Venha fazer parte da KTO
x

Uso intenso de tecnologias coloca Timão à frente dos rivais

19 mil visualizações 88 comentários Reportar erro

Por Vinicius Souza*

High-tech - Destaque no futebol brasileiro, o técnico Tite trabalha em conjunto com os analistas de desempenho do Timão

High-tech - Destaque no futebol brasileiro, o técnico Tite trabalha em conjunto com os analistas de desempenho do Timão

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Relatório de treinos, análise de adversários e indicação de reforços. Essas e tantas outras atividades desempenhadas pela equipe de profissionais do CIFUT, o Centro de Inteligência do Futebol, têm auxiliado a comissão técnica do Corinthians, atual líder do Campeonato Brasileiro.

Desde 2012, os estudiosos do Timão, desconhecidos pela maioria da torcida, realizam um trabalho detalhista em conjunto com o técnico Tite, passando informações sobre jogadores rivais, lances de bola parada, pênaltis, cruzamentos, escanteios, chutes de longa distância, entre outros dados.

Através do material fornecido pelos analistas, a comissão alvinegra tem a possibilidade de condicionar treinamentos específicos no dia a dia, sanando eventuais fraquezas da equipe e estimulando habilidades e virtudes dos atletas. Além disso, o time de especialistas do Corinthians conta com uma série de tecnologias, que proporcionam maior exatidão das informações.

Por isso, o MEU TIMÃO lista as ferramentas que o CIFUT utiliza para desenvolver o futebol profissional do clube, desde a identificação de potenciais contratações até a análise tática/técnica de adversários. Confira!

Dropbox

O Dropbox é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem. Por meio do programa, o CIFUT consegue impulsionar a troca de informações de forma dinâmica e simples. Basta estar conectado à internet para acessar o serviço.

Footstats

Especializado em estatísticas do futebol, o Footstats integra a relação de tecnologias usufruídas pelo Timão. Além de tabelas detalhadas, o site conta com informações sobre os principais campeonatos do Brasil e do exterior, comparações entre atletas e gráficos de desempenho.

Sportscode

O Sportscode consiste em um sistema de análise de desempenho de jogadores. Através da plataforma, os clubes têm acesso a estatísticas detalhadas de cada atleta durante jogos, treinamentos e atividades físicas. Assim como o Corinthians, o atual campeão da Champions League, Barcelona (ESP), utiliza a tecnologia.

Sportsetc Coda

O software possibilita a gravação, avaliação e pesquisa de informações sobre o mundo da bola. As estatísticas geram uma nova base de dados, que são analisadas pelo CIFUT e repassadas à comissão técnica.

TacticalPad

Disponível para treinadores, jornalistas e professores, o TacticalPad é um aplicativo que possibilita análises táticas de equipes de futebol. Com direito à prancheta virtual, o usuário pode simular movimentações dos jogadores dentro de campo e desenhar formações de jogo.

Whatsapp

Conforme antecipado pelo MEU TIMÃO em agosto, o Whatsapp tem sido constantemente usado pelos jogadores corinthianos. Após as partidas, cada jogador recebe um conteúdo personalizado em seu smartphone com pontos fortes de rivais, jogadas ensaiadas, características e fundamentos. Para os zagueiros, por exemplo, são enviados lances individuais de oponentes do setor ofensivo, principais atletas, dribles e etc.

Wyscout

Desenvolvido na Itália, o Wyscout é um serviço que fornece vídeos de qualquer campeonato do mundo, com jogos completos e melhores momentos de times e atletas. No Brasil, o Corinthians foi precursor na utilização do software, presente em clubes como Barcelona (ESP), Bayern de Munique (ALE) e Manchester United (ING).

*Colaborou sob supervisão de Mayara Munhoz.

Veja Mais:

  • Coronado ficou no Brasil para tratar desconforto

    Igor Coronado sente desconforto muscular e desfalca Corinthians na Sul-Americana 

    ver detalhes
  • Corinthians desembarcou na Argentina nesta segunda-feira

    Corinthians desembarca na Argentina sem Coronado; veja lista de relacionados para a Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians já sabe quando serão seus confrontos da Copa do Brasil

    Corinthians conhece datas, horários e transmissões de terceira fase da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou a preparação para encarar o Argentinos Juniors, da Argentina, fora de casa

    Corinthians fecha trabalhos para enfrentar o Argentinos Juniors na Sul-Americana; veja provável time

    ver detalhes
  • Wesley é alvo do West Ham, da Inglaterra, segundo jornal britânico

    Clube inglês prepara oferta para tirar joia do Corinthians, diz jornal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: