Institucional - Em cerimônia emocionante, Corinthians inaugura o busto de Sócrates

Na manhã deste sábado (28), o Corinthians inaugurou, na Praça da Liberdade, no Parque São Jorge , um busto em homenagem ao ex-jogador Sócrates. A imagem traz o Doutor com o braço levantando e punho fechado, como fazia em suas comemorações. 

Após a celebração, o presidente Mário Gobbi falou sobre o atleta alvinegro, que faleceu no dia 04 de dezembro de 2011, data em que o Timão consagrou-se pentacampeão brasileiro. 'Apenas uma pessoa tão inteligente quanto Sócrates pode definir o que é ser corinthiano. E ele conseguia fazer isso com perfeição. Ele era brilhante. A inteligência do Doutor compensava sua falta de preparo físico. Além de atleta, ele foi um cidadão que lutou pelos nossos direitos. O Brasil deve usá-lo como exemplo. Sócrates está eternamente em nossos corações', declarou o mandatário alvinegro.

O evento também atraiu ex-jogadores, como Basílio, Geraldão e Wladimir. 'Sócrates foi realmente um ídolo, um gênio. A homenagem é mais do que merecida, poderia ter sido feita, inclusive, em vida', comentou o atleta que mais vezes vestiu a camisa do Timão.

Kátia Bagnarelli, viúva do jogador, ficou muito emocionada com a celebração e agradeceu a presença dos amigos, família e até torcedores que - segundo ela - eram tão queridos pelo Magrão quanto as pessoas mais próximas. 'Ele sempre foi apaixonado pelo que fez. Ele amava cada um de vocês aqui hoje, pensava e jogava por vocês da mesma forma que pelos seus seis filhos', afirmou a esposa.

Sócrates

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi, além de jogador de futebol, um revolucionário. Antes mesmo de se profissionalizar no esporte, o Magrão decidiu que não largaria os estudos e formou-se em medicina. Só após a graduação aceitou mudar para São Paulo e jogar no Corinthians, em 1978. No Timão, conquistou Campeonatos Paulistas de 1979, 1982 e 1983.

Além do talento inegável com a bola nos pés, o Doutor se destacava fora das quatro linhas. Líder da Democracia Corinthiana - movimento que dava autonomia aos jogadores em algumas decisões do clube -, influenciou toda nação brasileira, que sofria com a repressão de um governo autoritário.

Fonte: Site Oficial do Corinthians

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
veja mais fechar

Mais notícias

Corinthians é prata em Londres com Thiago Pereira na natação

Thiago Pereira, enfim, conseguiu a sua primeira medalha olímpica. O rei dos Jogos Pan-Americanos conseguiu a medalha de prata dos 400 m medley, com direito a ficar à frente de Michael Phelps, que...