Nos moldes da Premier League, Corinthians receberia mais que Flamengo em direitos de transmissão

Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

ver detalhes

Nos moldes da Premier League, Corinthians receberia mais que Flamengo em direitos de transmissão

Coluna do Danilo Augusto

Opinião de Danilo Augusto

10 mil visualizações 90 comentários Comunicar erro

Nos moldes da Premier League, Corinthians receberia mais que Flamengo em direitos de transmissão

Proposta do Esporte Interativo pode ser interessante para o Corinthians

Foto: Meu Timão

Após muito rumores, o canal Esporte Interativo se pronunciou e anunciou de vez que quer mesmo entrar na concorrência para disputar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Só que apenas para a edição 2019 (até 2018 a Globo já comprou tudo) e só para a TV fechada, ou seja, TV aberta e Pay Per View continuariam com a Rede Globo.

A emissora vem investindo pesado na busca de uma parcela do público fã de esportes no Brasil. Em carta aberta, promessas são feitas de uma divisão mais igualitária entre os clubes, além de respeito aos Naming Rights de estádios e times, afim de melhorar a receita entre os participantes do campeonato.

Para os clubes de menor expressão, a notícia agrada demais. Hoje a divisão de receitas é baseada no número de torcedores que cada clube tem. Times do Rio Grande do Sul, Minas e até mesmo o Santos, ganham uma fatia do que o Corinthians e Flamengo recebem com direitos de transmissão.

Mas isso quer dizer que o Esporte Interativo vai pagar menos para o Corinthians? Não necessariamente. Até agora, ninguém falou sobre números oficiais, mas se o Corinthians lucra hoje 20 moedas pela TV fechada e passar a ganhar 30 moedas, pouco importa para o clube se o Santos e Palmeiras ganhavam 10 moedas e agora ganham 25.

Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, falou uma vez disso: "os clubes não tem que lutar para o Corinthians receber menos, eles tem que brigar para eles receberem mais". A frase faz muito sentido, o Campeonato em si precisa evoluir. Mesmo com o aumento de 2016, o Corinthians ainda ganhará de TV menos da metade do que o Aston Villa receberá pela Premier League. São aproximadamente R$170 milhões para o Timão, contra R$382 milhões para o Aston Villa, a equipe que menos recebe dinheiro de TV no Campeonato Inglês.

E como funciona tal divisão da Premier League?

São três quesitos diferentes que determinam quanto cada equipe irá receber:

Quesito 1 - Divisão igualitária (50%)

Simples: 50% de todo o montante é dividido entre as 20 equipes. Não importa o tamanho da torcida, os números do Ibope, bilheteria. A divisão é igual.

Quesito 2 - Meritocracia (25%)

Trata-se de um valor dos direitos de transmissão baseado no resultado do time. No campeonato inglês deste ano, o Leicester, que faz uma ótima campanha e pode conquistar o campeonato, irá receber bem mais do que o Chelsea, fracasso na temporada. Comparando com o Brasileirão 2015, Flamengo, Vasco e Fluminense receberiam neste quesito valor menor que a Ponte Preta, porque terminaram abaixo da equipe de Campinas na tabela de classificação.

Fatia 3 - Divisão por jogos transmitidos (25%)

Se o jogo do Corinthians dá audiência e o jogo do São Paulo perde pro Ratinho na TV, é natural que a emissora, que paga uma nota pelo direito de transmissão, exiba mais jogos do Corinthians. É natural também que o Corinthians exija mais dinheiro do canal. Lá no inglês o Manchester United recebe quase o triplo disso que o Norwich City.

Então o Corinthians ganharia mais ou menos?

Baseado nos três quesitos, o Corinthians com certeza seria a equipe que mais receberia de transmissão de TV no Campeonato Brasileiro de 2015. Campeão e recordista de jogos transmitidos, o clube ficaria com uma boa parte do dinheiro de merecimento e de jogos transmitidos. De toda forma, o que devemos pensar é que se o bolo for bem maior, a fatia de todo mundo será maior também.

Coluna do Danilo Augusto

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

O que você achou do post do Danilo Augusto?