Com tour na Arena Corinthians, Timão espera alavancar receitas do estádio
31 mil visualizações 90 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
Com a entrega da Arena Corinthians pela Odebrecht, que afirmou ter concluído suas obras, o estádio passará por uma vistoria para, só então, poder receber torcedores no tour pela casa alvinegra, que promete alavancar as receitas do clube.
No final de setembro, Roberto de Andrade, presidente do Timão, confirmou a novidade. "A gente está finalizando o contrato com uma empresa que vai fazer o tour guiado. Logicamente que será uma taxa cobrada por essa visitação, mas no máximo em 30 dias isso já estará em funcionamento", disse à Rádio Globo.
Como foi palco da Copa do Mundo de 2014, e será a sede paulista do futebol nos Jogos Olímpicos de 2016, a Arena Corinthians pode ser explorada como ponto turístico da cidade de São Paulo. O roteiro da proposta seria parecido com os já praticados em outros estádios, que incluem visitas às cabines de imprensa, sala de coletivas, zona mista, camarotes, banco de reservas, túnel de acesso, vestiário e gramado. Na casa alvinegra, particularmente, de acordo com o arquiteto Anibal Coutinho, o Prédio Oeste e os setores Business e Club dos camarotes - que serão customizados para o tour - ainda estão em processo de finalização.
O novo projeto visa ampliar as receitas do clube, assim como já é feito em outros estádios, como o Camp Nou, do Barcelona. Desde 2005, quando foi lançado o Camp Nou Experience - que inclui uma visita ao Museu FCB e um tour pelo próprio estádio -, o clube catalão conseguiu atingir a marca de 1 milhão de visitantes por ano.
Na temporada 2014/15, essa marca foi ultrapassada, batendo o recorde europeu: 1.628.418 torcedores e turistas visitaram o estádio do Barcelona, com ingressos à cerca de 23 euros por pessoa. Somente com as entradas, o total arrecadado pelo clube foi de mais de 35 milhões de euros - aproximadamente R$ 152 milhões.
Em São Paulo, os rivais do Timão já aderiram à pratica para contribuir com as receitas. O Morumbi, por exemplo, recebe cerca de dois mil visitantes mensalmente. O Allianz Parque, segue no mesmo caminho, com entradas a R$ 70 em dias de jogos.
Com a expectativa de criar uma fonte de renda extra, em uma projeção, se o custo das entradas para o tour na Arena Corinthians custasse em torno de R$ 60, e considerando a média de visitas nos estádios de São Paulo - estimada em 2 mil por mês -, o tour renderia quase R$ 1.5 milhão por ano ao Timão.