Ronaldo Giovanelli

Goleiro

Ronaldo Giovanelli

Biografia

"Espaaaaaaaaaalma Ronaldo" era o que mais se ouvia em peladas e jogos de criança na década de 90. Ronaldo foi um dos grandes goleiros do Corinthians e ídolo eterno dos corinthianos.

Vindo das categorias de base do Corinthians, Ronaldo era o terceiro goleiro de um elenco que tinha Valdir Peres e Carlos, goleiros das copas de 1982 e 86.

Após a dispensa de Valdir Peres e contusão de Carlos, Ronaldo teve a sua chance como titular em um clássico contra o São Paulo e nunca mais saiu do time titular devido a sua grande atuação, pegando penalti e fazendo defesas importantes que levaram o Corinthians à vitória naquela partida e posteriormente ao seu primeiro título defendendo o Corinthians, o campeonato paulista de 1988.

Muito ágil e de um reflexo apurado Ronaldo foi sempre jogador fundamental nos 10 anos em que defendeu o Corinthians, sendo jogador fundamental dentro e fora de campo e ajudando na conquista de títulos como em sua atuação impecável no jogo final do Campeonato Paulista de 1997 e na final da Copa do Brasil de 1995 e em toda campanha do Campeonato Brasileiro de 1990 .

Ao todo Ronaldo defendeu o Corinthians em 602 oportunidades, sendo o terceiro jogador que mais vestiu o manto alvinegro do Parque São Jorge , ficando atrás apenas de Luizinho e Wladimir.

Por muitos é considerado o melhor goleiro da história centenária do Timão e é ídolo de toda uma geração que o viu em campo nos anos 90. Época em que era comum ouvir crianças gritando “defeeeeeeeendeu Ronaldo!” em seus jogos e brincadeiras nos campos e quadras por toda a cidade São Paulo.

Por ser um jogador de temperamento muito forte que por muitas vezes criticava arbitragem, era expulso e criticava companheiros de equipe, Ronaldo nunca teve uma real chance na seleção brasileira, mesmo sendo um dos melhores goleiros do Brasil e sempre estando em grande fase.

Ronaldo, em seus últimos anos de Corinthians ficou marcado por seu projeto paralelo ao futebol, a banda de rock “Ronaldo e os impedidos”.

Saiu do Corinthians em 1998 para jogar em times de menor expressão do Brasil, mas é pra sempre um grande ídolo da fiel.

Relembre de outros ídolos que jogaram no Corinthians

O que você mais lembra do Ronaldo Giovanelli no Corinthians?

  • 1000 caracteres restantes
veja mais fechar

Mais ídolos

Tupãzinho

Tupãzinho - o Deus Tupã - é o talismã da fiel e autor do gol do título de 90.