Copa Libertadores. Mas tem um detalhe interessante: é a maior torcida de São Paulo, e a segunda maior do Brasil. É uma torcida tão apaixonada que é chamada de “Fiel”.

Por causa do atraso, pai e filho entraram no Pacaembu pelo portão principal, quase na hora em que o Corinthians subiu ao gramado. Sentaram-se nas numeradas, e logo tiveram de se levantar, porque o time foi para o campo.

De repente, o pai percebeu algo assustador. O menino estava chorando.

– O que aconteceu, meu filho?

– Não sei, pai.

– Por que você está chorando?

– Não sei…

– Quer ir embora?

– Não, quero ficar.

O jogo estava para começar quando o menino pegou o braço do pai.

– Pai, quero uma camisa.

– Como assim?

– Escolhi, pai.

– Mas o jogo ainda nem começou…

– Não importa.

______

Homenagem do blog aos 100 anos de um sentimento.

Parabéns ao Corinthians e aos corintianos.

Por André Kfouri em 01.set.2010.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Marcos Alexandre

Marcos 118 posts

@marcos.bento2 em 28/08/2015 às 08:56

Me lembro que aos 5 anos de idade minha mãe e meu pai saiu com migo e minha irmã, e eles passaram em uma loja para comprar um chapeuzinho para mim e outro para minha irmã e meu pai escolheu para mim um com o simbolo do Palmeiras porque meu pai era filho de italiano e minhã mãe comprou um do Corinthians para minhã irmã, mais eu não queria o do Palmeiras, eu queria o do Corinthians mas fui obrigado a ficar com aquele, certo dia ouvindo um jogo pelo rádio Corinthians e Palmeiras em meados dos anos 80 o Corinthians venceu por 5 a 2 ou 3 não me lembro bem, então foi minha deixa, aproveitei e fui falar com minha mãe, falei pra ela que não seria mais palmeirense e que iria torcer para o Corinthians então minha mãe aprovou, certamente alegre porque ela era corinthiana, então me libertei e segui o que eu queria ser! Vai Corinthians!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Fiel Caracas

Ranking: 753º

Fiel 3.958 posts

@gilrock7 em 29/08/2015 às 15:33

Foto do perfil de Maria Das Graças

Ranking: 2º

Maria 97.043 posts

@gracinhado.timao em 28/08/2015 às 12:52

Bonita, sempre é bom ler novamente.

Foto do perfil de Luiz Paulo

Ranking: 2.565º

Luiz 1.234 posts

@luizinhopaulo em 28/08/2015 às 11:08

Nossaaa.. é de arrepiar...

Eu entendo esse menino, pois a primeira vez que assisti um jogo do Corinthians em Ribeirão Preto no dia 20/05/2001... Chorei de emoção assim que cheguei perto do estádio Santa Cruz e vi aquela multidão de Corintianos, e durante o jogo nenhuma imagem me emociona mais do que lembrar do gol histórico do Marcelino..

MT TOPP

Foto do perfil de Pingo Moreira

Ranking: 2.897º

Pingo 1.077 posts

@pingo.moreira em 28/08/2015 às 10:48

Muito boa essa história sempre emociona...

Publicidade

Foto do perfil de Rinaldo Montanari

Ranking: 3.656º

Rinaldo 812 posts

@rinaldo em 28/08/2015 às 09:31

Suei pelos olhos aqui... Que coração é esse hein? ! Doidera demais... Sabe que meu filho tem 2 aninhos, fala pouco ainda, mas ele vai nas minhas gavetas, pega minha camiseta do Corinthians e estica a mão pra mim como quem diz 'veste ela papai' ai eu colo e ele abre um sorriso que é uma delícia de se ver. Ai eu pego ele no colo e ele fica apontando para o escudo e dando risada e eu digo 'É filhão, isso é Corinthians'. Minha esposa não ligava pra futebol então virou mais uma do bando, ela fica impressionada quando ele faz isso. Por isso não apenas dizemos, nos SABEMOS:

CORINTHIANO NASCE, NÃO VIRA.

Foto do perfil de Meira .

Ranking: 1.515º

Meira 2.123 posts

@pablo.meira em 28/08/2015 às 09:07

Essa história é antiga, mas só quem é corinthiano entende! Parabéns por relembrar!

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.144 posts

@sandra.lima4 em 28/08/2015 às 07:35

Amo este texto.