Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A Arena foi um bom negócio?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de filipe

Ranking: 7.635º

Filipe 278 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/06/2016 às 02:24
Por filipe c (@filipe.calasans)

Hoje estava lendo uma matéria em que explicava o litígio entre Minas arenas e o Cruzeiro, onde ela explica o contrato em que o Cruzeiro acordou mandar os jogos lá enquanto que a concessionária receberia 25% e o time teria o 'privilégio' de ter prioridade nos jogos. Pois bem, segundo a reportagem tudo azedou quando o Kalil conseguiu uma brecha com o governo do estado para jogar de graça a final da Libertadores. Com isso o Cruzeiro, achou uma brecha no contrato em que a Minas Arenas teria que cobrir eventuais propostas melhores apresentadas à concorrência. Nesse caso, jogar de graça no estádio.

No bairro da zona oeste tem um time que cedeu o espaço do terreno de área valorizada para que uma construtora construisse um estádio e em troca poderia jogar lá. Porém, a construtora tem prioridade no agendamento de eventos caso o agendamento ocorra com atecedência mínima estipulada em contrato. Advogam eles que isso viabilizou a arena deles, porém o que podemos constatar é que a eficiência da construtora em capitalizar o local está fazendo o time jogar 1 vez no mês, chuto eu, fora do local.

No Rio, os times não conseguem tornar o estádio sob concessão privada em um equipamento rentável dado a falta de torcida, a má concepção da reformulação do estádio que retirou as gerais e a falta de futebol de bom nível dentro das quatro linhas.

Se somam a esses casos: o litígio do Grêmio com a construtora da sua arena para a sua compra em definitivo. Arenas públicas em cidades que não possuem time de expressão para encher as arquibancadas o ano todo.

Nesse ceário, me acabei me questionando: A Arena Corinthians foi um bom negócio?

Alerta: As considerações feitas nesse post correspondem a um torcedor com ensino superior longe das áreas de direito, economia, admnistração, Marketing ou área correlatas.

Do ponto de vista estratégico para o time de Futebol SCCP: A arena acertou em cheio as necessidades do time de futebol. Possui um campo impecável de nível igual ou superior as melhores arenas do mundo. O que permite um estilo de jogo bastante fluído, correspondente à nova tendência mundial de estilo de jogo. O comando técnico do time tem conseguido tirar proveito, principalmente em esfera nacional onde os campos tem por caracteríticas serem maiores e com gramas que propiciam jogos mais lentos e cadenciados, não quando o estilo desfavorece o jogo em favor do anti-jogo. Isso se reflete em belas campanhas e uma taxa de aproveitamente invejável.

Do ponto de vista do torcedor: A arena está localizada em um bairro tipicamente corinthiano. Permite que o time desenvolva uma política de sócio torcedor centrada na fidelização de quem vai aos jogos no estádio. Com a certeza de que sempre terá a sua casa a disposição, o time vem conseguindo uma média alta em decorrência da venda antecipada de jogos pela internet. A estrutura impecável, fácil aecsso por transporte público vêm permitindo torcedores comuns que haviam deixado de ir aos jogos voltarem a frequentar com suas famílias. Contata-se uma sinergia incrível entre arena + torcida + time.

Do ponto de vista financeiro para o clube: Ao meu ver, foi um bom negócio. Primeiro porque não envolve intermediários. Ou seja, terceiros não exploram a capacidade do time de trazer torcedores ao estádio (seja com percentagem sob bilheteria, seja por aluguel do mando, seja pela cessão de cadeiras e espaços de conveniências do estádio). Nesse caso, a renda está sendo convertida em patrimônio para o clube uma vez que o imóvel está sendo pago.

Comparando com outros casos, vemos que a falta capacidade de negociação dos clubes em imporem a suas vontades irão resultar em anos de prejuízo para os mesmos, literalmente venderam a alma ao diabo. É de se eleogiar que o Corinthians não ficou refém do lobby das contrutoras que assim do término da copa assumiram os estádios transvestidos de empresas concessionárias (certamente muita propina rolou para os agentes do estado). O Corinthians não cedeu nenhum bem em troca da construção, apenas apresentou-os como garantia.

Das considerações sobre benefícios físcais: A mídia e os anti insistem em teimar que houve dinheiro público e portanto o estádio foi doado. Como isso já foi largamente debatido aqui não irei entrar nos mesmos argumentos que refutam tal ideia. Porém gostaria de dizer: Incetivos fiscais são medidas protecionistas que deveriam em sua grande maioria ser usada para beneficiar negócios nacionais e estratégicos para o país. Os times de futebol se encaixam nesse caso de estratégico e de um elemento nacional que precisa ser preservado no país. Geram muitos empregos, renda e impostos no país. Estrategicamente o governo deveria incentivar e exigir contrapartidas, tais como: responsabilidade sociais, melhoria de gestão e geração de empregos. Pouco se fala que as mais belas arenas americanas recebem inceitvos das cidades para que se instalem na localidade.

Do ponto de vista do futebol nacional, acho que por um lado a copa modernizou os campos. Porém foram poucos os clubes que conseguiram tirar proveito maior do que um 'ter um campo moderno para jogar'. A Arena colocou o Corinthians em um novo patamar de clube aqui na América do Sul. Está mostrando que sim, nós brasileiros temos capacidade de organizar um evento de alta qualidade (não só 1 vez em nunca numa copa do mundo feita por gringos). E sim manter uma estrutura permanete de banheiros impecáveis, serviço de ajuda ao consumidor, loja do clube, lanchonetes, campos bem cuidados, iluminação, sonorização, ações promocionais no intervalo e no telão. Por fim, gostaria de dizer que escrevi esse post como uma forma de levantar a nossa autoestima como brasileiors e mostrar que sou um cara apaixonado pela arena. Pois ela mostra que sim, nós podemos! Clichê, sim! Mas quem se importa... Esses comentário vem de um cara que já assistiu jogo no paca, maracanã, barradão em salvador e até mesmo já visitei arenas modernas como a de basquete de Miami (American Airlines Arena) e posso afirmar categoricamente que a Arena Corinthians é a melhor em todos os aspectos!

Mal o texto, para aqueles que tiveram saco de ler value pela paciência. Sintam-se a vontade pra comentar, elogiar e criticar. (Afinal se até o Tite é criticado, quem sou eu neh...)

Abraços

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Odanil L

Ranking: 1.582º

Odanil 2.082 posts

@daniellima em 08/06/2016 às 08:08

Quando abri o tópico achei que iria ler algum ponto de vista comum da maioria dos frequentadores do fórum. Mas me surpreendi. Parabéns pelo texto. Belos argumentos apresentados.

Particularmente também enxergo que o modelo de negócios do Corinthians é melhor que o demais, por outro lado ele é mal executado. O clube peca muito nessa gestão. Um exemplo: Faz 2 anos que o estádio esta pronto e a visita monitorada ainda não esta pronta. Não tem justificativa para isso não ter acontecido ainda.

Foto do perfil de Renato Longhi

Ranking: 7.520º

Renato 284 posts

@renato.ml em 08/06/2016 às 22:28

Artigo top de linha, melhor que dezenas de textos espalhados por especialistas de plantão.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Diego B

Ranking: 7.766º

Diego 269 posts

@diegotimo em 10/06/2016 às 08:47

Parabéns ótimo tópico.

De fato foi um excelente negócio, acredito que três fatores na atualidade estão emperrando arrecadações maiores: Amadorismo dos dirigentes eles não são do ramo, crise política e econômica impede muitos investidores de ousarem em novos negócios e enfim o obscuro contrato com a OMINI que certamente é lavagem de dinheiro de 'antigos' dirigentes que fizeram esse contrato absurdo!

Certamente dias melhores estão por vir!

Foto do perfil de Flavio Torres

Ranking: 5.241º

Flavio 507 posts

@flavinho10 em 10/06/2016 às 08:23

Belo texto, porém concordo que o atraso na visita monitorada esta deixando de ser arrecadado uma bela grana, quanto ao setor Oeste também acho que em alguns jogos o valor deveria ser igual ao setor leste para encher mais ainda, enfim quem coordena essa parte deveria como administrador viabilizar isso.

Foto do perfil de Guina Rp

Ranking: 2.830º

Guina 1.124 posts

@guina.rp em 10/06/2016 às 08:10

Pensamento pequeno quem diz que arena não foi bom negócio e sim mal administrada e situação atual do país

Foto do perfil de Blas Sanchez

Blas 19 posts

@blas.sanchez em 10/06/2016 às 06:58

Parabéns pelo texto muito bem colocado, o problema é que a alguns anos não tínhamos estádio, não tínhamos liberta, não tínhamos mundial e os antis piram quando vê a evolução do Corinthians. O único problema são as comissões recebidas por este estádio, temos que apurar e fazer devolver ao Corinthians e punir os corruptos que se aproveitam da paixão da torcida. Parabéns!

Publicidade

Foto do perfil de Ronny Barbosa De Santana

Ranking: 1.988º

Ronny 1.672 posts

@ronnysccp em 10/06/2016 às 02:58

ÓTIMO e muito esclarecedor o texto! Parabéns irmão! Sem dúvida a Arena foi um excelente negócio para o Timão em todos os sentidos!

Vai Corinthians!

Foto do perfil de Roberto Chagas

Ranking: 8.289º

Roberto 241 posts

@robertochagas em 10/06/2016 às 01:33

Assino embaixo!

Foto do perfil de Pedro Paulo Machado Do Amaral

Ranking: 1.680º

Pedro 1.976 posts

@pedro1991 em 10/06/2016 às 01:01

Eu vou discordar um pouco da localização. Mesmo o bairro tendo vários corintianos, a maioria não ter renda para planos de sócios torcedores(pelo menos os planos que englobam ingressos) ou renda para frequentar assiduamente o estádio com ingresso cheio. Isto não é o que dizem da renda das famílias do bairro.

Agora é incrível que você elogiou a modernidade da arena, pois a maioria adora criticar a modernidade falando que gostá de banheiros sujos, arquibancada de cimento, comida não gourmet. Vai entender os torcedores.

Foto do perfil de Ciro Hey

Ranking: 120º

Ciro 13.250 posts

@ciro.hey em 10/06/2016 às 00:58

Ótima análise. Parabéns Filipe