Paulista 2009 - São Paulo 1 x 1 Corinthians

Time misto de um lado, mistério e força máxima do outro. São Paulo e Corinthians deram importância diferente para o esperado clássico deste domingo, no Morumbi, mas saíram com um ponto cada ao empatarem por 1 a 1 no truncado jogo que teve três expulsões e encerrou uma semana marcada pela polêmica dos ingressos. Do lado de fora do campo, o saldo foi negativo: pelo menos 30 pessoas ficaram feridas após confronto entre polícia e corintianos.

Poupando-se para a estreia na Copa Libertadores, nesta quarta-feira, diante do Independiente de Medellín, o São Paulo preservou diversos titulares diante do arquirrival, que por sua vez se preocupou mais em fazer mistério, com direito a treino secreto e escalação confusa antes da partida.

Mesmo sem sua força máxima, o time tricolor foi superior em praticamente todo o jogo, mas só chegou ao gol com Borges, que saiu do banco de reservas, no segundo tempo. No entanto, quando a torcida tricolor já debochava dos rivais, André Santos conseguiu o empate após passe de Boquita, também suplente neste domingo.

Com o resultado, o Corinthians segue na vice-liderança do Campeonato Paulista, agora com 18 pontos. O São Paulo aparece logo atrás, com 17. Por jogar boa parte do confronto com um jogador a menos e exibir futebol ruim, o time alvinegro saiu no lucro. A equipe tricolor, apesar de lamentar a igualdade concedida no final, pelo menos guardou energia para a Libertadores.

''Era importante sair daqui, jogando fora de casa, com no mínimo um ponto, já que eles não nos ultrapassam e nós continuamos pontuando'', opinou Mano Menezes. Borges, por sua vez, lamentou o vacilo no final. ''A gente recuou um pouco depois do gol, não poderíamos ter feito isso'', resumiu o atacante, que anotou seu primeiro gol neste Paulista.

Após a partida, a notícia ruim. Uma confusão entre policiais e torcedores corintianos deixou cerca de 30 pessoas feridas. Pelo menos dez ambulâncias levaram torcedores machucados para hospitais próximos. A confusão ocorreu na saída dos corintianos do Morumbi.

Em campo, o clássico começou brigado. Se durante a semana os clubes travaram batalha de comunicados oficiais sobre a polêmica dos ingressos, em campo a disputa começou bastante faltosa. Em cinco minutos, o árbitro já havia marcado sete infrações. Quando a bola pôde rolar por mais tempo, o time misto do São Paulo mostrou vantagem.

Mesmo com três zagueiros, o Corinthians viu o ataque tricolor encontrar espaços em sua defesa. A sorte alvinegra foi que André Lima errou as finalizações nas duas chances que teve. O Corinthians até que tentou dar o troco na base da velocidade, mas errou demais.

Algumas falhas foram verdadeiras trapalhadas. André Santos e Morais tropeçaram na bola. Eles só não superaram Túlio. Após tentar cavar pênalti, o volante alvinegro foi provocado por André Dias (verbalmente e em um esbarrão) e revidou com um soco na altura da barriga do zagueiro. O gesto foi visto pela arbitragem e Túlio recebeu o cartão vermelho aos 38min.

Melhor para o São Paulo, que continuou sobrando em volume de jogo. ''Com um homem a mais, temos que rolar mais a bola e ter paciência, só não podemos ir de qualquer jeito para cima'', avaliou Bosco no intervalo, após um primeiro tempo de pouco trabalho.

O corintiano Jean, por sua vez, passou a ver possibilidade de um empate com bons olhos. ''Clássico com 11 contra 11 já é difícil, com um a menos é ainda mais complicado. Vamos tentar acertar no intervalo para levarmos pelo menos um ponto para casa.''

Mal em campo, Morais foi substituído por Souza no intervalo. O São Paulo também mexeu pouco depois e aumentou seu poder ofensivo com as entradas de Hernanes e Borges. Deu certo, mesmo diante da expulsão de Wagner Diniz. Após bonita jogada pelo meio, iniciado por Hernanes, Borges aproveitou passe de Dagoberto e abriu o placar aos 30min.

Mas os reservas do Corinthians também brilharam. Mais precisamente, o garoto Boquita. Substituto de Douglas, o garoto fez boa jogada para André Santos, que saiu na cara de Bosco e empatou aos 35min. Logo em seguida, o próprio lateral-esquerdo também foi expulso, deixando o Corinthians com nove. O São Paulo pressionou no final, mas não conseguiu retomar a vantagem no placar.

Comentários

  • 1000 caracteres restantes
fechar

Mais vídeos

Frame do vídeo

Paulista 2009 - Guaratinguetá 1 X 3 Corinthians

Compartilhar

Promover no Orkut
Comentar