Venha fazer parte da KTO
x
Por que essas quatro contratações de 2019 sumiram no Corinthians?
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Por que essas quatro contratações de 2019 sumiram no Corinthians?

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

23 mil visualizações 190 comentários Comunicar erro

Por que essas quatro contratações de 2019 sumiram no Corinthians?

Régis e Matheus Jesus são dois dos reforços encostados no Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Aqui vai um compilado de reflexões (e um convite para os leitores prosseguirem nos comentários da publicação) sobre quatro contratações do Corinthians para 2019 que praticamente sumiram depois de chegar ao CT Joaquim Grava. De forma geral, todos eram peças importantes em seus ex-clubes e não entram mais em campo agora pelo Timão.

Em tempo: citá-los aqui não significa que eu os escalaria hoje como titulares do Corinthians. Trata-se mais de um questionamento sobre a subutilização por parte da comissão técnica, eventuais deslizes nas contratações e até a atuação do departamento médico em uma delas.

Bruno Méndez

  • Chegou em: fevereiro
  • Jogou 6 vezes (5 como titular)

Creio ter sido uma das melhores contratações do Corinthians na temporada. Com 20 anos de idade recém-comemorados, é capitão do Sub-20 do Uruguai e já soma também atuações (inclusive como titular) na seleção principal de seu país. No Montevideo Wanderers, era titular absoluto. No Timão, fez cinco jogos improvisado na lateral e apenas um como zagueiro.

Se Henrique acumulava falhas a ponto de ter sido liberado de graça assim que Gil chegou, por que Bruno Méndez não foi testado uma vez sequer no primeiro semestre?

Se Manoel é caro e dificilmente seguirá para 2020, não teria sido o caso de ao menos testar Bruno Méndez como parceiro de Gil lá no período sem jogos oficiais da intertemporada?

Méndez jogou uma vez em sua posição de origem desde que chegou ao Corinthians

No Corinthians, Bruno Méndez jogou uma vez em sua posição de origem

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Matheus Jesus

  • Chegou em: maio
  • Jogou 11 vezes (3 como titular)

Difícil achar um jornalista que tenha frequentado o CT Joaquim Grava nos últimos meses e não se impressionou com o "grandalhão velocista e driblador". Mesmo assim, Matheus Jesus, que havia feito seis gols em 17 jogos pelo Oeste no Paulistão e na Copa do Brasil, jamais recebeu de Carille qualquer perspectiva de se tornar titular no Corinthians.

Se Júnior Urso vinha de atuações tão ruins nos últimos meses, por que não promover uma saudável concorrência entre os segundos volantes a exemplo do que tem acontecido com Ralf e Gabriel ao longo de praticamente toda a temporada?

Por que, mais recentemente quando Júnior Urso teve de cumprir suspensão contra o Bahia, Ramiro foi o escolhido para engatar sequência como titular se este jamais havia sido escalado como segundo volante desde a integração de Matheus Jesus ao elenco?

Régis

  • Chegou em: março
  • Jogou 7 vezes (2 como titular)

Régis era titular no Bahia havia dois anos e meio, com boas médias de jogos e gols por temporada, quando Fábio Carille o indicou (e contratou) para o Al Wehda, da Arábia Saudita. Três meses após ser resgatado do Oriente Médio pelo Corinthians, o treinador fez com que a diretoria alvinegra fizesse o mesmo com o meia. No Timão, porém, ele não joga desde julho.

Se comissão técnica e diretoria já sabiam, em março, como estava o elenco corinthiano, por que buscar no mercado estrangeiro um jogador que não teria espaço nesse mesmo elenco?

O Corinthians exercerá ao fim de 2019 a compra com valor fixado de 50% de direitos econômicos da qual tem prioridade no contrato vigente de empréstimo firmado com o Bahia?

Everaldo

Chegou em: maio
Jogou 9 vezes (3 como titular)

Everaldo era o principal jogador do Fluminense no Campeonato Carioca, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana nos primeiros meses de 2019. Só não seguiu no clube carioca, onde jogava por empréstimo, porque o Corinthians fez melhor proposta. Ao chegar no Timão, porém, pouco jogou e já sofreu por duas vezes com diagnósticos de lesão no púbis. Na última dessas ocasiões, passou um mês em tratamento clínico até os médicos do clube optarem pela cirurgia, que acontecerá nesta quarta e pode tirá-lo de combate até o ano que vem.

Por que um jogador que aparentava estar saudável no Fluminense passa a sofrer tanto com lesões quando chega ao Corinthians? Esses diagnósticos não poderiam ter sido obtidos na ocasião dos exames médicos de praxe pré-assinatura de contrato?

Por que, quando Fábio Carille teve as oportunidades de testar sua "dupla dos sonhos" com Everaldo e Clayson, os dois atacantes não foram escalados juntos uma vez sequer?

Everaldo fazia nas últimas semanas atividades de fisioterapia no campo

Everaldo fazia nas últimas semanas atividades de fisioterapia no campo

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Conclusão que tiro

A impressão que fica é a de que nada mudou no Corinthians com a tal parada do calendário nacional para a disputa da Copa América – tão mencionada por comissão técnica e elenco no primeiro semestre. Em junho, ainda durante o período de folga de dez dias dado pelo clube ao departamento de futebol profissional, o Meu Timão já havia alertado para a situação de "encostados" entre aqueles reforços contratados na atual temporada. Os nomes que mencionamos na ocasião? Bruno Méndez, Matheus Jesus, Régis e Everaldo.

Olhando por esse lado, não é tão difícil entender por que o roteiro da eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil, no começo de junho, se repetiu de forma tão similar na queda da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, nas duas últimas semanas.

Veja mais em: Régis, Everaldo, Matheus Jesus, Bruno Méndez, Mercado da bola, Contratações do Corinthians, Fábio Carille, Departamento Médico e Diretoria do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Denis

    Ranking: 3011º

    Denis 716 comentários

    @denis.ravanini em

    Panela já esta formada.. Vou explicar..
    Se Jr. Urso não pode jogar, joga Ramiro.. Onde deveria ser do M.Jesus
    Se Pedrinho não pode jogar, joga o mesmo Ramiro.. Onde deveria ser o Janderson
    Clayson não pode jogar, Vagner Love é deslocado para o lado, ai ele sem critério nenhum escala Boselli ou Gustavo..
    Sai Vital, entra um dia Jadson, ou Sornoza, ai no outro jogo você não sabe quem ele vão colocar.. Não tem coerência..
    Se ele quer colocar o time pra frente, ele tira o Ralf ou Gabriel.. Ele coloca Jr. Urso ali.. (pra não tirar ele do time)
    Enfim, essas são as variáveis do Carille.. Não foge nunca disso

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 2391º

    Daniel 889 comentários

    @djy121 em

    O Carille sempre treinou a defesa quando era auxiliar do Mano e Tite, e isso é nítido, sua competência em postar um esquema defensivo, porém o setor ofensivo deixa a desejar, depois de 8 meses acompanhando os jogos e sem ver nenhuma evolução ofensiva, pra mim está claro que ele não sabe jogar ofensivamente, na verdade ele não tem nem noção como se treinar, afinal o time não consegue se impor nem contra times bem inferiores, o time não tem a arma da bola parada, mesmo tendo excelentes cabeceadores no time. Mas o que incomoda mais é sua prepotência, achando que sabe tudo, sua cegueira em achar que seus preferidos nunca joga mal, nunca pode ser criticado e os jogadores que a torcida pede não pode errar nunca, porque senão ele vai na coletiva e queima o filme do cara publicamente. Era fã do Carille de 2017, cara humilde, fazia o básico, mas com perfeição, tanto é que foi campeão, mas as conquistas o tornou um tremendo arrogante e teimoso, infelizmente hoje já não tem mais o meu apoio. Espero algo novo para próxima temporada.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Mauricio

    Ranking: 984º

    Mauricio 1894 comentários

    191º. @mauricio1603 em

    Por quê Everton Ribeiro e Willian Arão passaram praticamente desapercebido no Corinthians e estão arrebentando no líder do brasileiro?

  • Foto do perfil de Edgard

    Ranking: 735º

    Edgard 2389 comentários

    190º. @edgard.cruz.coelho em

    Caro Lucas, não deram certo por esse tal de Centro de Inteligência do Futebol não entende nada de futebol. Exemplo: contrataram quatro jogadores do Fluminense Douglas, Richard, Sornoza e Everaldo e deixaram de contratar quem seria o melhor deles o Caio Henrique... Agora o negócio que fizeram para trazer o Juninho Capixaba foi de arrepiar: 6 milhões mais o goleiro Douglas, hoje no Bahia em grande forma disputando o prêmio da Bola de Prata. Depois disso, deram o Juninho em troca com o medíocre Ramiro... Só para citar alguns casos...Sem falar da dispensa do Moysés que tem sido os dos melhores do Bahia...

  • Foto do perfil de Fabricio

    Ranking: 23º

    Fabricio 25896 comentários

    189º. @alemaoocz em

    Uma pena

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 7224º

    Daniel 263 comentários

    188º. @daniel.santana2 em

    É ridículo. Uma pena o Carille entrar nessa de panela. Pegou o pior defeito do Tite, defeito que ainda o tirou uma vez do Corinthians.

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 38º

    Fernando 19854 comentários

    187º. @fernando.zemetek em

    Tenho a resposta na ponta da língua, resumida em um único nome::
    Carille!