Regra da Fifa não se encaixa em caso Pato; ele pode jogar pelo Timão

Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Regra da Fifa não se encaixa em caso Pato; ele pode jogar pelo Timão

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

71 mil visualizações 122 comentários Comunicar erro

Regra da Fifa não se encaixa em caso Pato; ele pode jogar pelo Timão

Pato pode jogar pelo Corinthians, segundo advogado

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

A ausência do atacante Alexandre Pato na partida deste sábado, contra o Figueirense, levantou uma série de especulações. Entre elas, que o atleta não estaria sendo relacionado para não impossibilitar uma possível transferência ainda nesta temporada.

A preocupação é por conta da lei regra de não poder jogar em mais de dois clubes por temporada. O advogado do jogador, João Chiminazzo, no entanto, esclarece que Pato não se enquadra neste caso.

"Sobre a situação, caso ele ou qualquer outro atleta que esteja em uma situação semelhante a dele, entre em campo pelo Corinthians, mesmo assim ele pode se transferir para outra equipe. Porque ele jogou no Chelsea que teve a temporada do futebol europeu encerrada em junho. Nós temos temporadas cruzadas. Então, em tese, isso foi zerado e ele pode começar novamente essa contagem de novos jogos", declarou João, em conversa com a coluna.

"Então, não vejo problema nenhum em ele jogar pelo Corinthians e, depois, eventualmente, ele se transferir para outra equipe", completou.

Segundo o parágrafo 3 do artigo 5 do Regulamento de Transferências da FIFA, um atleta tem o limite de atuar em dois clubes durante uma mesma temporada. Pato jogou pelo Chelsea no início do ano.

João Chiminazzo ainda fez questão de deixar claro que respondeu apenas a dúvida jurídica e que não tem qualquer informação sobre uma saída do atacante do Timão - uma das outras especulações levantadas.

"Quero deixar claro que eu estou respondendo do ponto de vista jurídico, não estou aqui dizendo que ele vai ser transferido ou não", finalizou.

Pato está fora da lista de relacionados deste sábado. E ainda não é certeza para a partida contra o Internacional. Cristóvão Borges garantiu que a ideia é ele ficar 100% fisicamente antes de jogar.

Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?