Entre Mancini e Sylvinho (rivais no domingo), mais 77 jogos de atraso no Corinthians

Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Entre Mancini e Sylvinho (rivais no domingo), mais 77 jogos de atraso no Corinthians

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

2.8 mil visualizações 41 comentários Comunicar erro

Entre Mancini e Sylvinho (rivais no domingo), mais 77 jogos de atraso no Corinthians

Sylvinho está longe do ideal pelo Corinthians

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

Às 18h15 do próximo domingo, Corinthians e América-MG se enfrentam pela segunda rodada do returno do Brasileirão. Além da necessidade do Timão de voltar a vencer, o jogo marcará o encontro entre o atual técnico do clube e seu antecessor, na pior amostra de como foi marginalizada a importância de ter um bom treinador no comando da equipe.

Com Mancini, saímos da briga pelo rebaixamento, mas acabamos num medíocre 12º lugar no último campeonato brasileiro, além de termos sido eliminados precocemente na Sul-Americana e caído para o principal rival no Campeonato Paulista. Como se não bastasse, o treinador ficou marcado também pelo excesso de goleadas sofridas e pela dificuldade em vencer os principais rivais.

Sua saída se deu mais tarde do que deveria, mas a diretoria, que poderia se mostrar mais arrojada que a anterior (embora sejam faces da mesma moeda), preferiu investir em um treinador sem gabarito para assumir o projeto de reconstrução da nossa equipe. Entendo que a contratação de Sylvinho foi uma aposta plausível diante da recusa de Renato Gaúcho e Diego Aguirre, mas demonstrou claramente a visão limitada e caseira de quem comanda o clube há tanto tempo.

Em alguns meses, Sylvinho também foi eliminado de uma competição importante (Copa do Brasil) e não conseguiu resolver o problema inesperado da equipe em não conseguir vencer a maioria dos adversários na Neo Química Arena. Agora, com tantos reforços chegando, precisa-se estabelecer como uma meta de clara melhora de desempenho a última rodada do Brasileirão, colocando em jogo sua própria permanência caso a equipe continue com a crônica dificuldade de finalizar e a tendência natural de recuar na maioria dos jogos.

De Mancini a Sylvinho já se foram 77 jogos (45 e 22, respectivamente). Embora o aproveitamento de Mancini seja melhor que o de Sylvinho, é importante lembrar que o antigo treinador teve jogos disputados pelo Paulistão, reconhecidamente mais fácil de jogar que o campeonato nacional, mas que também não servem como justificativa para esconder as falhas do atual comandante da equipe.

Antes deles, ainda tivemos um mês com o fraquíssimo Dyego Coelho. Também tivemos Jair Ventura e Tiago Nunes. Nenhum apresentou qualquer motivo ou qualidade suficiente para estar no comando do maior clube da América do Sul, mesmo em seus tempos difíceis. Sem um treinador com gabarito, o clube patina e não é possível dizer que, tática e tecnicamente, estamos melhor agora do que antes. Tampouco é possível cravar que nosso futebol evoluiu enquanto equipe nos últimos quatro anos.

Agora, com grandes jogadores contratados, a dúvida fica exatamente no comando da equipe. Será que Sylvinho tem capacidade de fazer um time realmente competitivo se não conhecemos qualquer outro trabalho executado por ele?

De qualquer forma, foi-se um tempo perdido que, nas mãos de um treinador qualificado, renderia frutos infinitamente melhores, mesmo com jogadores limitados. Mas parece que, por aqui, as opções que se encaixam no gosto dos presidentes não costumam ser as melhores para o futebol do clube.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de ALISSON

    Alisson 7 comentários

    @alisson.rodrigues.d2 em

    Concordo com absolutamente tudo que você escreveu! É incrível como o Corinthians tem sido infeliz em suas escolhas por técnicos! Mancini sequer deveria ser cogitado aqui quando de sua contratação, um treinador com mais de 20 anos de carreira que possuí mais rebaixamentos do que títulos. Silvinho não tem gabarito, experiência, ideias; nada que o gabarite como ser técnico do Corinthians! A reconstrução do nosso clube passa necessariamente pela escolha e contratação de um técnico vencedor, com ideias táticas claras e modernas! E não vejo Silvinho (e Mancini nunca foi) com esse perfil!

  • Foto do perfil de Fernandes

    Ranking: 748º

    Fernandes 1924 comentários

    @fernandes.filho4 em

    Na Boa se tivesse como favoritar uma colunista eu favoritaria esse senhor chamado Jorge Freitas, Finalmente um Corinthiano com coluna escrevendo as coisas como são, enquanto uns falam de evolução e dias depois falam o contrário achamos um colunista de verdade nesse site, ESTAMOS PERDENDO TEMPO COM O SYLVINHO COMO ESTÁVAMOS COM O MANCINI, e não adianta os Mancinistas agora travestidos de Sylvinistas vim dizer o contrário até porque quando o prédio do Mancini caiu contra o Penarol e Palmeiras vocês também queriam ele fora, eu só quero que o real prédio o prédio do ano do Corinthians não tenha que cair mais uma vez pra trocarmos o Sylvinho!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Douglas

    Ranking: 1628º

    Douglas 1052 comentários

    41º. @douglasnunes10 em

    Mancine veio pra limpar o péssimo trabalho do Tiago Nunes, ele veio com objetivo de nos livrar do rebaixamento certo não era o técnico que querido e sim o que aceitou, novamente digo, sylvinho foi o único que aceitou apesar desse não ser técnico.
    Todos os últimos técnicos foram terríveis.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Fernando Zemetek

    Ranking: 141º

    Fernando 5749 comentários

    40º. @fernando.zemetek1 em

    Será que se tivéssemos trazido o pofexo ao invés de Sylvinho estaríamos apresentando um futebol maus competitivo e organizado?
    Em minha opinião SIM.

  • Foto do perfil de Danilo

    Ranking: 2846º

    Danilo 637 comentários

    39º. @danilo.meira1 em

    Não podemos esquecer que a safra de treinadores é fraca. Tanto é que o Portuga do Palmeiras (que estava na Grécia, Série D da Europa) se deu bem por aqui. O Vojvoda, que só dirigiu time pequeno na Argentina, também. Mas, pensando em um nome bom e consagrado, só vejo Tuca Ferretti

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 293º

    Alexandre 3686 comentários

    38º. @xandon em

    O. Grande e maior problema que vejo nesses técnicos, é o tempo que esses cara precisa para montar um time que seja no mínimo competitivo.

    Aí vejo vários comentaristas, jornalistas falar que precisa dar um tempo para o Sylvinho, o tempo que precisava dar para o Mancini, o tempo que precisava dar para Tiago Nunes, o tempo que precisava dar para o Coelho, o tempo que precisava dar para Osmar Loss, o tempo que precisava dar para o Jair Ventura.

    Não é melhor dar logo este tempo para um técnico experiênte de peso?

    Até quando vamos ficar perdendo tempo? O mesmo tempo que foram perdidos com jogadores caneludos comprados de baciadas.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 293º

    Alexandre 3686 comentários

    37º. @xandon em

    Diretoria nunca soube contratar jogadores e muito menos técnicos. E os que foram contratados, não tivemos sorte, porque todos foram fracos!

    A verdade é ultimamente não estamos dando sorte com técnicos! Agora vamos ter que esperar cair a ficha da diretoria novamente, assim como caiu nas contratações de jogadores.

    Perceberam que não adianta contratar quantidade, como contrataram no passado, e não surtiram efeitos, porque viu que não tem qualidade.

    Assim espero que a ficha caía novamente para perceber que o técnico também precisa ter qualidade, assim como os jogadores!

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 293º

    Alexandre 3686 comentários

    36º. @xandon em

    Não é novidade para ninguém, que nossa diretoria é fraca. É incrivelmente que pareça esses cara só enxerga técnicos fracos, jogadores caneludos.

  • Foto do perfil de Jacques

    Ranking: 4114º

    Jacques 425 comentários

    35º. @jacques.elias em

    Se o mancini tivesse esses reforços estariamos jogando muito melhor o mancini não teve esse reforços comparação injusta.

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 4º

    Luiz 49822 comentários

    34º. @luiz.fernando.balest em

    Boa sorte Sylvinho!

x