Venha fazer parte da KTO
x
A vaga na final da Sul-Americana foi decidida ainda em São Paulo
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

A vaga na final da Sul-Americana foi decidida ainda em São Paulo

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

1.9 mil visualizações 61 comentários Comunicar erro

A vaga na final da Sul-Americana foi decidida ainda em São Paulo

Corinthians joga com raça, mas é eliminado na Sul-Americana pelo Independiente del Valle

Foto: Daniel Augusto Jr/ Ag Corinthians

Hoje é seu aniversário, Carille, mas vamos falar sério? Como adultos, sabemos que você não foi um bom menino e, portanto, não merece parabéns algum!

É com muita tristeza que venho aqui, mais uma vez, questionar seu posicionamento tanto como treinador, quanto como ser humano. Quero, então, pontuar alguns acontecimentos que, na minha opinião, foram cruciais para a eliminação dessa quarta-feira.

O Del Valle foi o melhor visitante

É o que dizem os números. E não é só por eles terem ganhado em São Paulo e o Corinthians apenas empatado em solo estrangeiro. Vamos fugir da obviedade e analisar mais profundamente.

Corinthians 0x2 Independiente del Valle

Corinthians Del Valle
Posse de Bola 51,5% Posse de bola 48,5%
Passes certos 389 Passes certos 272
Passes errados 45 Passes errados 31
Gols 0 Gols 2

Absurdamente em casa, o Corinthians errou mais passes que o time visitante. Mais que isso, não conseguiu balançar as redes em seus domínios e foi engolido pelo rival.

Independiente del Valle 2x2 Corinthians

Del Valle Corinthians
Posse de Bola 61,2% Posse de bola 38,8
Passes certos 358 Passes certos 215
Passes errados 16 Passes errados 32
Gols 2 Gols 2

Notam a diferença? Eles seguram mais a bola em seus domínios, erram menos passes e fazem gols! O Corinthians não foi mal nessa partida, mas em comparação ao jogo que o Del Valle fez no Brasil, foi inferior nitidamente.

Carille falou demais

O Corinthians cedeu a vaga não quando perdeu na Arena, isso contribuiu, é claro, mas acabou de vez com todas as chances de classificação quando o treinador da equipe jogou a culpa dos garotos do time.

"Jogo de imposição física, de nego malandro. A gente com muito menino em campo. E que tem que entrar em campo para aprender. Dificuldade do Pedrinho, Vital, marcação forte, jogo de Sul-Americana. Foi o time que deu resposta após a Copa América. Mas hoje as coisas não funcionaram"

Viram? Em momento algum ele assume que também teve dificuldades, principalmente em desfazer o nó tático que tomou do treinador do time equatoriano.

Vamos aos números? Peguemos então as notas da torcida de Pedrinho e Vital durante os 14 jogos em que o Corinthians permaneceu invicto.

Mateus Vital Pedrinho
COR 2X2 CEA 6,4* Não jogou
COR 1X0 CAM 9,6* 6,8
FLU 1X1 COR 7,7 8,9*
AVA 1X1 COR Não jogou Não jogou
COR 0X0 FLU 5,4 4,5
COR 2X0 BOT 8,6 9,6*
INT 0X0 COR Não jogou 3,6
COR 2X0 GOI 6,4 7,3
COR 1X1 PAL 5,2 5,8
MVW 1X2 COR 8,4 Não jogou
FOR 1X3 COR 7,2 9,5*
COR 2X0 MVW 6,4 8,9
COR 1X1 FLA 3,8 7,1
COR 1X0 CSA Não jogou 5,6

*Craque da partida

De 14 duelos, em cinco, ou Pedrinho ou Vital foram os craques da partida. Em muitas atuações ruins, um deles ou os dois não jogaram. Coincidência?

Falar a verdade tem seu preço

Após a infeliz colocação do treinador alvinegro, Mateus Vital pagou o preço por discordar.

"Não, ninguém sentiu pressão, não. Faz parte. Por que pressão? Pegamos o Fluminense e jogamos, Fluminense é uma equipe grande, confronto parecido com esse, ninguém sentiu pressão nenhuma", disse Vital.

Resultado? O garoto foi sacado dos duelos contra o Bahia e o jogo de volta diante o Independiente del Valle, no Equador.

Muitos veteranos do elenco também não concordaram com Carille e saíram em defesa dos garotos.

"Eu fiquei sabendo hoje. Não procuro me estender esse tipo de assunto. As pessoas fantasiam demais as coisas. Cobranças vão para os mais novos e mais velhos, pois está todo mundo em busca dos mesmos objetivos. Se Carille citou Pedrinho ou Vital, eles não jogam sozinhos. Tem a gente, os que estão no banco e cobrança é igual para todos. Todos nós fizemos um jogo ruim e por isso perdemos por 2 a 0 dentro da nossa casa", afirmou Love.

Coincidência ou não, Boselli também sentiu na pele as consequências de contrariar o treinador. Sacado de várias partidas e preterido até por Gustavo - que voltava de lesão - o jogador, misteriosamente, foi perdendo espaço.

"Nós temos que melhorar muito. Não estamos jogando bem. Temos que trabalhar muito se quisermos crescer nos campeonatos. Assim, jogando desse jeito, creio que não conseguiremos nada. Temos mais umas semanas para trabalhar e nos acertar", declarou na saída de campo no duelo contra o Botafogo-SP.

Questionar o trabalho e ferir o ego de Carille não é uma opção para os atletas do Corinthians, aparentemente.

O treinador perdeu o controle sobre o elenco quando preferiu transferir a responsabilidade apenas para alguns e se eximir da culpa.

Agora, cá entre nós, o Corinthians merece que uma guerra de egos saque o que ele tem de melhor para colocar em campo? Eu digo que não.

Carille não precisa ser demitido

Não sou a favor da demissão de Fábio Carille, apesar de achar que há um longo caminho para que ele retome a confiança e o respeito dos seu comandados e, principalmente, da Fiel. Acredito em continuidade de um trabalho e não vejo hoje ninguém no mercado para gerir o plantel alvinegro.

O treinador deve fazer uma autoanálise e rever seus conceitos. E isso não só como técnico, mas como pessoa.

O primeiro passo é assumir sua parcela de culpa, se retratar publicamente e seguir em frente em busca de aprimoramento profissional.

Acorda, Carille! O Corinthians é maior que você!

Veja mais em: Copa Sul-Americana e Fábio Carille.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?