Venha fazer parte da KTO
x
Você se lembra do Corinthians no Paulistão?
Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Você se lembra do Corinthians no Paulistão?

Coluna do Jorge Freitas

Análise de Jorge Freitas

1.0 mil visualizações 20 comentários Comunicar erro

Você se lembra do Corinthians no Paulistão?

Tiago Nunes tem a missão de recuperar o Corinthians após a temporada

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A Federação Paulista de Futebol, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, definiu o retorno do Paulistão para o dia 22 de julho. Uma quarta-feira, mais de quatro meses depois da última partida realizada pelo Timão. Se você não se lembra da situação do Corinthians na competição, veio ao lugar certo.

O regulamento

O Campeonato Paulista é dividido em quatro grupos com quatro times cada, que não se enfrentam entre si na primeira fase. São 12 jogos e os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas-de-final, quando se enfrentam e definem vaga entre os semifinalistas.

O que mudou de 2019 para 2020

Na temporada do ano passado, tanto a fase de quartas quanto as semifinais seriam realizadas em duas partidas, com a volta a ser realizada no estádio do clube com melhor campanha na primeira fase. No entanto, a fim de diminuir o número de datas (e algo que veio a fazer bem em razão da pandemia) clubes e Federação se entenderam para diminuir e os confrontos dessas duas fases serão realizados em jogo único com o vencedor avançando à final, que segue em ida e volta.

A situação do Corinthians no dia 16 de março

Após empatar em casa contra o Ituano pela décima rodada, o Timão ficou em terceiro lugar no Grupo B com Bragantino, Guarani e Ferroviária. Com 12 gols marcados e dez sofridos (somente não levou gol contra Santos e São Paulo), a cinco pontos da zona de classificação e a seis do líder e sem vencer há seis rodadas, o time alvinegro precisa de uma combinação de resultados para seguir vivo na busca pelo tetracampeonato. Basicamente, precisa vencer os dois jogos e torcer para Bragantino ou Guarani não ganharem de ninguém. Se o time de Bragança empatar, a primeira posição do grupo é descartada. Se o time de Campinas ganhar e o Bragantino empatar, nem duas goleadas contra Palmeiras e Oeste salvam o Timão.

Além disso, o clube ainda está ameaçado de rebaixamento. O regulamento prevê a queda dos dois piores times para a divisão de acesso do Estadual, isso é, a A2. O Corinthians, hoje, é o décimo colocado a três pontos do Botafogo, primeiro time na zona do rebaixamento. Uma vitória simples do Timão contra o Palmeiras pode não ser suficiente para livrar matematicamente o time da queda, mas será um passo fundamental para a tranquilidade. Caso o time empate e nem Botafogo nem Ponte Preta vençam seus jogos na 11ª rodada, o Timão estará matematicamente livre.

Os jogadores

O último time a entrar em campo pelo Corinthians tinha Cássio, Fagner, Gil, Pedro Henrique e Carlos Augusto; Camacho, Cantillo (Araos) e Luan; Everaldo (Janderson), Boselli (Vagner Love) e Yony González. Desses, Love não faz mais parte do elenco, mas Jô chegou e deve disputar posição com Boselli, artilheiro do time na competição com cinco gols. Além disso, o clube contará com os retornos de Danilo Avelar e Ramiro (contundidos) e de Sidcley, que se adaptou fisicamente depois de chegar fora de forma ideal no início da temporada.

E se não se classificar?

O governador João Doria anunciou que o segundo jogo da final deve acontecer dia 8 de agosto, véspera do provável início do Brasileirão. Caso a CBF não altere a sua data, apenas os finalistas devem iniciar o campeonato depois. Já o Timão, caso fique fora da fase decisiva, terá cerca de 15 dias para recondicionar os jogadores e treinar visando o confronto em casa contra o Atlético-GO pela primeira fase do campeonato nacional.

Veja mais em: Campeonato Paulista.

Avalie esta coluna
Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?