Vítor Pereira tem três opções na base para repor Maycon no Corinthians

Opinião de Luis Fabiani
16 mil visualizações 81 comentários Comunicar erro

Breno Bidon já é observado de perto por Vítor Pereira
Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians
Maycon é o segundo jogador mais imprescindível ao Corinthians do técnico Vítor Pereira. Arrisco dizer que, atrás apenas de Du Queiroz, trata-se da peça de mais difícil reposição no atual elenco profissional da equipe alvinegra. Não há, porém, nenhum impedimento em buscar alternativas nas categorias de base.
Antes de expor qualquer análise, acho importante ressaltar que não considero nenhum dos nomes abaixo como uma reposição à altura de Maycon. Seria covarde da minha parte exigir que um garoto entregasse o mesmo que um multicampeão com passagem pela Europa.
Considero que são três os jogadores da base, em características, os mais interessantes para suprir a lacuna aberta pelo camisa 8: Matheus Araújo (2002), Ryan Gustavo (2003) e Breno Bidon (2005). Ao que ouvi de pessoas que frequentam o CT Joaquim Grava, Vítor Pereira vê os três com bons olhos. O mais velho, inclusive, viajou com o grupo profissional para a partida contra o Athletico.
E é justamente sobre Matheus Araújo que começo minhas análises individuais. Desde 2021, deixou de ser um meia avançado para se alinhar aos volantes, ajudando na construção de jogo desde trás. Atuando pelo Sub-17 e pelo Sub-20 do Corinthians, nem sempre como titular, disputou 90 jogos e fez 26 gols, o que por si só já exemplifica sua incrível capacidade de pisar na área para finalizar.
Ryan Gustavo chamou as atenções de Vítor Pereira mais recentemente, sobretudo pela capacidade de "jogo curto", que demonstrou nos treinamentos em campo reduzido. Atua em uma faixa de campo mais recuada que o Araújo e pode, até mesmo, jogar como um primeiro volante. As comparações a Maycon não são recentes.
Ryan Gustavo, volante 03 do Corinthians
— Luis Fabiani (@luissfabiani) April 1, 2021
Como gosta de dizer o Tite, é aquele que tem "rodinhas nos pés".
Lembra muito o Maycon por ser canhoto e combinar um bom poder de construção com a capacidade de infiltrar na área adversária pic.twitter.com/wRcH9UmvPW
Por fim, Breno Bidon é um dos jogadores de base com maior potencial no Brasil. E em termos de projeção, parece estar acima dos dois supracitados. Sabe fazer a bola rodar do zagueiro ao centroavante sem grandes sustos. Por ser franzino, porém, exige cautela do clube para que seja aproveitado no profissional. É nome quase certo na próxima lista de convocados da Seleção Brasileira Sub-17.
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts do Luis Fabiani
-
O que prendeu os olhos de Vítor Pereira no jogo do Corinthians Sub-20
-
Adson já é um caso de sucesso das categorias de base do Corinthians
-
Mantuan faz o que Guedes deixa de fazer e merece a titularidade no Corinthians
-
Uma surpresa que perdura desde o primeiro dia de Vítor Pereira no Corinthians
-
Abel Ferreira, a base do Corinthians e a solução de um problema para Vítor Pereira
-
Alex troca de cargo a cada 144 dias no Corinthians