Venha fazer parte da KTO
x

Dirigentes de organizadas rivais se unem por justiça após ataque em corinthianos

27 mil visualizações 87 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Líderes de organizadas se encontraram na CPI da Câmara nesta semana

Líderes de organizadas se encontraram na CPI da Câmara nesta semana

Reprodução / TV Câmara

Os presidentes das principais torcidas organizadas dos quatro clubes grandes de São Paulo se reuniram nesta semana com a CPI das Torcidas Organizadas na Câmara de São Paulo. A intenção é buscar justiça no caso do recente ataque aos dirigentes da Gaviões da Fiel.

O presidente Rodrigo Lopes, conhecido como Diguinho, foi um dos alvos da emboscada, que aconteceu no início deste mês no estacionamento de um supermercado em frente ao Fórum da Barra Funda. Diguinho comentou suas suspeitas sobre o ocorrido na reunião.

"Eu também acredito que não tenha sido nenhuma torcida. Não é uma prática de torcida, em frente ao Fórum, tinha acabado de sair de uma reunião com os presidentes e o promotor. Uma reunião que eu também achei estranha porque o promotor já tinha declarado que não conversaria mais com as torcidas e que não teve muito assunto. E na saída do fórum nós fomos agredidos pelas costas", declarou, em gravação divulgada pela TV da Câmara de São Paulo.

O estranhamento citado por Diguinho também incomodou líderes de outras organizadas. O presidente de honra da Mancha Alviverde, Janio Carvalho, relatou declarações de um comandante do Batalhão de Choque de São Paulo.

"Na mesma semana, um representante da Gaviões foi no Batalhão de Choque e ouviu de um alto comandante que eles estavam batendo de frente com o sistema, querendo questionar a questão de merenda, de dinheiro do estádio e tal. E que eles iam mostrar quem é que mandavam", declarou, comentando sobre os protestos das Gaviões nos estádios durante os jogos do Timão.

Os representantes da Independente, do São Paulo, e da Torcida Jovem, do Santos, também comentaram o ataque e garantiram que a emboscada não teve ligação alguma com as torcidas organizadas.

"Foi um ato covarde que fizeram com o presidente da Gaviões, uma coisa com a qual a Torcida Independente não pactua, não aceita porque foge da ideologia que são as torcidas organizadas. Isso está me parecendo muito estranho. Eu tenho a convicção, não só eu, como todas as lideranças de torcidas organizadas, que isso não partiu de torcidas", afirmou Danilo Zamboni, sócio-fundador da Independente.

"A gente entende, eu pelo menos, de tudo que eu ouvi, tudo que eu colhi, que não partiu de torcida organizada", completou Denis de Almeida Silva, presidente da Torcida Jovem.

Responsável pela CPI das Organizadas, o vereador Laércio Benko Lopes (PHC), já pediu uma cópia do inquérito das agressões para incluir e discutir o ocorrido na CPI. O presidente comentou o ato e afirmou que as torcidas possuem o direito de protestar.

"Não só a Gaviões da Fiel, como qualquer torcida organizada, qualquer organização, sindicato, associação, igreja, tem que ter plena liberdade de manifestação. Sem a liberdade de manifestação estamos vivendo uma ditadura e ditadura não é bom para ninguém. Temos que saber conviver com opiniões diferentes", finalizou.

Desde os dias seguintes ao ataque, a Gaviões da Fiel já havia declarado a suspeita de repressão por conta dos protestos feitos pela torcida. Nos estádios, os torcedores tem levado faixas contra a Globo, Federação Paulista, CBF e contra o deputado Fernando Capez. Nos últimos dois jogos da Arena Corinthians, a Polícia Militar entrou em conflito com os torcedores por conta dos protestos, que são feitos de maneira pacífica.

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de EDUARDO

    Ranking: 89º

    Eduardo 9671 comentários

    @edu.sp em

    Acho que a policia não PODE bater em torcedor gratuitamente assim como acho uma babaquice as torcidas organizadas viverem brigando entre si e fazendo barbáries como invadir CT e bater em jogador, por exemplo... Protestar de forma pacífica é muito válido... Aproveitem o momento para se unirem e brigar por uma causa justa (contra a violência)... Entendam de uma vez por todos que rival não é inimigo! Se possível tentem BANIR os marginais infiltrados!

  • Foto do perfil de Poliane

    Ranking: 150ª

    Poliane 331 comentários

    @poliane.ccb em

    O fato é que não existe manipuladores e corruptos apenas na politica nesse país. Exemplo disso o ataque na Pavilhão 9, é lamentável.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Bruno

    Bruno 1 comentário

    87º. @bruno.burle em

    O ponto crucial é qur a Fiel tá assumindo uma posição política, apartidária, coerente e crítica do atual governo de São Paulo e federal, no Brasil atual não existe espaço pra mais críticas ao sistema. O Estado de São Paulo utiliza da Sua PM enquanto a elite utiliza da sua Imprensa (mídia) sem quaiquer escrúpulos para manter a ordem tal como está.
    Me orgulho da fiel, até mais pelo caráter humanitário que tem assumido do que pelo fato de ser corinthiano, por mais louco que isso pareça,
    Torcidas organizadas, mantenham se firmes e continuem na luta, vocês dão orgulho para nós torcedores, assim como nossos times!

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 11º

    Guilherme 42967 comentários

    86º. @guilherme.teixeira.d em

    Isso tudo é safadeza de politico.

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 11º

    Guilherme 42967 comentários

    85º. @guilherme.teixeira.d em

    Tem muita sujeira encoberta.

  • Foto do perfil de Hugo

    Ranking: 68º

    Hugo 12374 comentários

    84º. @hugoyp em

    Bom ver as torcidas aparentemente unidas nesse caso. Não pode ser assim, caso contrário estaremos entregando ao sistema tudo que eles querem.

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 631º

    Marcos 2674 comentários

    83º. @marcosr5679 em

    Nem seria preciso uma investigação do tamanho da lava jato pra achar os responsáveis por essas truculências, grampeia os telefones da FEDERAÇÃO PAULISTA QUE VÃO ACHAR TODA SUJEIRA.