Venha fazer parte da KTO
x

‘Corinthians, Minha História’ narra a criação do clube no “ano em que o mundo iria acabar”; confira

1.3 mil visualizações 17 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

O time inglês Corinthian, inspiração para o nascimento do clube brasileiro, durante vinda ao Brasil em 1910

O time inglês Corinthian, inspiração para o nascimento do clube brasileiro, durante vinda ao Brasil em 1910

Reprodução

Na última sexta-feira, o Corinthians publicou mais um episódio da série ‘Corinthians, Minha História’ nas redes sociais. Desta vez, o Fernando Wanner contou em detalhes, com uma narração arrepiante, a criação do clube no “ano em que o mundo iria acabar”. Segundo o historiador, um rumor, de que o Cometa Halley atingiria a Terra, precedia o fim do planeta em 1910, mesmo ano da fundação do Timão.

Tudo começou no ano em que o mundo ia acabar. Tudo começou em 1910. O rumor pelo planeta inteiro, nos jornais, diziam que o grande Cometa Halley iria espalhar um rastro tão gigantesco na atmosfera que as pessoas iam morrer asfixiadas pela cauda do cometa. Naquela época, o povo acreditava que o mundo iria chegar ao fim. Mas no Bom Retiro, um bairro operário da cidade de São Paulo, capital paulista desse imenso país, um grupo de operários se conhecia no areal do Bom Retiro, na beira do Rio Tietê, num jogo de várzea de futebol”, iniciou o historiador na narração do vídeo - veja a publicação abaixo.

“Os operários eram excluídos da Liga Paulista. Para eles, restavam o futebol de várzea, o futebol de improviso, o futebol onde um menino de 15 anos chutava uma laranja bahia, a maior laranja da feira. Era uma brincadeira infantil que tomava vulto. Era um sonho juvenil que tomava forma. Antônio Pereira chegou em Rafael Perrone e confabulou uma ideia. Criaram um clube de operários que pudesse mudar a história do futebol brasileiro. Iluminados pelo Cometa, eles tiveram a brilhante ideia de criar o Corinthians Paulista, o time do povo”, continuou Fernando.

O episódio narra com muita emoção a coincidente criação do clube, um dos maiores do Brasil, justamente no ano em que muitos acreditavam que seria o último do planeta. A alcunha de Time do Povo veio logo no nascimento, já que operários foram responsáveis pelo início da vida do Timão em São Paulo, na várzea, contrariando o futebol de elite que se alastrava no país naquela época.

“O time que iria mudar a história dos esportes do Brasil. Além do futebol, a ideia deles era popularizar todos os esportes olímpicos. E assim a semente foi plantada. E assim a árvore floresceu, com as suas raízes profundas em solo fértil. O Corinthians Paulista gerou frutos que perpetuaram por toda a eternidade. Desde 1º de setembro, eternamente em nossos corações. Viva o Corinthians Paulista!”, completou a narração.

Vale lembrar que o clube brasileiro nasceu de uma inspiração ao Corinthian, da Inglaterra, time de várzea que fazia excursões internacionais naquela época e em 1910 esteve presente no Brasil. Um grupo de operários, então, colocou o nome de Corinthians Paulista para relembrar a passagem dos ingleses.

O ‘Corinthians, Minha História’ teve início ainda em 2022. A série busca mostrar em detalhes a grande história do time alvinegro. Para os torcedores, é válido acompanhar as narrativas para se informar sobre as raízes em que o clube se fundou.

Confira a postagem feita pelo Corinthians nas redes sociais

Veja mais em: História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians venceu o Argentinos Juniors na noite desta terça-feira

    Corinthians aproveita presentes, goleia Argentinos Juniors e está no mata-mata da Sul-Americana

    ver detalhes
  • Cássio durante aquecimento do jogo entre Corinthians e Argentinos Juniors

    Cássio mantém suspense sobre futuro no Corinthians e promete falar 'no momento certo'

    ver detalhes
  • Romero acabou sendo o pior avaliado entre os titulares do Corinthians

    Artilheiro da noite é eleito craque em vitória na Sul-Americana e atacante leva a pior; veja notas

    ver detalhes
  • António Oliveira aprovou o desempenho da equipe diante do Argentinos Juniors

    António Oliveira aprova goleada do Corinthians e vê elenco no caminho certo após críticas

    ver detalhes
  • António Oliveira comemora um dos gols do Corinthians na vitória sobre o Argentinos Juniors

    Fiel elogia 'feijão com arroz' de António Oliveira em vitória do Corinthians na Sul-Americana; veja

    ver detalhes
  • Yuri Alberto iguala Jadson e se torna quarto maior artilheiro da Neo Química Arena

    Yuri Alberto iguala Jadson e se torna quarto maior artilheiro da Neo Química Arena; veja lista

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: