Venha fazer parte da KTO
x

Torcida do Corinthians está 0,71% atras de torcida do flamengo com dados exatos

1.2 mil visualizações 8 comentários Reportar erro

O Datafolha divulgou nesta terça-feira dados mais exatos da pesquisa sobre a preferência dos torcedores brasileiros. É a primeira vez que o instituto libera informações que mostram números com duas casas decimais após a vírgula - o Datafolha adota como regra a divulgação de números redondos em pesquisas de torcidas.

A divulgação da pesquisa ainda sem as casas decimais, no último sábado, causou polêmica por conta de vários números. Corinthians e Flamengo estariam empatados com 16% em primeiro lugar. Com a divulgação dos novos números após consulta do GLOBOESPORTE.COM, o Rubro-Negro tem 16,27%, contra 15,56% dos campeões mundiais.

Pelos números originais, Fluminense e Portuguesa estavam empatados com 1% por causa do arredondamento feito pelo instituto. Os dados novos mostram o Tricolor carioca com 1,46%, contra 0,51% do time do Canindé.

- Mesmo com os novos números, a torcida do Fluminense ser três vezes maior do que a da Portuguesa ainda me parece pouco. Se o instituto de pesquisa tinha esses detalhes, deveria divulgar na primeira pesquisa. De 1,46% para 0,51% é muita coisa. Se eles divulgassem pelo menos uma casa decimal, o Fluminense já teria seu número arredondado para 1,5%. Isso tudo coloca em risco a credibilidade da pesquisa - disse o vice-presidente de marketing do Fluminense, Idel Halfen.

A pesquisa Datafolha foi realizada com base em 2.588 entrevistas, realizadas no último dia 13 de dezembro em 160 municípios brasileiros. Só participaram pessoas com 16 anos de idade para cima. Comparando por regiões, existem mudanças em relação aos números de Flamengo e Corinthians em pesquisas realizadas em 2010 e na medição atual.

O blogueiro Vinícius Paiva, que publicou no Teoria dos Jogos uma análise da pesquisa na segunda-feira, criticou a forma de divulgação escolhida pelo Datafolha, inicialmente sem qualquer casa decimal.
- É importante ressaltar que, mesmo questionável, existe cientificidade na pesquisa. A ordem das torcidas (com exceção da figura da Portuguesa) foi próxima do convencional, e as margens de erro (dois pontos percentuais) existem para ser consideradas.

Porém, tendo em vista a divulgação de duas casas decimais, resta claro o processo de arredondamento do Datafolha extremamente equivocado. No tocante ao empate de Fluminense e Portuguesa, o Tricolor tem praticamente um ponto percentual a mais - o triplo da torcida da Lusa na pesquisa! Assim o instituto assume posição de vidraça e se expõe a críticas bastante pertinentes - disse Vinícius.

Autor do blog Olhar Crônico Esportivo, Emerson Gonçalves também lamenta a divulgação inicial dos números do instituto sem as casas decimais.

- Talvez tenha faltado um pouco de bom senso ao Datafolha. Eles tinham que ter passado os números quebrados. Quando o percentual do Fluminense é diminuído de 1,46 para 1, e o da Portuguesa aumentado de 0,51 para 1, existe uma distorção, pois pode dar diferença. Tecnicamente falando, levando em conta a margem de erro, tudo bem, mas deveria prevalecer o bom senso nesse caso. Ou arredondar apenas uma casa decimal. Por exemplo: Flamengo deu 16,27, usa 16,3; Corinthians deu 15,56, usa 15,6. Assim daria uma noção maior da realidade.

No Sul, a vantagem do Corinthians sobre o Flamengo passou de dois pontos em 2010 (9% a 7%) para seis em 2012 (12% a 6%). No Nordeste, os rubros-negros perderam vantagem (24% a 10% em 2010, contra 22% a 12% em 2012). No Norte/Centro-Oeste a frente do time carioca despencou quase pela metade (de 28% a 10% em 2010, para 23% a 13% em 2012).

Segundo o Datafolha, “nas regiões há que se levar em conta a margem de erro em cada uma. Quanto menor o número de entrevistas, maior a margem de erro. A margem para o total da amostra é de dois pontos para mais ou para menos, considerando uma amostra de 2.588 entrevistas. No Sudeste, foram 1007 entrevistas, com margem de erro de três pontos percentuais. No Sul, foram 364 entrevistas com margem de erro de cinco pontos. No Nordeste, 727 entrevistas e margem de erro de quatro pontos; e no Norte/Centro Oeste, foram 420 entrevistas, com margem de erro de cinco pontos para mais ou para menos”

Fonte: Globo esporte

Veja Mais:

  • Rozallah Santoro detalhou a situação das parcelas da Neo Química Arena e o andamento das conversas junto à Caixa para quitação do estádio

    Diretor do Corinthians revela estágio de parcelas da Neo Química Arena e renegociação junto à Caixa

    ver detalhes
  • Conselheiros do Corinthians aprovaram as contas do clube referentes ao último ano de Duilio Monteiro Alves na presidência

    Conselho Deliberativo aprova contas do Corinthians referentes a 2023

    ver detalhes
  • Pedro Henrique lesionou a coxa diante do Fluminense, no último domingo

    Corinthians atualiza quadro médico e confirma lesão do atacante Pedro Henrique

    ver detalhes
  • Corinthians agora ocupa a 15ª colocação no Campeonato Brasileiro

    Corinthians ganha três posições após fim da quarta rodada do Campeonato Brasileiro; veja tabela

    ver detalhes
  • Suposta camisa II do Corinthians para a temporada

    Imagens da nova segunda camisa do Corinthians vazam na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Wesley anotou dois gols diante do Fluminense e ganhou elogios da imprensa internacional

    Jornais espanhóis repercutem atuação de 'nova joia do Corinthians' em vitória sobre o Fluminense

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 92º

    Eduardo 9612 comentários

    8º. @eduardoalves em

    Timão vai passar a rasteira em pouquíssimo tempo no flamerda.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Diego

    Ranking: 1356º

    Diego 1477 comentários

    7º. @lhpdiego em

    Essas pesquisa que fazem só serve pra favorecer o flamerda pra dizer que eles têm a maior torcida do Brasil, mas td mundo sabe que o Corinthians já passou faz tempo esse torcidinha de mulambo deles, sempre fazem pesquisa com 100-2000 pessoas, nunca fazem uma pesquisa séria. Pesquisa de torcida deveria ser que nem eleição, deveria ser obrigatório votar kkkk só assim saberíamos o total de torcedores de cada time e quem é a maior torcida do Brasil, no caso a do Corinthians! Sem contar que temos muitos torcedores fora do Brasil, e o flamerda só tem torcedor no rio, fora do rio são SIMPATIZANTES que torcem pra 2,3 times diferentes, já no Corinthians temos TORCEDORES que torcem apenas para o Corinthians. E outra, a população brasileira cresce cada vez mais e a torcidinha deles continua sempre no msm número kkk estranho né? Todas as outras torcidas crescem mas só a deles continua no msm tanto kkkk A torcida do Corinthians acompanha o time em qualquer lugar, seja em SP, Acre ou Japão...

  • Foto do perfil de Fabrício

    Ranking: 5770º

    Fabrício 351 comentários

    6º. @fpm777 em

    Depois da Copa assumiremos o 1º lugar!

  • Foto do perfil de VICTOR

    Ranking: 3950º

    Victor 542 comentários

    5º. @victordf em

    Só aqui em casa somos seis corinthianos, e nenhuma pesquisa passou aqui para perguntar... No dia da final do mundial, tinha quadra da asa sul/DF parada e não tinha ninguém para contar pelo menos uns 2 mil corinthianos que la estavam. O DF e um reduto de corinthianos.

  • Foto do perfil de Rafael

    Rafael 106 comentários

    4º. @rafinha10 em

    Segundo dados do IBGE em 2012 o Brasil possui 193.946.886 habitantes, sendo a cidade de São Paulo a mais populosa com 41 mi ! Se considerarmos essas porcentagens a torcida do Flamerda teria 31.555.158 e o Coringão teria 30.178.135 aproximadamente. A diferença de 0,71% corresponderia a 1.377.022 torcedores. No entanto sabemos que essas pesquisas possuem margem de erro substancial, portanto essa diferença indica que podemos sim ser a maior torcida do mundo. Além disso sabemos que existem muitos mais corinthianos do que esse número apresentado e também que corinthiano é corinthiano mesmo, diferente de torcedores que se apresentam flamenguistas mas que adotam dois clubes, Ceará e Flamengo, CSA e Flamengo, Remo e Flamengo como tem muito por aí a fora ! E o mais importante, independente do tamanho de nossa torcida, tem algo que pesquisas não conseguem medir, o amor dos tordedores por seus clubes. E nesse quesito todos nós sabemos e a cada dia provamos que estamos muito a frente dos demais.