Venha fazer parte da KTO
x

Perto do bicampeonato, veja a evolução de Tite entre 2011 e 2015

25 mil visualizações 106 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Tite pode faturar seu segundo título do Campeonato Brasileiro neste fim de semana. Basta que o técnico comande uma vitória do Corinthians sobre o Coritiba, na Arena, e o Atlético-MG tropece diante do Figueirense, no Orlando Scarpelli. Além de colocar mais um título no currículo, o treinador “versão 2015” evoluiu seus conceitos de treino e aprimorou antigos conhecimentos táticos.

Em 2011, Tite dirigiu o Timão por toda a competição nacional. Foram 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, um aproveitamento de 62.3%. O ataque alvinegro, então formado por Liedson, Emerson Sheik, Willian, Jorge Henrique e Adriano, chegou à marca de 53 gols. Já a defesa, estruturada com o quarteto Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos, foi vazada 36 vezes.

No ano seguinte, o técnico foi ainda mais longe e liderou o Corinthians na Copa Libertadores da América, conquistada de forma invicta sobre o Boca Juniors, da Argentina. Classificado para o Mundial de Clubes, foi ao Japão e derrotou o Chelsea, da Inglaterra. Contudo, o ciclo vitorioso de Tite no Parque São Jorge chegou temporariamente ao fim em 2013, quando ainda ergueu as taças do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana.

Aproveitou o período afastado do banco de reservas para se aperfeiçoar e estagiou com grandes técnicos da Europa, como o argentino Carlos Bianchi e o italiano Carlo Ancelotti. Ainda em 2014, o professor realizou um curso de treinadores da UEFA, em Portugal. Evoluiu, se reciclou. Trocou o tradicional 4-2-3-1, formado por um armador, dois alas e um atacante fixo, pelo desconhecido 4-1-4-1.

A proposta, ousada no início, trouxe compactação à equipe, além de triangulações, posse de bola e infiltrações. Em 33 jogos disputados no Brasileirão, o time corinthiano soma 22 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas. Os comandados de Tite também apresentam o melhor ataque, a defesa menos vazada e o maior saldo de gols da competição nacional – um aproveitamento de quase 74%.

A fama de "retranqueiro" parece agora passar longe do treinador. Os números provam um Tite mais ofensivo, que não perdeu sua capacidade de marcação. Embora mantenha os mesmos índices no quesito desarmes, a equipe de Tite finaliza mais e marcou mais gols.

CONFIRA O COMPARATIVO DAS DUAS CAMPANHAS DE TITE NO TIMÃO

Comparativo Tite 2011 x 2015

*O comparativo considera os números de Tite até a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015.

Veja Mais:

  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    Matheus Pereira conta como a depressão influenciou sua decisão de não fechar com o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Corinthians deixa seus 11 novos reforços de fora no jogo do Sub-20; relembre contratações

    Corinthians deixa seus 11 novos reforços de fora no jogo do Sub-20; relembre contratações

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: