Corinthians e Santos fazem encontro dos 'papa títulos' de SP

O São Paulo reinou entre 2005 e 2008 como o time mais vitorioso do Brasil por ter conquistado a Copa Libertadores, o Mundial de Clubes e o tricampeonato nacional. Desde 2009, entretanto, a luta pelo domínio do futebol do País está mais concorrida e tem dois paulistas como os novos 'papa títulos': Santos e Corinthians, que iniciam neste domingo a final do Campeonato Paulista de 2013.

Desde 2009, os rivais alvinegros se tornaram as equipes mais vencedoras do estado de São Paulo. São seis títulos para o Santos, que vive a era Neymar, que também conta com astros como Paulo Henrique Ganso e Elano. Já o Corinthians vive a era de seus técnicos, com Mano Menezes e Tite tendo consolidado trabalhos sólidos e triunfantes, resultando em cinco títulos neste período.

Relembre os títulos conquistados por Corinthians e Santos desde 2009

Para a equipe paulistana, a fase vencedora teve início a partir da chegada de Ronaldo. Com o camisa 9, o Corinthians, recém-promovido da Série B, voltou a ser lembrado pelo bom futebol, e teve em Mano o comandante certo para construir um período de festa para sua torcida. Já em 2009, foram dois títulos: o Paulista e a Copa do Brasil.

Se no ano seguinte não houve conquistas e o time ainda enfrentou a saída de Mano para a Seleção, em 2011, já com Tite, o Corinthians trilhou a segunda parte de sua era vitoriosa. Repetindo a estratégia de seu colega gaúcho, o atual treinador formou um time aguerrido e capaz de ser forte na marcação ao mesmo tempo em que se mantinha ofensivo.

Depois do título do Brasileiro de 2011 , o time paulistano se focou no objetivo que faltava: a Copa Libertadores, conquistada no último ano. Em dezembro, nova festa, já que o capitão Alessandro levantou o troféu do Mundial de Clubes depois de vitória contra o Chelsea.

O título sobre o campeão europeu foi a lacuna do Santos nos últimos quatro anos, que não foram menos vitoriosos. Em 2009, o alvinegro do litoral foi derrotado na final do Paulista contra o Corinthians, mas começaria naquele ano a formar um de seus mais celebrados times em sua história recente.

Com Neymar, Ganso, André, Wesley e Arouca, entre outros, o Santos encantou o Brasil em 2010. O time de Dorival Junior levou o título estadual e ainda conquistou a Copa do Brasil daquele mesmo ano. Na temporada seguinte, já com Muricy Ramalho, houve a terceira Copa Libertadores, que não foi seguida pela conquista do Mundial de Clubes, já que o Barcelona se pôs no caminho e ficou com aquele troféu.

Além disso, o Santos desde 2010 se colocou como o dono do Paulista. Já são três títulos consecutivos e, em caso de nova taça, Neymar e companhia conseguiram o tetracampeonato, feito inédito na era profissional. O obstáculo será o Corinthians, que busca seu sexto título desde 2009 para empatar com o rival alvinegro e manter viva a disputa pelo cargo de time sensação do estado de São Paulo.

O time do técnico Tite tem como desfalque o meia Renato Augusto, que segue em recuperação de lesão. O Corinthians também não contará com Jorge Henrique, afastado por indisciplina. O treinador não fez mistério com a escalação e confirmou a equipe com Danilo no centro do meio-campo, diferentemente do que vinha atuando, pela esquerda. Já Pato segue no banco.

O técnico Muricy Ramalho, por sua vez, preferiu adotar mistério sobre o substituto do meio-campista Montillo, vetado devido a estiramento na coxa esquerda. O comandante santista, no entanto, deve optar pela entrada do veterano Marcos Assunção, responsável direto pela vitória por 1 a 0 contra o Joinville-SC, na quarta, pela Copa do Brasil, e ainda pensa sobre o titular da lateral direita, já que tem os retornos de Bruno Peres e Galhardo, de ofício, mas pode improvisar o zagueiro Neto ou o meia Felipe Anderson.

Edu Dracena, Assunção, Bruno Peres e Renê Júnior estão pendurados com dois cartões amarelos.e podem ficar fora da decisiva final, no próximo domingo, na Vila Belmiro.

Ficha técnica

Corinthians x Santos

Final do Campeonato Paulista - Jogo de ida
Horário:
16h
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 12 de maio de 2013
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)

Corinthians: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero. Técnico: Tite

Santos: Rafael; Felipe Anderson (Neto, Galhardo ou Bruno Peres), Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Marcos Assunção e Cícero; Neymar e Miralles. Técnico: Muricy Ramalho

Fonte: Terra

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes