O endereço do Corinthians: Rua São Jorge, 777

Maurício Sabará

Nascido em São Paulo no dia 12 de janeiro de 1976, jornalista formado e profundo conhecedor da história do Corinthians. Autor do livro sobre ilustre corinthiano: 'O Generalíssimo Amilcar Barbuy'.

ver detalhes

O endereço do Corinthians: Rua São Jorge, 777

Coluna do Maurício Sabará Markiewicz

Opinião de Maurício Sabará

2.3 mil visualizações 41 comentários Comunicar erro

O endereço do Corinthians: Rua São Jorge, 777

Parque São Jorge tem endereço e número

Foto: Arquivo Pessoal

Hoje encerro minhas matérias relacionadas às inverdades sobre o Corinthians. Por sinal será a minha matéria mais curta, pois talvez seja a insinuação mais mentirosa para o torcedor. Nas próximas semanas contarei novas-velhas histórias corinthianas.

Obviamente que para um sócio ouvir e ler que o Sport Club Corinthians Paulista fica localizado na Marginal sem número, é uma afirmação sem pé e sem cabeça, pois afinal de contas ele sabe onde deve entrar no clube, que sempre teve endereço próprio. Mas para quem não frequenta o clube, especialmente os corinthianos que moram em outro Estado, sem nunca terem visitado a agremiação, podem achar curiosa tal brincadeira.

A área do Corinthians tem 160 mil metros quadrados, da qual abriga o Edifício Sede, Memorial, Salão Nobre, Biblioteca, Loja, a histórica Capelinha, Biquinha, Estátua de São Jorge, Departamento de Remo, Ginásio, o Estádio Alfredo Schurig e o famoso Terrão. Uma sede tão grande obviamente que faz com que seja localizada em vários setores do bairro, desde as imediações da Rua São Jorge e pelos fundos, sendo vista desde a Marginal Tietê.

O Parque São Jorge, como já comentei na matéria anterior, foi adquirido em 1926 pelo presidente Ernesto Cassano. Ele pertencia ao Sírio, sendo inicialmente utilizado para o departamento de remo, já que a inauguração da Fazendinha como estádio corinthiano ocorreria em 22/07/1928, com o Corinthians ainda mandando seus jogos no velho Estádio da Ponte Grande, pertencente ao clube de 1918 a 1927, sendo depois do São Bento da capital paulista (1927 a 1935) e a partir de 1936 sede do Clube Atlético Tietê. Foi demolido em 1937, não sendo aproveitado pelo clube da Ponte das Bandeiras.

Vale ressaltar que mesmo tendo dois estádios (Ponte Grande e Fazendinha), a sede administrativa corinthiana ficava em outro endereço. Entre os Anos 10 e 20 estava localizada na Rua Florêncio de Abreu. E depois passou a ser entre a Avenida Rangel Pestana e Rua Marcolina.

No passado os fundos do Parque São Jorge tinham uma ponte que ajudava os garotos a entrarem no clube. Isso desde os tempos do goleiro Tuffy, que ajudava os meninos humildes a entrarem no Corinthians, uma ligação com o Parque Novo Mundo. O também histórico goleiro Cabeção se usufruiu do atalho, já que frequentava seu time de coração desde 1938, tornando-se sócio, curando sua tosse na biquinha (fonte de água natural) e fazendo parte da primeira equipe infantil, em 1942, pois antes as categorias eram divididas em terceiro, segundo e primeiro quadro.

Então, torcedor corinthiano, que não frequenta ou conhece o clube, saiba que o Sport Club Corinthians Paulista está localizado na Rua São Jorge, 777. A rua já vem desde a Avenida Celso Garcia, entre as Ruas Síria e Antônio Macedo, terminando dentro do Parque São Jorge, justamente na Capelinha.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Maurício Sabará Markiewicz

Por Maurício Sabará Markiewicz

Nascido em São Paulo no dia 12 de janeiro de 1976, jornalista formado e profundo conhecedor da história do Corinthians. Autor do livro sobre ilustre corinthiano: 'O Generalíssimo Amilcar Barbuy'.

O que você achou do post do Maurício Sabará?

x