Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Para o adolescente que gosta de futebol, é mais fácil e prazeroso ver times europeus

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Uriel

Ranking: 2.414º

Uriel 1.316 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/05/2015 às 23:09
Por Uriel Brandão (@coutinho88)

Como pode um moleque brasileiro torcer para o Barcelona, se nunca foi ao estádio gritar pelo time ou jamais fez piadinhas com um rival na escola? Que experiência futebolística é essa que não tem inspiração nos pais ou avós, mas no videogame ou na televisão a cabo das tardes de Champions League?

A tendência parece irreversível: 54% dos torcedor

Es no Brasil com mais de 16 anos pelo menos simpatizam com algum clube europeu, segundo uma pesquisa feita em 2013 pela Stochos Sports & Entertainment. Não por acaso seis das 10 camisas infantis mais vendidas pela Centauro em 2014 eram de times estrangeiros - a do Barcelona foi a número um.

Você pode até achar a “Geração PlayStation” meio esquisita e sair por aí proclamando seu ódio eterno ao futebol moderno. O que não dá é para julgar a paixão dos outros, principalmente sem conhecer a condição em que ela surgiu.

Assim como as redes sociais podem fragilizar as relações humanas, e o acesso ilimitado a músicas na internet tende a diminuir a importância de um grande disco na vida de alguém, o contato virtual com um time de futebol também é mais vazio – mas pode ser o suficiente para a maioria das pessoas. Tem muita gente que não entende o que é abrir um encarte de vinil e cultuar uma banda. E muitos, acredite, não gostam de estádio.

Se você nunca esteve em uma arquibancada, tanto faz torcer para um time de fora ou para um brasileiro. Do mesmo jeito que apoiar equipes do Sudeste sempre fez sentido para mais da metade da população do Nordeste, segundo pesquisa da Pluri Consultoria.

A bem da verdade, hoje é até mais fácil ver um grande time de fora todas as semanas do que um brasileiro. Se você tem TV a cabo, pode assistir a quase todos os jogos de Barcelona, Real Madrid, Manchester United e Bayern de Munique. Ao passo que, se você não é um assinante do caríssimo Pay-Per-View, fica sempre dependente da Globo, que pode passar só uma ou duas partidas do seu time por mês.

Mais difícil do que acompanhar o clube pela televisão é ir ao estádio no Brasil. Transporte ruim, ingresso caro, fila para tudo, cambista, desconforto, banheiro sujo, violência – a lista de motivos para não sair de casa é imensa.

E quando um herói da resistência consegue vencer todos esses obstáculos para levar seu filho, corre o grande risco de ele simplesmente não gostar. Para uma geração que não consegue gastar cinco minutos lendo um texto ou escutando uma música com atenção, assistir “só” ao jogo, durante 90 minutos, é muito pouco.

O descaso dos próprios times daqui em relação ao seu torcedor é mais um caroço nesse angu. Eles não estão preparados para lidar com essa nova geração de fãs – a maioria atua de forma precária na internet, pouco conversa com o adolescente e nem ao menos tem competência para vender seus direitos de forma atraente para uma franquia de videogame.

No Fifa 15, o pequeno corintiano não pode comandar Guerrero e companhia, pois o time não está lá. O Real Madrid está.

A única saída para amenizar essa tendência de relações frias com os times brasileiros seria melhorar os campeonatos daqui, trazer os ídolos de volta e fazer um espetáculo decente no campo e seja lá onde os jovens queiram curti-lo: nos celulares, tablets, videogames. A sociedade de consumo não deixa alternativa – ganha sempre o melhor produto, seja ele nacional ou estrangeiro.

(Texto do Marco Zanni no Goal.com)

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de João Manoel Santos Nascimento

Ranking: 1.106º

João 2.833 posts

@joao.manoel.santos.n em 22/05/2015 às 00:33

Na moral.. Tenho 28 anos

Quem não gosta de assistir o barcelona jogar...?

Torcer só para o Coringão.

Mas assistir boas partidas de futebol... Para quem gosta...eu assisto.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Vanderley Dias Kelnox

Ranking: 554º

Vanderley 5.025 posts

@vandik em 22/05/2015 às 17:07

Assistir o Barcelona e o Bayern jogar é uma honra.

Grandes jogadores, grandes jogos.

Mas eu acho que o futebol europeu atual está tomando um caminho perigoso. A falta de adversários nos campeonatos nacionais europeus faz com que somente a Champions seja atrativa. Por exemplo: na Alemanha os times disputam a Bundesliga para decidir quem será o VICE-CAMPEÃO, pois todos já sabem que o campeão será o Bayern. Na Espanha os times disputam o campeonato espanhol pra decidir quem ficará em terceiro lugar, pois quase sempre Real e Barça decidem o título. Na Inglaterra existem 3 ou 4 times que disputam títulos, não mais do que isso. Como o futebol se tornou um esporte de luxo, aqueles que tem mais condições serão cada vez maiores e, consequentemente, estarão sempre ganhando os títulos, e assim por diante. Enquanto isso, os outros clubes serão apenas formadores de jogadores para as grandes (e poucas) potências do futebol.

Nesse quesito o futebol brasileiro (apesar de sofrível) é mais emocionante. Todo começo de campeonato temos pelo menos oito clubes em condições de serem campeões.

Foto do perfil de Robert Van Der Gaals

Ranking: 5.613º

Robert 453 posts

@roberto.vieira em 22/05/2015 às 14:30

Não é por acaso que a Globo discute a sério a possibilidade de mostrar pelo menos um campeonato nacional europeu. O Espanhol por causa de Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo seria o mais atraente. Assim como mostrar mais jogos da Champions League.

Foto do perfil de Pedro Silva

Ranking: 3.046º

Pedro 1.013 posts

@pedro138 em 22/05/2015 às 12:45

De vez em quando é sempre bom assistiros outros jogos, seja serie b, serie a, champions e outros campeonatods, como eu que gosto pra caramba de acompanhar as partidas não importa qual seja o campeonato

Foto do perfil de Anderson Silva

Ranking: 1.827º

Anderson 1.785 posts

@anderson.silva28 em 22/05/2015 às 12:45

Sou fã do Barcelona desde a era Ronaldinho. Acompanhei quase todos os jogos dessa temporada, mas meu time do coração é o Corinthians, até porque, além de corinthiano eu amo futebol e gosto de ver grandes times jogarem.

Agora a paixão por times europeus e a desvalorização dos nossos times é preocupante mesmo, mas muitas vezes é culpa dos dirigentes, a possível venda de Cassini e a volta de Rodriguinho é um exemplo claro disso.

Publicidade

Foto do perfil de Weyber Corinthians

Ranking: 2.802º

Weyber 1.123 posts

@wmdf22 em 22/05/2015 às 12:38

Palmeiras em segundo... Que LIXO!

Foto do perfil de Filipe Fernandes Alves De Oliveira

Ranking: 436º

Filipe 6.064 posts

@fizzinho em 22/05/2015 às 12:29

Torcer só para o Corinthians, mas quem não gosta de assistir futebol Europeu?

O futebol brasileiro tá um baita futebol de Várzea, times que só jogam pra ganhar de 1x0, um monte de jogador ruim, chutão de um lado para o outro..

Foto do perfil de Newton Thisted De Andrade E Silva

Ranking: 1.394º

Newton 2.286 posts

@newton Apoiador em 22/05/2015 às 12:20

Pontos muito interessantes que deveriam sempre ser analisados, não só no futebol, mas em todos os cenários brasileiros! No nosso país ninguém se preocupa com a apresentação do produto. O povo já foi doutrinado (não sei dizer ao certo se por seus governantes ou por si mesmos) a só notar resultados e não a maneira como as coisas são feitas... Dai perolas como o 'rouba mas faz' ou a noção de culpar ou premiar o político que está no poder por um momento econômico (ou qualquer outro) sem analisar o contexto e história de medidas tomadas por vários anos; ou mesmo o olhar circunstancial de estatísticas pontuais colocadas para direcionar uma opinião sem uma analise mais cuidadosa da relevância ou significado das informações.

No futebol isso é mais importante ainda! O que atrai e encanta o público, aquilo que o faz querer voltar mais e mais vezes para o estádio para assistir o time, é o espetáculo! Não só feito pela organização do campeonato e dos jogos individualmente, mas pelo show que o próprio time da em campo! Ganhar agrada e mantem a massa controlada, mas não é suficiente! Nas primeiras derrotas todos aqueles que vinham junto pelas vitórias já se revoltam e ficam contra o time. Se o time joga para frente sempre com fome, não só da vitória mas de jogar bonito e alcançar cada vez mais, ele atrai a atenção e desperta o prazer em todos! Sem falar que jogando dessa maneira, a consequência sempre será o crescimento da qualidade do time, ou seja, estará naturalmente mais próximo de conquistas

Os times Europeus e Americanos sabem fazer isso muito bem. Eles entenderam que o mais importante é exatamente criar esta ideia de 'pelo que jogamos'.

A torcida do Corinthians mesmo, sempre foi um grande exemplo deste fato. Cresceu mais do que nunca em momentos difíceis. Sempre foi fanática e jogou ao lado do time. Mas não fez nada disso por mágica ou por coincidência, fez isso pois o time mesmo em momentos ruins e sem conseguir títulos conseguiu ter a torcida ao seu lado! Sempre cantando e apoiando. Simplesmente pois sempre lutou em campo. Dia-após-dia, e mesmo não conseguindo ganhar títulos, mostrava garra e qualidade para tal. Hoje no Brasil estamos perdendo este gosto pelo futebol bem jogado e estamos nos preocupando só com os resultados... Isso não encanta o público... E causa jogos como vimos contra o Palmeiras, Guarani, São Paulo, entre vários outros...

Foto do perfil de Antonio Godoi Junior

Ranking: 65º

Antonio 17.663 posts

@junior.junior5 em 22/05/2015 às 11:18

Futebol brasileiro tá chato de assistir... Mas é o que temos neh? !