Falta de humildade inadmissível para no que somos o time do povo!

Falta de humildade inadmissível para no que somos o time do povo!

O que vimos ontem na Arena foi um simulacro de Corinthians. A alma já havia ido embora muito antes da eliminação para o Audax no Paulistão e o que tinha em campo eram carcaças e cacos que sobraram do que um dia foi um time temível em mata-matas.

Já não era preciso ter cinco eliminações para que soubessemos que falta muita alma pra esse time. E digo isso sobre como o clube se comporta, independentemente de elencos campeões ou não, em decisões em que dependem de raça, de entrega e vontade desde a existência do castelo de mármore (ou Arena) em Itaquera.

Dentro de campo, via-se um time pouco criativo, jogadores limitados que serviriam bem como pessoas que compõem elencos, mas nunca como os jogadores em que devemos depositar toda a confiança. Temos que ser realistas. Posso dizer que falta mais qualidade ao elenco, posso dizer que falta mais agressividade do Tite para guiar o time dentro de competições mata-mata. Mas ontem, além de tudo, via-se uma vaidade e soberba que passam longe do 'ethos' do Corinthians. Não são parte da nossa cultura, não deveriam permear o caráter do time do povo.

E por vaidade, digo que tivemos um time mais preocupado em manter-se dentro de sua proposta, mesmo com a ineficiência, do que em suar sangue e tentar qualquer coisa que pudesse reverter o quadro. Faltou pontaria, faltou sorte, faltou muita coisa. Mas acima de tudo, faltou entrega.

E corroída pela soberba e alienação, está também a alma da nossa torcida. Talvez vendo pela TV tudo seja lindo. Ao vivo, ali, mais uma apresentação digna de platéia de partidas chatas na NBA. Não foram poucos os torcedores que foram embora antes mesmo do pênalti mal cobrado do André. Não foram poucos os que a maior parte do tempo permaneciam calados, inertes, assim como time, se dando por vencidos bem antes do apito do juíz.

Pode parecer clichê, e tudo bem se discordarem, mas precisamos ser críticos. Acima de tudo, o torcedor tem que ter postura crítica, pois quem tem que aplaudir são os rivais. A gente tem que cobrar e acreditar. E numa partida como a de ontem, com a falta de categoria e cenário de ontem, era daquelas em que a torcida precisava carregar o Corinthians nos braços. Como foi contra o Vasco na Libertadores em 2012, para citar um exemplo mais recente. E não, exceto pelos setores mais populares que sempre cantam sem parar, uma maioria bem incômoda se calou quando não poderia. De novo.

Para quem 'comemorou' mesmo que timidamente a eliminação absurda para o Audax - sem deméritos ao time, mas o Corinthians precisa sim fazer valer sua tradição e camisa - para que jogássemos o 'que importa', parabéns. Estamos fora das duas competições. Sem chance alguma de ter taça e retorno financeiro disso. Com uma vertente que acha perfeitamente normal ser eliminado em vez de cobrar o time e agora com torcedores que torcem por competição, em vez do Coringão. Já diz o velho ditado alvinegro: 'o oba-oba nunca fez bem ao Corinthians'.

Nenhuma competição do mundo pode ser maior que a entidade Corinthians. A eliminação de ontem não foi maior que a do Paulistão. Foi igualmente ruim, porém. Um time com o tamanho do Corinthians não pode viver de soberba, não pode viver sem raça.

A lição do semestre fica: humildade, acima de tudo, para nos guiar de volta aos trilhos do que é Corinthians. Porque o que sobrou de alma deve ter apagado ontem na última fagulha da belíssima festa iluminada pelos sinalizadores.

Siga no twitter: @corinthiana

Fonte: http://espnfc.espn.uol.com.br/corinthians/corintia/8930-que-a-soberba-passe-longe-do-corinthians Que a soberba passe longe do Corinthians | ESPN FC - O site que veste a camisa Que a soberba passe longe do Corinthians | ESPN FC - O site que veste a camisa espnfc.espn.uol.com.br

59 pessoas visualizaram esse tópico - Denunciar tópico

Últimos tópicos respondidos

2 respostas

2000 caracteres restantes Monte seu time
  • Mais Opções
    Sergio

    Achei ótimo este texto porque não minha opinião não é só o time(jogadores e comissão) que perderam a noção do que é ser Corinthians mas a torcida também... Ninguém ganha antes de jogar e acredito que essa é a lição que devemos levar dessa e de outros eliminações como para o Audax e Guaraní no ano passado. Pra que seja obrigação ganhar tem que ser nossa obrigação apoiar o jogo todo! Humildade sempre é vai Corinthians!

  • Publicidade

  • Mais Opções
    Bancada #6.788

    Que tópico, parabéns mesmo. A alma Corinthiana nunca vai se apagar, vive em cada um antes de 2012, antes de arena, antes de rebaixamento. Aos poucos ela vai voltar.

  • Mais Opções
    Mooloko #1.038

    Belíssimo texto, só que daqui a pouco vem os coroinhas do Tite para defendê-lo e dizer que ele não tem culpa.

    Abraço.

Confira mais tópicos do Fórum

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X