Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians 1x1 Santos e Corinthians 2x1 New York City: o que têm em comum?
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Corinthians 1x1 Santos e Corinthians 2x1 New York City: o que têm em comum?

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

11 mil visualizações 26 comentários Comunicar erro

Corinthians 1x1 Santos e Corinthians 2x1 New York City: o que têm em comum?

Luan foi o autor dos dois gols do Corinthians na partida de estreia da Florida Cup

Foto: Daniel Augusto Jr/ Ag Corinthians

Na noite desta quarta-feira, o Corinthians estreou na temporada 2020. A Fiel estava ansiosa e curiosa para ver qual seria a postura da equipe de Tiago Nunes. Mais que atuações individuais, o torcedor queria mesmo era saber se o time continuaria apático ou proporia o jogo ante um adversário tão inferior tecnicamente.

Eu diria que o Timão ficou no segundo caso. Muito embora o adversário não oferecesse tanta resistência assim, o Corinthians ditou o jogo, até mesmo quando trocou todos os 11, no segundo tempo.

"Ai, mas, Ana Paula, o New York City é muito ruim" e o Dell Vale, era um primor? O Guaraní, do Paraguai, era tão bom assim? O Colo-Colo? Nossas últimas eliminações em competições internacionais foram diante de adversários menosprezados previamente. Jogos em que nem sequer impomos ritmo por sermos superiores em termos técnicos.

Mas um primeiro duelo de temporada, não valendo nada, serve de parâmetro?

Corinthians 1x1 Santos - Amistosos 2019

13 de janeiro de 2019 foi a data de estreia do Timão na temporada que se findou. O adversário, bem mais difícil que o de ontem, foi o Santos. O time do então treinador Fábio Carille ficou no empate com a equipe da baixada santista.

E os comentários pós-jogo, querem ver?

Opinião da torcida

Reprodução Internet

Aqui uma opinião equivocada, até porque sabemos que nenhum desses jogadores elogiados nela renderam algo. Mas sabe como foi a maioria dos outros posts? Veja você mesmo.

Opinião da torcida

Reprodução Internet

Opinião da torcida

Reprodução Internet

Opinião da torcida

Reprodução Internet

O craque da partida, segundo votação de vocês, foi Gustavo, com 9,1. O atacante foi seguido por Andrés Luís, com 8,2 e Fábio Carille ganhou 7,6.

Corinthians 2x1 New York City - Florida Cup 2020

Mesma história, primeiro jogo de temporada e vemos alguns comentários naquele estilo 8 ou 80. Mas temos também torcedores mais comedidos.

Opinião da torcida

Reprodução Internet

Opinião da torcida

Reprodução Internet

Opinião da torcida

Reprodução Internet

Nas notas da torcida, Luan, autor dos dois gols, levou 9,8. Em segundo lugar dos atletas veio outro reforço: Cantillo. O meia somou 8,4. Outro estreante, o treinador Tiago Nunes, ganhou 8,7.

Pelos comentários do ano passado, a Fiel não está tão errada assim.

Obviamente devemos ser cautelosos, saber que a equipe deve oscilar e ter paciência. Paciência principalmente porque o treinador quer implantar um novo estilo de jogo, estilo esse que vai sim ser mais vazado.

New York City e Santos estão anos luz de distância em termos técnicos, mas a Fiel não é boba.

O que vi ontem, basicamente, foi um time tentando propor o jogo. Um meio-campo mais qualificado, principalmente com as chegadas de Luan e Cantillo.

Luan, diferenciado, tem tudo para ser comandante do meio-ataque e Cantillo, com bons passe e visão, pode ser aquele desafogo no meio. O cara que faz essa transição, tão perdida nas últimas duas temporadas.

Tiago Nunes terá muito trabalho pela frente. A equipe titular não deve ser essa.

Não vejo Ramiro com potencial para ser dono da vaga, assim como não vejo Pedrinho fora dos 11 iniciais. Pedro Henrique, no meu time, não seria titular. Digo isso não pelo jogo de ontem, mas pelo seu histórico no Corinthians. Falha feio em momentos pontuais. O duelo contra o Santos, na estreia do ano passado, é um exemplo. A vaga de primeiro volante ainda é uma incógnita. Janderson tem que melhorar e Madson pode ser boa opção. Sidcley precisa, urgentemente, entrar em forma. Davó, o tão polêmico contratado - que não tem culpa de nada, afinal -, mostrou muita vontade. Se trabalhar o nervosismo, quem sabe não vire uma válvula de escape pelas beiradas. Lucas Piton é visto com bons olhos por mim.

E é isso, nação. Um primeiro jogo pode sim causar impressões erradas, mas vocês mostraram que sabem das coisas e eu acho que as opiniões de ontem não vão fugir muito da realidade que nos espera pela temporada 2020.

Lembrando sempre é claro, que toda mudança quebra alguns ovos. O Corinthians deve perder uma aqui e outra ali para ganhar algo mais para frente. Paciência deverá ser a palavra-chave para reger esse nosso 2020, mas as perspectivas são boas e melhores que nas duas últimas temporadas.

Veja mais em: Florida Cup.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?