Venha fazer parte da KTO
x
Fecha o tempo para Corinthians contra Flamengo, mas estranha esperança paira
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Fecha o tempo para Corinthians contra Flamengo, mas mudanças majestosas dão esperança

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Análise de Lucas Faraldo

86 mil visualizações 116 comentários Comunicar erro

Fecha o tempo para Corinthians contra Flamengo, mas mudanças majestosas dão esperança

Corinthians de Mancini tem contra Flamengo grande desafio por vaga na Libertadores-2021

Foto: Daniel Augusto/Agência Corinthians

Por razões óbvias, o Corinthians já não chegaria de forma alguma como favorito pra um jogo contra o Flamengo em fevereiro de 2021. Levando em consideração que o principal objetivo alvinegro no Maracanã será manter a intensidade da marcação, da compactação e dos contra-ataques, acho que o tempo fecha de vez com o desfalque do suspenso Gabriel. Por outro lado, vejo possíveis mudanças na escalação como chama da esperança pra torcida.

Traçarei alguns paralelos com a preparação para o clássico Majestoso de dois meses atrás, Por que comparar com o Corinthians 1 x 0 São Paulo? Foi a última vitória improvável do time de Mancini. É o que os corinthianos buscam domingo no Rio. Vencendo, mexeríamos de novo com a briga pelo título e seguiríamos firmes pela Libertadores. Mas acho até mais difícil do que era manter o tabu contra o rival invicto havia 17 rodadas...

Pela frente agora há um Flamengo complicadíssimo contra quem Corinthians não chega forte há três anos, vide o 5 a 1. Gostei de como Jair Ventura, último treinador a vencer o Flamengo pela equipe alvinegra, definiu o atual esquadrão rubro-negro: "Time de imposição física e transição muito forte, com valores individuais que fazem a diferença. Vão mexer, entra o Pedro, já faz gol no primeiro lance", disse, nessa sexta, ao SporTV.

Sobre a ausência de Gabriel como motivo de preocupação: melhor em campo contra o então líder São Paulo em 13 de dezembro, engatou boa sequência e se tornou uma das peças mais importantes de ataque e defesa em 2021, com gols, presença de área e principalmente intensidade na marcação e na ocupação de espaços. Tudo isso foi fundamental naquele Majestoso. E seria de novo agora domingo. Acho Xavier e Ramiro bons substitutos, mas não vêm no mesmo ritmo. Isso pesa contra um Flamengo.

Gols, pênalti sofrido e chances criadas: Gabriel tem agregado não só à defesa em 2021

Intensidade de Gabriel tem ditado o ritmo do Corinthians nos últimos jogos

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Vital (outro suspenso) fora do banco também é problema, abrindo vaga provavelmente para Cafu ou Everaldo e enfraquecendo os minutos finais de jogo do Corinthians. Outro que deve ressurgir entre os reservas é Éderson (tomara que não suplente de camisa 10 desta vez).

Posto isso, sinto uma estranha esperança no ar mantendo essa linha de comparação com a preparação contra o São Paulo. Cazares pode mais uma vez voltar para o time principal. Lá contra o Fortaleza, ele havia ficado no banco. Cá contra o Athletico, se recuperava de lesão.

Não para por aí. Se há dois meses Piton ainda era testado pelas beiradas, hoje quem vem jogando é Mosquito. Nenhum deles passa a mesma segurança que Ramiro na marcação, por isso acredito que o gaúcho voltará a ser escalado domingo, como voltou naquele Majestoso.

Duvido que Mancini saque Mosquito do time. É a principal referência ofensiva do Corinthians no Brasileirão. E Otero agrega mais à marcação que Léo Natel. A prioridade tem de ser a marcação, então talvez vejamos uma mudança mais brusca na escalação, com linhas de 4 bem postas e 2 jogadores mais livres pra marcar à frente e puxar contra-ataques.

Meu palpite de Corinthians pra enfrentar o Flamengo domingo tem: Cássio; Fagner, Bruno Méndez (Jemerson), Gil e Fábio Santos; Xavier, Cantillo, Ramiro e Otero; Cazares e Gustavo Mosquito. A ver se Cazares terá mesmo condições de começar como titular.

Minha escalação ideal para Flamengo x Corinthians

Minha escalação ideal para Flamengo x Corinthians

Meu Timão

Outra coincidência: aquele Corinthians de dois meses atrás também teve um reforço na zaga: Bruno Méndez depois de cumprir pena do STJD assumiu a vaga de Marllon; agora Jemerson pode assumir a de Bruno, mas não me surpreenderia ver o uruguaio jogando domingo.

E seu pitaco pra Flamengo x Corinthians? Quem mandaria a campo? Qual seria a postura do seu time?

Evermore fearless: um motivo a mais (e mais místico) pra acreditar

Se o Corinthians não conseguir a vitória improvável dessa vez, que ao menos não perca. Será o décimo capítulo da história de fé entre corinthianos e a americana Taylor Swift.

O clássico contra o São Paulo sucedeu o lançamento do álbum Evermore, de Taylor Swift. Antes, o Corinthians havia empatado contra o Fortaleza. Assim se manteve a tradição de o time nunca perder nem no jogo anterior nem no posterior de um lançamento da cantora.

Nesta sexta, depois do empate contra o Athletico, Taylor lançou nova versão de Fearless, cujo lançamento original data do dia 11 de novembro de 2008, entre o qual Corinthians engatou vitórias no Sul contra Criciúma e Juventude. Que sigamos invictos.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Majestoso, Gabriel, Ramiro, Otero, Gustavo Silva e Vagner Mancini.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?