Venha fazer parte da KTO
x

Ex jogador do Corinthians vira artilheiro do Hertha do campeonato Alemão

8.2 mil visualizações 6 comentários Reportar erro

Ronny jogou no Corinthians em 2004

Ronny jogou no Corinthians em 2004

Antes mais acostumado a conter os avanços dos adversários, Ronny agora é quem preocupa a marcação adversária. Encarando com naturalidade a mudança de posição na Europa, o ex-lateral do Corinthians passou a ter a atribuição de articular as principais jogadas ofensivas do Hertha Berlin, líder da segunda divisão do Campeonato Alemão.

No comando de Jos Luhukay, o brasileiro passou a ser o meia de criação da equipe em terras germânicas. E tem mostrado faro de goleador também. Já tem 14 gols, o que lhe garante a vice-artilharia da competição, além de 12 assistências. O mais recente foi no sábado passado, quando balançou as redes numa bela cobrança de falta na vitória sobre o Bochum por 2 a 0

– A mudança definitiva de posição aconteceu com o atual treinador do Hertha (Jos Luhukay). Eu fiquei feliz, pois assim eu consigo preparar mais jogadas para meus companheiros e também marcar mais gols. Ainda pelo Corinthians, eu cheguei a jogar na Copa São Paulo algumas vezes no meio-campo também. A temporada está sendo muito positiva. As coisas estão acontecendo da melhor maneira possível. Estou jogando numa posição que eu gosto de atuar, que é mais próxima ao gol – afirmou Ronny em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

A passagem pela Alemanha não tem sido marcada apenas por momentos positivos para Ronny. Desde julho de 2010 em Berlim, o camisa 12 conviveu com a instabilidade do Hertha nas últimas temporadas. A equipe que quase se classificou para a Liga dos Campeões em 2009, foi rebaixada em duas ocasiões nos últimos três anos. Para evitar o efeito do 'sobe e desce', o apoiador aposta na força dos torcedores.

– Todos os jogos têm uma quantidade boa de público. O mínimo é de 30 mil pessoas em nosso estádio. Quando tem dérbi, esse número aumenta. A torcida comparece e nos apoia bastante. É um dos fatores de sucesso da nossa campanha – elogiou.

Ronny acredita numa mudança de panorama no futebol alemão nas próximas temporadas. Além do bom rendimento dos rivais na Champions League, o meia explicou que a chegada de Pep Guardiola, contratado pelo Bayern de Munique, vai aumentar os holofotes em solo germânico.

– Espero continuar dando sequência aqui no meu trabalho até o término da competição, com o Hertha conquistando uma vaga na Bundesliga. O futebol alemão vive um ótimo momento, com grandes equipes, inclusive na briga da Liga dos Campeões (Bayern de Munique e Borussia Dortmund estão nas quartas de final). A chegada de um treinador como o Guardiola mostra a força da liga local. Não tenho dúvidas de que o Campeonato Alemão é um dos mais competitivos do mundo, junto com o Brasileirão. Espero que o Hertha siga com esse mesmo rendimento e consiga brigar lá em cima – ressaltou o jogador, que tem o irmão Raffael atuando no Schalke 04.
Aprendizado no Timão

A passagem pelo Corinthians ainda permanece viva na memória de Ronny. No Parque São Jorge, o meia conquistou o Campeonato Brasileiro em 2005. Na época, teve a oportunidade de jogar ao lado de Carlitos Tevez, Mascherano, Roger, Carlos Alberto e Nilmar. Ele lembra com carinho a trajetória daquela conquista.

- Era um elenco muito bom e unido, com jogadores de muita qualidade. O nosso time tinha muita vontade de vencer e por isso conseguimos ganhar aquele Brasileirão. O Antônio Lopes me falava para esperar uma oportunidade, pois ela iria chegar. Ele me motivou a me preparar ainda mais. Eu aprendi muito com aquele time – explicou.

No mês de fevereiro, o diário alemão 'Bild' noticiou que Corinthians, Internacional, Atlético-MG e Grêmio tinham interesse em repatriar Ronny. O jogador confirmou as sondagens, mas revelou que tem o objetivo de permanecer na Europa. O contrato com o Hertha acaba ao fim da temporada.

– Não só o Corinthians demonstrou interesse, mas outros clubes do Brasil também. Pelo Timão, tenho um carinho especial. Mas tenho contrato até julho. Já apareceram algumas conversas, mas vou sentar com o Hertha para definir o meu futuro. Quero permanecer. Disputar a Bundesliga na próxima temporada. Minha intenção é ficar mais quatro anos aqui na Europa – explicou.
Martelo Hidráulico de Spree

Os chutes potentes de Ronny no Hertha Berlin lhe renderam até apelido por parte dos torcedores. Os alemães chamam o brasileiro de 'Martelo Hidráulico de Spree', por causa do nome do rio que passa pela capital alemã. A fama de seu forte chute começou ainda em Portugual. Em 2006, quando jogava pelo Sporting, o meia acertou uma bomba em cobrança de falta. A velocidade da bola atingiu 210,9 quilômetros por hora.

– Esse lance foi marcante. Eu entrei no jogo e teve essa falta. Eu não tinha uma relação muito boa com o Paulo Bento (técnico de Portugal), que na época treinava o Sporting, mas ele pediu aos jogadores para me avisar para realizar a cobrança. Tive a felicidade de acertar aquele chute que atingiu aquela velocidade. Ainda bem que teve pessoas para registrar aquele momento. Foi um lance que marcou minha carreira. Não sou um Roberto Carlos, mas dá para brincar às vezes...(risos) É até engraçado, mas esse apelido surgiu por conta do meu chute forte e por causa do gol marcado de falta. Fico feliz de ter o reconhecimento do torcedor – lembrou.

O Hertha Berlin volta a campo no próximo sábado, contra o Bochum, em casa. Na Alemanha, os dois primeiros colocados da segunda divisão conseguem vaga direta na elite, enquanto o terceiro disputa um playoff contra o antepenúltimo colocado da Bundesliga.

Fonte: Globo Esporte

Veja Mais:

  • Rozallah Santoro detalhou a situação das parcelas da Neo Química Arena e o andamento das conversas junto à Caixa para quitação do estádio

    Diretor do Corinthians revela estágio de parcelas da Neo Química Arena e renegociação junto à Caixa

    ver detalhes
  • Conselheiros do Corinthians aprovaram as contas do clube referentes ao último ano de Duilio Monteiro Alves na presidência

    Conselho Deliberativo aprova contas do Corinthians referentes a 2023

    ver detalhes
  • Pedro Henrique lesionou a coxa diante do Fluminense, no último domingo

    Corinthians atualiza quadro médico e confirma lesão do atacante Pedro Henrique

    ver detalhes
  • Corinthians agora ocupa a 15ª colocação no Campeonato Brasileiro

    Corinthians ganha três posições após fim da quarta rodada do Campeonato Brasileiro; veja tabela

    ver detalhes
  • Suposta camisa II do Corinthians para a temporada

    Imagens da nova segunda camisa do Corinthians vazam na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Wesley anotou dois gols diante do Fluminense e ganhou elogios da imprensa internacional

    Jornais espanhóis repercutem atuação de 'nova joia do Corinthians' em vitória sobre o Fluminense

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: