Meu Timão

Roberto Belangero

Roberto Belangero

Biografia

Roberto Belangero, chamado de "professor" pelos torcedores e companheiros de time, era a alma do meio de campo do Corinthians campeão do IV centenário.

Vindo dos aspirantes do Corinthians, Roberto Belangero se firmou entre os titulares do Corinthians em 1949.

Centro-Médio (volante) que tratava bola como poucos era a categoria no meio de campo do Corinthians. Sempre jogando com a camisa 6, formou ao lado de Goiano e Idário o meio de campo legendário que ganhou o paulista de 1954, o do IV centenário.

Jogador elegante, de cabeça erguida e incapaz de dar chutões, Roberto Belangero era o articulador principal de todas as jogadas de ataque do Corinthians.

Mesmo sendo extremamente técnico e tratando a bola como poucos, Roberto Belangero incorporou - acatando os gritos das arquibancadas - o estilo corinthiano de jogar, sempre com muita raça, vontade e determinação e com isso fez seu futebol chegar quase a perfeição e entrando de vez na lista dos maiores ídolos da torcida do Corinthians.

Foi titular da seleção nas eliminatórias de 1957 e só não foi à copa do mundo de 1958 devido a uma contusão que insistia em persegui-lo.

Nílton Santos (A Enciclopédia do Futebol) disse certa vez que Roberto Belangero “foi um dos jogadores que eu vi bater mais bonito na bola”. Fato que todos que o viram em campo concordam.

Após sua passagem pelo Corinthians foi encerrar a carreira no Newell's Old Boys (Arg), regressando ao Corinthians para ser técnico em 1964.

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Roberto Belangero no Corinthians?

  • 1000 caracteres restantes
veja mais fechar

Mais ídolos

Ditão

Símbolo da raça nos anos 60, Ditão chegou ao Corinthians para se firmar como titular e comandar a zaga e se tornar um dos ídolos do Timão.