Venha fazer parte da KTO
x

Receita do Corinthians em 2012 aumentou 68 milhões de reais

6.3 mil visualizações 11 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Cássio foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes 2012, e fará sua estreia em 2013 contra o Pa

Cássio foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes 2012, e fará sua estreia em 2013 contra o Pa

Esse número foi extraído do Balancete Patrimonial recentemente liberado pelo clube e representa um crescimento de 23,4% sobre a receita bruta de 2011. Segundo o Demonstrativo da Dívida liberado, o endividamento do clube recuou 0,8% sobre o valor final de 2011 e ficou em 177,1 milhões de reais. O balancete aponta uma Evolução Financeira (ou Geração de Caixa) de 68,3 milhões de reais, equivalente em termos práticos ao crescimento da receita bruta, que ficou em 68,0 milhões.

Vejamos as principais contas e valores:

Alguns comentários rápidos:

- Direitos de Transmissão foram alavancados pelo valor do novo contrato assinado em 2011;

- Patrocínios apresentaram grande crescimento devido, sobretudo, ao novo acordo com a Nike; o impacto da CEF é pequeno, pois deverá ser contabilizado somente o pagamento referente ao mês de dezembro de 2012 (1 milhão de reais);

- Bilheteria contou com nada menos que 15 milhões de reais dos sete jogos pela Copa Libertadores;

- Prêmios, Fiel Torcedor, Loterias – essa conta cresceu mais de 60% graças à conquista do Mundial de Clubes (para uma análise mais precisa são necessárias informações mais detalhadas; talvez constem no balanço desse ano);

- Clube Social – acredito que esse grande crescimento deva estar associado ao novo contrato Nike, do qual uma parte do valor foi contabilizada nessa área (novamente: para uma informação mais detalhada é necessário haver maior disponibilidade de informações).

As despesas do clube também cresceram bastante. Nesse ponto, que veremos com mais detalhes depois da publicação do balanço, o item Pessoal cresceu impressionantes 43,7%, passando de 73,3 milhões em 2011 para 105,4 em 2012. Vale destacar que há outros valores referentes a pagamentos de atletas que não estão discriminados no balancete. Considerando somente essa conta, temos uma folha média de 8,4 milhões de reais no futebol (clube social e amadores estão em outra conta).

O endividamento do Corinthians caiu pouco, mas caiu, o que é importante e corresponde hoje a 49,4% da receita. Embora esse índice por si só não seja muito importante, e nos próximos meses veremos isso, bem ou mal é um indicativo interessante. Outro ponto importante que o diretor-financeiro do clube, Raul Correa da Silva apontou, é que antecipações de receitas que foram feitas estão incluídas nesse total.

Pensando, ainda, numa classificação mundial, podemos considerar dois valores como possíveis: a Receita Operacional do Futebol, tal como exposta acima, e essa mesma receita somada à receita do clube. Teríamos, então, os seguintes quadros:

Não sei qual será o valor considerado pela Deloitte para o próximo Football Money League, mas o mais provável é que seja a receita operacional do futebol acrescida de algumas contas incluídas na área do clube social. De qualquer forma, vale destacar o valor impressionante, para um clube brasileiro, de 102,6 milhões de euros em receita operacional do futebol, exclusivamente. Mesmo considerando um valor superior, o clube não deverá entrar na lista Top 20, devido aos novos acordos de Broadcasting para a Premier League e Bundesliga, sendo mais provável sua entrada, de fato, entre os Top 30. O que já será, sem dúvida, uma bela conquista para um clube sul-americano.

Como já está se tornando rotineiro, o Corinthians é o primeiro clube a abrir suas contas do exercício anterior. Alguns, infelizmente, talvez não mostrem seus resultados sequer dentro do prazo legal – 30 de abril. Portanto, aos críticos de plantão, um lembrete: quem aparece primeiro sempre recebe destaque e, embora ainda não publicado, o balanço do clube está pronto desde 23 de janeiro, inclusive auditado. Essa é a única razão para a publicação desse post, além, é claro, dos valores atingidos.

Fonte: Globo Esporte

Veja Mais:

  • Acordo de patrocínio máster estremeceu relação entre Rubão e Augusto Melo

    Negociação com patrocinador máster estremeceu relação da diretoria do Corinthians; entenda

    ver detalhes
  • Felipe Fernandes de Lima apitou um jogo do Timão após três anos

    Árbitro relata arremesso de objeto inusitado em súmula do jogo Corinthians e Fortaleza

    ver detalhes
  • António Oliveira antes da partida

    António Oliveira ironiza CBF e vê mudança de horário do jogo como desrespeito ao Corinthians

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar após segundo jogo como titular do Corinthians

    Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar e vira dúvida no Corinthians; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Yuri Alberto contou como António Oliveira o ajudou a recuperar a confiança no Corinthians

    António Oliveira atualiza situação de lesionados e projeta volta de dupla do Corinthians

    ver detalhes
  • Murillo com a bola no jogo entre Corinthians e Estudiantes, pela Sul-Americana

    Ex-Corinthians ganha até música da torcida na Inglaterra e se destaca na temporada europeia

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: