Venha fazer parte da KTO
x

Ex-advogado do Bom Senso afirma: 'Pato tem total condição de jogar, inclusive com aval judicial'

7.3 mil visualizações 88 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Ainda vinculado ao Corinthians, Pato não pode jogar o clássico

Ainda vinculado ao Corinthians, Pato não pode jogar o clássico

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

O atacante Alexandre Pato, hoje emprestado ao São Paulo, segue um acordo selado em seu contrato que previa que o jogador não atuasse contra seu ex-clube. Por isso, deverá estar de fora do próximo Majestoso, válido pela Libertadores.

Entretanto, a tese defendida pelo Dr. João Chiminazzo, advogado especializado em Direito Desportivo e ligado ao Bom Senso F.C., e que é uma garantia dos trabalhadores é de que eles possam exercer livremente sua função, garantindo um princípio de direito e está na nossa Constituição. Por isso, o atacante poderia entrar com uma ação na Justiça que o possibilitasse a vestir a camisa do São Paulo contra o Timão.

"A partir do momento que você impõe uma multa pra que um atleta jogue um determinado jogo, você está proibindo ele de exercer livremente a sua profiss&atil de;o. Por isso, entendo eu que, se o Pato quisesse recorrer ao setor Judiciário, fatalmente ele autorização para jogar amanhã", afirmou o advogado em entrevista à Rádio Transamérica.

Defendendo um princípio geral de direito, Dr. João Chiminazzo explicou como a CBF transformou essa situação irregular em lei. Além disso, lembrou que a questão do Pato é de direito do trabalho e por isso não seria proibida pela FIFA, e o clube São Paulo não poderia se envolver de forma direta nesse caso.

"Eu entendo que o seria mais prudente que o Pato fosse à Justiça antes e tentasse a liminar, para evitar qualquer risco para o São Paulo. Acho que ele tem total condição de jogar, inclusive com aval judicial. Só para deixar claro que não é nenhuma teoria mirabolante, um fato importante: a CBF editou um regu lamento recentemente que traz em uma de suas cláusulas a proibição desse tipo de disposição em contrato, ou seja, a partir de março deste ano a CBF já diz que é proibida a cláusula que cobre multa ou que impeça um jogador de jogar emprestado", ressaltou.

Quando questionado se o atacante teria o procurado, revelou: "O Pato não me procurou, tive algumas ligações de pessoas ligadas a ele. Mas a gente sabe como é o meio, até o momento não tive nada. Vamos fazer o possível para tentar colocar o Pato em campo amanhã".

Perplexo com a atitude dos clubes, atestou que do ponto de vista jurídico, o atraso de direito de imagem do time do Parque São Jorge com o atacante pode não interferir no caso. No entanto, deve haver um juiz de plantão, para casos como esse. E essa decisão não tem prazo, podendo sair até pouco antes da partida desta quarta-feira, que ocorre às 22h, no Morumbi. Concluindo, Chiminazzo afirmou que o Corinthians não precisaria ser avisado dessa decisão.

Veja Mais:

  • Corinthians levou 24 jogadores para enfrentar o América-RN, na quarta-feira

    Corinthians desembarca em Natal com 24 jogadores para duelo na Copa do Brasil; veja lista

    ver detalhes
  • Guilherme Biro e Matheuzinho podem ganhar chance contra o América-RN

    Corinthians fecha preparação para duelo pela Copa do Brasil contra o América-RN; veja provável time

    ver detalhes
  • Corinthians tem mais de R$ 9 milhões a receber por transferências recentes de Malcom

    Saiba quanto o Corinthians ganhou com a venda de Malcom do Zenit ao Al-Hilal

    ver detalhes
  • Oposição cobra esclarecimento do Corinthians sobre contrato de patrocínio master

    Oposição cobra esclarecimento do Corinthians sobre contrato de patrocínio máster

    ver detalhes
  • Rodrigo Garro foi expulso contra o São Bernardo

    Quem deve substituir Rodrigo Garro no Corinthians pela Copa do Brasil? Vote na enquete do Meu Timão

    ver detalhes
  • Rozallah disse que não teve participação no acordo com a Gazin, fechado recentemente por Sergio Moura, profissional de marketing contratado por Augusto Melo

    Rozallah se exime de responsabilidade sobre acordo de permuta por colchões do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 12º

    Ciro 39344 comentários

    @ciro.hey em

    Mas ele não pode esquecer que é jogador do Corinthians. Juridicamente podem falar o que quiserem, mas precisam respeitar o contrato. Se uma cláusula pode ser invalidada, o contrato pode ser invalidado, o que também impossibilitaria dele jogar a partida, e até o time da vila Sônia poderia perder pontos por um jogador irregular está atuando. A quebra de uma cláusula pode fazer com que tudo fique mais complexo. Pior para eles

  • Foto do perfil de Reinaldo

    Ranking: 1025º

    Reinaldo 1850 comentários

    @reizinho em

    Oportunistas do Direito é o que não falta. A tese desse advogado realmente têm respaldo no Direito Constitucional e Trabalhista, porém, o contrato de jogador de futebol é mais complexo. Ganham também por direito de imagem, não uma simples relação trabalhista. Resumindo, está tudo certo na esfera trabalhista, porém, teria que arcar com pesada multa em referência a imagem prejudicada que o Corinthians teria com o caso...duas visões jurídicas. Cada um defende seu lado. Acho que o Pato e seus empresários não iriam se arriscar com tal fato.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Lalo

    Lalo 140 comentários

    88º. @ayrton.senna em

    Esta tese é fraca. O artigo que prevê o direito ao livre exercício da profissão é uma norma restringida pela própria constituição. Assim diz a CF "é livre o exercício profissional, mas a lei pode restringir este direito". Por exemplo: pra exercer a advogacia é preciso ter a OAB. Neste caso, os bambis e o Timão acordaram que a Pata não jogaria contra o Timão. E agora vem com essas teorias... E o contrato é inválido? Lembramos que o contrato faz lei entre as partes.

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 2198º

    Antonio 972 comentários

    87º. @junior.junior5 em

    Duvido que jogue... E se entrar em campo o Ralf destrói ele

  • Foto do perfil de Cleidson

    Ranking: 19º

    Cleidson 27542 comentários

    86º. @cleidson em

    Grande merda

  • Foto do perfil de Ailton

    Ranking: 5537º

    Ailton 369 comentários

    85º. @ailton.paulo.dos.san em

    O que o desespero não faz kkkkkkk

  • Foto do perfil de Diego

    Ranking: 965º

    Diego 1922 comentários

    84º. @diegorocha em

    Os contratos regem-se por um princípio chamado autonomia da vontade. Ele assinou porque era sua vontade e achava justo.