Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Leicester

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Douglas

Ranking: 7.274º

Douglas 295 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/02/2016 às 09:23
Por Douglas Pereira Padilha (@padylha)

Galera sei que não tem nada haver com o Timão mas essa história serve de exemplo para todo clube!

Claudio Ranieri entra na sala e vai na direção dos jornalistas. Antes das perguntas, cumprimenta um por um com apertos de mãos. Deseja bom dia. Na primeira vez que fez isso, causou espanto. Reforçou a imagem de que o italiano de 64 anos era gentil demais para ter sucesso. Ainda mais na Inglaterra, onde as entrevistas coletivas geralmente se transformam em embates entre repórteres e treinadores.

- Isso é bobagem. Eu sei cobrar. Para ter sucesso no futebol é preciso ser uma pessoa rude? Não acredito nisso - disse o italiano, em entrevista para o LANCE! Por telefone.

O desdém existe também porque, de fato, ele não é um vencedor dentro de campo. Tudo isso pode cair por terra em poucos meses. Ranieri está no caminho de protagonizar uma das maiores zebras da história do futebol europeu. O Leicester tem cinco pontos de vantagem na liderança do Campeonato Inglês e enfrenta o terceiro colocado Arsenal neste domingo. Desde que a Hellas Verona foi campeã italiana em 1985 o Velho Continente não vê algo tão surpreendente.

- Sempre querem achar um segredo. Não há. Nós jogamos com velocidade o tempo inteiro. Noventa minutos mais os acréscimos. Se não tem velocidade é porque os jogadores relaxaram e isso eu não aceito - completa.

O possível título do Leicester no torneio nacional mais rico do planeta é surpreendente porque não se trata de um clube em ascensão. Pelo contrário. Em fevereiro de 2015, a equipe estava virtualmente rebaixada. Salvou-se em uma arrancada inesperada na reta final. Manteve a mesma base do elenco para a temporada atual.

- Eu não quis chegar e mudar tudo. Não pedi várias contratações nem tentei começar o trabalho do zero. Não adiantaria. Não haveria dinheiro para trazer nove ou dez novos jogadores. Eu confiei no que me disseram e no que meus olhos viram. O time era bom. Tinha qualidade. Era questão apenas de mudar uma coisa ou outra - analisa.

Por sete milhões de libras (cerca de R$ 38,5 milhões), indicou a chegada do incansável atacante japonês Shinji Okazaki. Trouxe o zagueiro alemão Robert Huth, refugo de Chelsea e Stoke City. Apostou no desconhecido volante francês N'Golo Kanté.

A base já estava lá. O goleiro Kasper Schmeichel, o zagueiro Wes Morgan, o volante Daniel Drinkwater, o meia Marc Albrihgton e, principalmente, a dupla de atacantes Riyad Mahrez e Jamie Vardy. Ranieri credita parte do sucesso da campanha à mudança de posicionamento de Mahrez, que passou ser utilizado como ligação do meio com o ataque e se transformou no melhor jogador do Campeonato Inglês.

- Passei muito tempo procurando uma palavra para descrever o ambiente que encontrei no Leicester. Até que um dia, encontrei: elétrico. É um ambiente elétrico.

Com 12 pontos de vantagem para o Manchester United, quinto colocado, o Leicester está praticamente garantido na próxima Liga dos Campeões da Europa. Um feito que dará uma condição financeira diferenciada para o clube. Impensável até mesmo para a diretoria porque, ao chegar para negociar contrato, a única pergunta que Ranieri ouviu foi:

Se acabarmos rebaixados, você continuará conosco?

O italiano assumiu o cargo sob desconfiança geral. Afável, sorridente e sempre acessível, Ranieri não tem nenhum título de liga nacional na carreira. Isso apesar de ter dirigido Valencia, Atlético de Madrid, Roma, Monaco, Juventus, Inter de Milão e Chelsea. Seus melhores momentos foram a Copa da Itália de 1996 e a Copa do Rei de 1999. Antes de assumir o Leicester, o último emprego havia sido a seleção da Grécia. Foi demitido após derrota para as Ilhas Faroe.

- Eu me arrependo (de ter aceitado o emprego). Foi uma escolha errada que fiz. Não foi a primeira, mas eu deveria ter imaginado que seria difícil porque a Grécia precisa de um processo de reformulação e você não consegue isso trabalhando três dias a cada dois meses com os jogadores. E depois que saí eles não viraram uma potência, não é?”, questiona, deixando claro não se considerar culpado.

O QUE MAIS ME IMPRESSIONA É O LEICESTER MANTER UMA BASE COM A QUAL FOI QUASE REBAIXADO E AGORA ESTAR NA LIDERANÇA DE UM CAMPEONATO QUE PARA MIM O CAMPEONATO INGLÊS E O BRASILEIRO É O MAIS COMPETITIVO DO PLANETA!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Neto Do Vale

Ranking: 1.502º

Neto 2.139 posts

@netozoio em 13/02/2016 às 09:28

Planejamento...

O time deu 'liga'

Nosso time no meio do ano passado, para TODOS da nossa GRANDE imprensa (sempre imparcial) era candidato ao rebaixamento... Olha o que deu!

Esse ano novamente somos 'zebras'

E se já provamos que temos capacidade uma vez, Leicester está provando... Vamos surpreender MAIS uma vez

Rumo ao BI da América!

Foto do perfil de Celso K Kikuchi

Ranking: 2.354º

Celso 1.350 posts

@fidelissimo em 13/02/2016 às 11:17

Douglas, elementar: Quando há o encaixe perfeito(nem depende de esquema tatico) da ligação do meio campo com um atacante veloz, como no caso do Shinji Okazaki (seleção japonesa), os canecos do ano ficam garantidos! No Timão, este ano, com Willians, Elias, Guilherme, Giovanni Augusto, Marlone e André, os caras vão ter que estar bem postados na defesa, senão, leva um saco de gols. Temos então, o Balbuena e Felipe dando segurança lá atrás, se segura que o bicho vai pegar. Super time, todos veraõ! VERÃO, TRAGA MAIS UMA PRA NOIS!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Mohamad Ali Smaidi

Ranking: 460º

Mohamad 5.722 posts

@mohamad em 14/02/2016 às 13:48

No seu último parágrafo você diz que, se impressiona com o fato do leicester estar na iminência de ganhar um título, praticamente com a mesma base que quase foi rebaixada.

Pois então amigo, isso aconteceu com nosso Corinthians também em 2009.

Com a mesma base de 2008 com o acréscimo de J. Henrique e o BAITA acréscimo do Ronaldo fenômeno.

Ganhamos o paulista e Copa do Brasil com a mesma base do time que disputou a segunda divisão.

Foto do perfil de Giro Kataguire

Ranking: 1.093º

Giro 2.862 posts

@giro.fiel em 14/02/2016 às 12:56

Serve como exemplo, se a torcida parar de criticar os jogadores e os roupeiros, a reconstrução do Tite pode virar rapidamente o Pole Posion e sermos campeão da Libertadores versão 2016.

Repito novamente, mesmo que o Corinthians perca uma partida, não quero ver depois postar criticas aos jogadores.

Temos que procurar incentivar sempre como faz o torcedor do Leicester da Inglaterra.

É assim que nasce um grande campeão, sempre junto jogador + torcedor = Campeão.

Giro da Fiel

Foto do perfil de Gill Santos

Ranking: 8.745º

Gill 215 posts

@gill.santos em 14/02/2016 às 06:10

Achei legal ele falar que o campeonato Inglês e o Brasileiro são os mais difíceis do planeta. Porque infelizmente por aqui existem jornalistas que gostam de falar que o nosso campeonato é nivelado por baixo. NÃO É MESMO, SENHOR FLÁVIO PRADO?

Foto do perfil de Tobogã Do Pacaembú

Ranking: 2.034º

Tobogã 1.615 posts

@portao23 em 14/02/2016 às 04:12

Daniel Drinkwater?

:-)

Publicidade

Foto do perfil de Raphael

Ranking: 4.805º

Raphael 562 posts

@raphaelarruda96 em 13/02/2016 às 19:07

' Impensável até mesmo para a diretoria porque, ao chegar para negociar contrato, a única pergunta que Ranieri ouviu foi:

Se acabarmos rebaixados, você continuará conosco? '

Mano... Até arrepiou aqui sei lá kkkk Esse cara tá fazendo uma das maiores histórias do futebol.

Foto do perfil de Antonio Godoi Junior

Ranking: 65º

Antonio 17.663 posts

@junior.junior5 em 13/02/2016 às 11:38

Na boa... Estou torcendo por esses caras... Tão na liderança na humildade

Foto do perfil de Douglas Fernando Silva

Ranking: 87º

Douglas 15.552 posts

@dougnando em 13/02/2016 às 11:36

Tão fazendo história...