Venha fazer parte da KTO
x

1995 - Grêmio 0x1 Corinthians

1995 - Grêmio 0x1 Corinthians
Apesar da violência gremista, o Corinthians levou o título inédito da Copa do Brasil
Olímpico
,
Escudo do Grêmio Grêmio
0 x 1
Corinthians Escudo do Corinthians

Ficha Técnica

Jogo: Campeão Copa do Brasil

Placar: Grêmio 0 x 1 Corinthians

Data: 21.jun.1995 ESTÁDIO: Estádio Olímpico (RS)

Campeonato: Copa do Brasil

Público: 47.352 pagantes

Escalação: Ronaldo; André Santos (Vítor), Célio Silva, Henrique e Silvinho; Zé Elias, Bernardo, Marcelinho e Souza; Viola e Marques (Tupãzinho). Técnico: Eduardo Amorim.

O Corinthians faturou sua primeira Copa do Brasil contra o Grêmio de Luis Felipe Scolari. A equipe venceu as duas partidas da final e garantiu o título inédito. Naquela época, o adversário tinha um elenco forte, mas não foi o suficiente para deter os comandados de Eduardo Amorim.

O Timão chegou a essa final após passar pelo Vasco nas semifinais, só que não era considerado o favorito. O primeiro jogo foi no dia 14 de junho de 1995. No Pacaembu, o resultado foi a vitória corinthiana por 2 a 1. Os gols foram de Viola e Marcelinho.

Na volta, bastava uma vitória simples para o Grêmio ficar com o título. Com isso, a disputa foi uma guerra. Seguranças do rival tentaram impedir o Corinthians de entrar em campo para o aquecimento. Após uma confusão entre as equipes, o aquecimento finalmente foi realizado.

Quando o jogo começou, o Grêmio foi para cima do Timão, que conseguiu segurar o time gaúcho e, ainda, conseguiu encaixar alguns contra-ataques. Todo o primeiro tempo foi assim, o adversário atacando e o Corinthians se defendendo com inteligência.

No segundo tempo, o Timão continuou defendendo e o confronto seguiu muito pegado, com muitas faltas e jogadas mais pesadas. Até que, aos 27 minutos do segundo tempo, num contra-ataque puxado por Marques, Marcelinho marcou o único gol da partida, matando de vez as chances do Grêmio e deixando a torcida alvinegra em festa pelo Brasil.

A equipe rival, que saiu do Pacaembu no primeiro jogo comemorando a derrota por 2 a 1, já confiando na vitória no Estádio Olímpico, viu suas chances de título diminuírem drasticamente e deixou o jogo ainda mais violento após o tento.

Os jogadores do Corinthians não entraram nas provocações, seguraram o jogo, cadenciaram as jogadas e esperaram o apito do árbitro Márcio Rezende de Freitas para comemorar o primeiro título da Copa do Brasil no dia 21 de junho de 1995.

No dia em que conquistou o troféu, o Timão foi escalado com Ronaldo; André Santos, Célio Silva, Henrique e Sylvinho; Zé Elias, Bernardo, Marcelinho e Souza; Viola e Marques. Depois, entraram Vítor e Tupãzinho nas vagas de André Santos e Marques, respectivamente. Os dois clubes tiveram atletas expulsos: Sylvinho, do Corinthians, e Paulo Nunes, do Grêmio.

Comentários