Venha fazer parte da KTO
x

O que aconteceu com os goleiros que jogaram a Copinha na 'Era Cássio'?

7.2 mil visualizações 27 comentários Reportar erro

Cássio chegou no Corinthians em 2012 e de lá para cá diversos goleiros foram promovidos ao time principal, mas poucos tiveram chances

Cássio chegou no Corinthians em 2012 e de lá para cá diversos goleiros foram promovidos ao time principal, mas poucos tiveram chances

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Cássio Roberto Ramos, ou apenas Cássio, chegou ao Corinthians em 2012 após uma passagem sem sucesso na Europa. De lá para cá se consolidou como um dos maiores ídolos da história do clube e agora se prepara para sua 11ª temporada junto ao Time do Povo.

Neste tempo, ocorreram nove edições de Copinha, com o Timãozinho vencendo em 2012, 2015 e 2017 e revelando alguns atletas no caminho, como Malcom, Claudinho e mais recentemente, Robert Renan. Mas e no gol?

Acontece que o camisa 12 acabou gerando uma dinastia embaixo das traves alvinegras, não deixando - de forma involuntária, é claro - que nenhum jovem goleiro conseguisse ter sequência na posição. Ainda, o arqueiro contou por muito tempo com Walter sendo seu reserva imediato, o que não facilitava a vida desses garotos.

Tendo isso em mente, o Meu Timão te mostra, torcedor, o que aconteceu com cada goleiro titular da Copinha que passou por essa 'Era Cássio'. Confira!*

*Antes de iniciar a lista, vale lembrar que a edição de 2021 da Copinha foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19. Portanto, o ano será ignorado na contagem.

2012 - Matheus Vidotto

Matheus Vidotto no treino da manhã desta sexta-feira no CT Joaquim Grava

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Goleiro titular da sétima conquista da Copa São Paulo, Matheus Vidotto tinha 19 anos na época. Aliás, um fato curioso é que Matheus não tem sua medalha da Copinha. Isso porque José Marin, até então vice-presidente da CBF, roubou sua medalha e o guarda-redes nunca a recebeu novamente.

Logo após vencer a competição, passou a integrar o elenco comandado por Tite, estreando profissionalmente em 2016, contra o São Bento, pelo Campeonato Paulista. A derrocada do goleiro no Parque São Jorge ocorreu em 2017, quando Carille escalou Caíque França, também da base, em seu lugar em uma partida contra o Athletico-PR. Naquele momento, o goleiro teria dito que se não fosse titular, preferia ser negociado.

Depois desse ato de rebeldia, Matheus foi afastado do elenco até o fim de seu contrato, que iria até o fim de 2018. Atualmente, defende a camisa do Tokyo Verdy, do Japão.

2014 - Henrique

Henrique (esquerda) foi companheiro de Pedro Henrique (direita), que hoje está no Athletico-PR, na base

Henrique (esquerda) foi companheiro de Pedro Henrique (direita), que hoje está no Athletico-PR, na base

Agência Corinthians

Titular daquele time, Henrique foi muito criticado após ser expulso na final contra o Santos. O Corinthians perdeu aquele jogo por 2 a 1.

Depois, não chegou a ter chances no elenco profissional, apenas participando de alguns treinos. Após deixar o clube, rodou por diversos times de menor expressão. Encerrou sua carreira em 2019, vestindo a camisa do Costa Rica EC, do Mato Grosso do Sul.

2013 e 2015 - Caíque França

Caíque França no treino do Corinthians no CT Joaquim Grava

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Sendo titular nos anos de 2013 e 2015, inclusive conquistando o troféu em sua segunda participação, Caíque França terminou a competição bastante valorizado, sendo até promovido ao time principal.

Estreou profissionalmente em 2016, no dia da despedida de Tite. Na ocasião, Cássio, Walter e Matheus Vidotto estavam lesionados, sobrando para o arqueiro de até então 21 anos. Depois, somou alguns jogos em 2017 e 2018, sendo emprestado para o Oeste nas temporadas 2019 e 2020. A primeira passagem pelo clube paulista terminou com ele não aceitando ser reserva da equipe, mas em seu retorno ele teve bastante destaque na campanha do time na Série B do Campeonato Brasileiro.

Quando retornou, passou 2021 no banco alvinegro, sem conquistar chances. No ano seguinte, após 18 anos de Corinthians, acertou sua ida para a Ponte Preta. Por lá, foi um dos destaques do time na campanha da Série B e se prepara para a temporada 2023.

2016, 2017 e 2018 - Filipe

Filipe atuou no Corinthians entre 2016 e 2021

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Goleiro titular da equipe em quatro edições, Filipe nasceu no Rio de Janeiro e desembarcou no Parque São Jorge em 2015, na época, com 16 anos. Após a última disputa, passou a integrar o elenco profissional do Timão, mas como Walter ainda estava no plantel, sequer estreou profissionalmente.

Depois, em 2019, passou a defender também a equipe Sub-23 visando manter o ritmo. No ano de 2020 foi emprestado ao Paraná e em 2021 ficou integralmente na equipe de aspirantes.

Seu contrato junto ao Corinthians chegou ao fim naquele ano e atualmente ele atua no Maringá, time que disputa a primeira divisão do Campeonato Catarinense.

2019 - Diego Riechelmann

Diego Riechelmann abandonou a carreira de jogador de futebol

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Natural de Santos, o arqueiro nascido em 1999 chegou no Parque São Jorge em 2016, para atuar no Sub-20. No entanto, acabou sendo reserva de Filipe maior parte deste tempo.

Foi só na temporada de 2019 que conseguiu se firmar como titular da posição, atuando naquela Copa São Paulo. No ano seguinte, passou a integrar a categoria Sub-23, nunca fazendo parte do time profissional.

Atualmente, Diego Riechelmann não é mais jogador de futebol. Após deixar o clube, no fim de 2020, o goleiro optou por encerrar a carreira e cursar medicina veterinária.

2020 - Guilherme Castellani

Goleiro Guilherme Vicentini em treino desta segunda no CT

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Titular da equipe que disputou a Copinha pré-pandemia, Guilherme Castellani fez boa parte de sua formação no Parque São Jorge. Após a disputa daquela edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, passou a integrar a equipe Sub-23 e participar de alguns treinamentos com o time principal.

Com a saída de Walter em 2021 e a exclusão do time de aspirantes, passou a integrar o elenco profissional. Depois, em julho de 2022, deixou o Corinthians para acertar com o Akritas Chlorakas, do Chipre, onde joga atualmente.

2022 - Alan Gobetti

Alan Gobetti em ação durante treino do Corinthians de olho na final da Copa do Brasil

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O goleiro nascido em 2001 sempre esteve frequente na base corinthiana, mas não acumulou tantos jogos até 2021, quando se tornou titular após diversos jogadores foram promovidos ao time profissional.

Foi o titular da Copinha de 2022 e depois promovido ao time principal, sendo inscrito nas principais competições da temporada.

Com contrato até junho de 2023, Alan Gobetti foi emprestado à Inter de Limeira para disputar o Campeonato Paulista - mais especificamente, até abril. Quando retornar, o arqueiro tem futuro indefinido no Parque São Jorge.

2023 - Kauê

Kauê foi decisivo em decisão de pênaltis

Rodrigo Gazzanel/ Ag.Corinthians

Vale citar o jovem Kauê, titular desta edição da Copa São Paulo. O atleta nascido em 2004 frequenta o Parque São Jorge desde o Sub-15 e acumula convocações para a Seleção Brasileira.

Com contrato até junho de 2024 e ainda tendo idade para base, o goleiro é frequentemente chamado para participar de treinos no time principal. Com isso, deve ter chances embaixo das traves alvinegras futuramente.

Veja mais em: Base do Corinthians, Copinha, Cássio, Matheus Vidotto, Filipe, Caíque França, Alan Gobetti e Guilherme Vicentini.

Veja Mais:

  • Yaya comemorando gol marcado pelo Corinthians no último jogo das Brabas na Fazendinha

    Corinthians recebe Fluminense na Fazendinha para manter liderança no Brasileiro Feminino; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians deve contar com mudanças diante do Fluminense, no domingo, às 16h

    Corinthians encerra preparação para encarar o Fluminense pelo Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • 15% dos direitos de imagem devidos em 2023 não são discriminados no balanço financeiro do Corinthians

    Corinthians 'omite' 15% dos valores devidos em direito de imagem no balanço financeiro de 2023

    ver detalhes
  • Beto, William e Kaio Henrique haviam sido afastados recentemente

    Diretoria do Corinthians volta atrás e reintegra jogadores do Sub-20

    ver detalhes
  • O Conselho Fiscal e o Conselho de Orientação sugeriram a aprovação das contas de 2023 do Corinthians, mas com ressalvas

    Órgãos fiscalizadores do Corinthians sugerem aprovação das contas de 2023 e apontam ressalvas; veja

    ver detalhes
  • Economista analisou a gestão de Duilio Monteiro Alves no Corinthians

    Economista analisa dívida do Corinthians na gestão Duilio e aponta o que poderia ter sido melhor

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: