Venha fazer parte da KTO
x

Presença da base em massa e expectativa até o último minuto: a campanha do Corinthians no Paulista

670 visualizações 11 comentários Reportar erro

Sob forte chuva, Corinthians encerrou sua participação no Paulista com goleada por 5 a 0 diante do Taubaté

Sob forte chuva, Corinthians encerrou sua participação no Paulista com goleada por 5 a 0 diante do Taubaté

Jhony Inácio/Ag.Paulistão/Centauro

O Campeonato Paulista talvez tenha sido o mais polêmico do ano para o Corinthians. Repleto de altos e baixos, o torneio não acabou em título para o Timão, mas também não deixou a Fiel "na bronca" com a equipe.

O Corinthians entrou em campo 11 vezes pela competição, conquistando oito vitórias e sofrendo três derrotas. O Timão ainda acumulou 28 gols marcados e sofreu outros nove.

Apesar de positivos, os números não foram suficientes para que o Timão avançasse da fase de grupos para a semifinal, parando logo na "primeira etapa" da competição. Reconhecendo a oscilação alvinegra e os momentos peculiares do torneio, o Meu Timão detalhou o torneio a participação das Brabas abaixo. Confira!

Começo bom

A equipe alvinegra iniciou sua participação no torneio com goleada: mesmo fora de casa, o Timão superou o São Bernardo por 6 a 1 e começou a competição com o pé direito. Na segunda rodada, o Corinthians fez sua primeira partida em casa e, do lado da Fiel, goleou novamente, agora a Portuguesa, por 6 a 0.

Após os dois primeiros jogos, no entanto, a competição se chocou com a reta final do Brasileirão, também disputada pelo Corinthians. Assim, a equipe deu início a um revezamento no elenco.

A base em peso!

O revezamento feito entre o torneio estadual e o nacional já é de conhecimento de atletas e torcedores e costuma acontecer em todas as temporadas. Nesta, no entanto, o Corinthians sofreu com muitas baixas para o departamento médico e se encontrou, ao longo de todo o ano, repleto de desfalques.

A fase mata-mata do Brasileiro colidiu com quatro jogos do Paulista: os duelos contra Ferroviária, São Paulo, Pinda e Palmeiras, respectivamente. Focado na fase de eliminação do torneio nacional e reconhecendo o estadual ainda em seu início, o treinador Arthur Elias priorizou o primeiro deles e recorreu à base para suprir as ausências do time principal.

Assim, contra a Ferroviária, o Corinthians teve atletas vindas da base aparecendo no time principal titular pela primeira vez. Repleto de Brabinhas, como são carinhosamente chamadas as jovens da base, o Timão foi superado por 2 a 1. O gol alvinegro, por sinal, foi marcado por Miracatu, a primeira atleta proveniente das categorias de base a balançar a rede pelo time profissional clube.

Na sequência, o Timão acabou superado pelo São Paulo, por 3 a 0, reencontrando o caminho da vitória apenas na rodada seguinte, contra o Pinda, aplicando um 2 a 0. O último compromisso alvinegro neste cenário foi contra o Palmeiras e acabou em derrota por 2 a 0.

O grande problema da equipe alvinegra no torneio se deu exatamente neste período. As derrotas em si talvez não prejudicassem tanto o Corinthians se não fossem contra adversários diretos na briga pela classificação - com exceção do Pinda. O encontro dos clássicos no estadual com a reta final do Brasileiro, inclusive, foi motivo de reclamação de Arthur Elias - que se viu censurado ao ter sua fala não exibida pela FPF.

Para retomar

Depois da final do Brasileiro, o Corinthians teve mais um compromisso antes de o campeonato ser paralisado para a disputa da Libertadores. O duelo, já com as titulares de volta, foi na Fazendinha, contra o São José, e acabou em triunfo por 2 a 0.

Ainda resta esperança

O Corinthians retornou do torneio continental ainda com chances de classificação no estadual, mesmo que estas fossem baixas. Para seguir no torneio, o Timão precisava ser impecável, vencer todos os jogos, e torcedor contra seus adversários na briga por posição.

Em quatro jogos, a equipe buscou as quatro vitórias que precisava: aplicou placares de 4 a 1 contra o Realidade Jovem; 1 a 0 contra o Santos; 1 a 0 diante do Red Bull Bragantino e 5 a 0 frente ao Taubaté.

Na última rodada, no entanto, a combinação de resultados de outros jogos fez com que o desempenho corinthiano não fosse o suficiente para a classificação. Por conta de um gol a menos no saldo de gols, o critério de desempate, a equipe alvinegra não garantiu vaga na semifinal do torneio, ficando em quinto lugar. A colocação levou o Timão à disputa da Copa Paulista, da qual acabou campeão.

Veja mais em: Corinthians Feminino e Campeonato Paulista.

Veja Mais:

  • Claudinei Alves esclareceu as contratações para a base alvinegra em entrevista a Marcelinho Carioca

    Diretor do Corinthians explica número de contratações na base e detalha categorias intermediárias

    ver detalhes
  • Atacante da base faz forte desabafo ao anunciar saída do Corinthians

    Atacante da base faz forte desabafo ao anunciar saída do Corinthians: 'Fui impedido de entrar no CT'

    ver detalhes
  • Cleidson Augusto Cruz (dono da Taunsa) num dos camarotes da Neo Química Arena

    Taunsa volta a ter pedido de gratuidade em ação do Corinthians negado; veja a situação do processo

    ver detalhes
  • Corinthians atrasa parcela referente à compra de Félix Torres

    Corinthians atrasa parcela referente à compra de Félix Torres; veja valor

    ver detalhes
  • Augusto Melo, Sergio Moura e André Murilo, CFO da VaideBet

    Patrocinadora envia notificação extrajudicial ao Corinthians e fala em 'escândalo'

    ver detalhes
  • Corinthians deve ser amplamente desfalcado em clássico contra o Santos

    Corinthians deve ser amplamente desfalcado em clássico contra o Santos; veja provável time

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: