Venha fazer parte da KTO
x

Você sabe por que os jogadores usam 'top' no dia a dia? Coordenador do Corinthians explica aparato

980 visualizações 15 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Yuri Alberto também comentou sobre a utilização do colete, também chamado de top

Yuri Alberto também comentou sobre a utilização do colete, também chamado de top

Reprodução / Corinthians TV

O dia a dia dos jogadores é acompanhado de perto por diversos tipos de tecnologia, e no Corinthians não é diferente. Uma delas é o colete, também chamado de top ou "sutiã", que exerce papel fundamental para a comissão técnica.

Em entrevista à Corinthians TV, nesta sexta-feira, Walmir Cruz, coordenador de performance do Timão, destrinchou a importância do aparato para obter as métricas de alta performance. De acordo com o profissional, é com base no equipamento que os GPSs ficam "conectados" aos atletas, facilitando a coleta de dados em cada atividade.

"Utilizamos esse colete aqui, que é o acessório que o atleta usa, pode chamar de top também. Você coloca o dispositivo do GPS aqui dentro, e esse GPS vai marcar todas as métricas que o atleta está fazendo, tanto no treino quanto no jogo. Existe alguns tops que você consegue pegar a frequência cardíaca também. As métricas são distância total, aceleração, desaceleração, mudança de direção. O GPS proporciona online para a pessoa que está controlando esse aparato", comentou Walmir.

Em meio a rotina de jogos do calendário nacional, a comissão técnica tenta ter em mãos o maior número de informações, além da precisão nos dados. Walmir Cruz destacou também a relevância para prevenir lesões, com os controles específicos para cada período do tempo, variando de jogador para jogador.

"Serve para fazermos o controle de carga. Para cada treino, estabelecemos uma distância total. Um exemplo: 4.500m o atleta precisa fazer com uma velocidade de 15 km/h a tantos metros, então conseguimos online, na hora, ver se o atleta está correspondendo o que foi programado para ele. É um controle diário para sabermos se conseguiram chegar à meta estabelecida para eles, semanal, quinzenal, mensalmente. Temos controle total em cima disso para o atleta trabalhar em cima do que foi programado e prevenindo lesões", disse.

O Corinthians, como exibido na última quinta-feira, possui uma rotina minuciosa para entender e avaliar as condições físicas dos jogadores antes, durante e depois dos treinamentos. Leandro Spigolon, fisiologista do clube, detalhou a integração dos trabalhos junto às atividades propostas pela comissão técnica.

"Aqui temos condições de monitorar todas as métricas, tanto de deslocamento quanto de resposta da frequência cardíaca. Para cada parte do treino, nós olhamos para um indicador diferente. Temos três sessões, partes diferentes do treino acontecendo ao mesmo tempo e, para cada uma delas, passamos um feedback diferente para a comissão diante daquilo que o treinador precisa como indicador físico para cada objetivo. Todos estão monitorados, porque têm um plano para o dia, então vamos dando feedback se já atingiram o que precisam desenvolver para o retorno ao grupo", explicou.

A peça utilizada pelos jogadores foi elogiada por Yuri Alberto. O atacante, artilheiro do Corinthians na temporada, com 11 gols, falou sobre as diferentes funções do colete e a ajuda dos números para o trabalho de outros setores no clube.

"Para o pessoal da fisiologia é ainda mais importante coletar dados nossos durante os treinos e jogos. O colete é muito legal, tem alguns que pegam batimento cardíaco, frequência, pega tudo. É um número muito importante para nossa carreira e os fisiologistas que gostam bastante dos números", comentou.

O elenco comandado por António Oliveira segue em preparação para o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, na quarta-feira, às 20h, contra o América-RN, na Neo Química Arena. O grupo ganhou uma baixa significativa, já que o goleiro Cássio, segundo jogador que mais vestiu o manto alvinegro, acertou sua rescisão contratual.

Veja mais em: Yuri Alberto, Departamento Médico, Treino do Corinthians e Youtube do Corinthians.

Veja Mais:

  • Gabriel Moscardo voltará a usar a camisa 44 no Corinthians após ter sido inscrito no Brasileirão restando um mês para o término do contrato dele com o Timão

    Moscardo retoma número de estreia no profissional e tem sete jogos para se despedir do Corinthians

    ver detalhes
  • Carlos Miguel, na visão da torcida, foi o 'funcionário do mês' de maio no Corinthians

    Goleiro do Corinthians é eleito ‘funcionário do mês’ de maio pela torcida; veja todas as notas

    ver detalhes
  • Corinthians recebe o Botafogo às 21h, na Neo Química Arena

    Corinthians recebe o Botafogo em busca de manter embalo para retorno do Brasileirão; saiba tudo

    ver detalhes
  • Ao todo, 15 jogadores deixaram a base do Corinthians em 2024, além de outros dois que foram emprestados

    Reformulação? Base do Corinthians registra quase o dobro de chegadas que saídas em 2024; compare

    ver detalhes
  • O Corinthians é o segundo melhor colocado na classificação geral da Sul-Americana

    Corinthians pode ter vantagem em quase todo o mata-mata da Sul-Americana; entenda

    ver detalhes
  • Amaral faleceu nesta sexta-feira

    Amaral, ex-zagueiro e campeão Paulista pelo Corinthians, morre aos 69 anos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: