Em 2015, Sheik e Guerrero também foram campeões brasileiros pelo Corinthians

Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

Em 2015, Sheik e Guerrero também foram campeões brasileiros pelo Corinthians

3.4 mil visualizações 56 comentários Comunicar erro

Em 2015, Sheik e Guerrero também foram campeões brasileiros pelo Corinthians

Sheik e Guerrero fizeram sua última partida pelo Timão no mesmo dia: 24 de maio de 2015 (0 a 0 com o Fluminense, no Maracanã)

Foto: Agência Corinthians/Daniel Augusto Junior

O Jonathan Rodrigues Quidute, de Sorocaba (SP), quer saber se os jogadores que vão embora no meio de uma campanha (como aconteceu com Emerson Sheik e Paolo Guerrero antes da conquista do Brasileiro de 2015 pelo Corinthians) podem ser considerados campeões.

Faça como ele! A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado on line.

E o APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO traz uma novidade: o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE

Olá, Celso. Aqui é o Jonathan Rodrigues Quidute, de Sorocaba. Acompanho seu trabalho há um tempo, sou teu fã, obrigado por estudar a história do nosso Coringão. Tenho uma dúvida que não consigo respostas, me ajude.

O Corinthians foi campeão brasileiro em 2015, mas o elenco teve alguns jogadores que atuaram em algumas partidas do Brasileiro daquele ano antes de irem embora. Casos de Emerson Sheik e Paolo Guerrero, que jogaram pouco e se transferiram para o Flamengo.

Eles são considerados campeões? Ganharam medalha ou algo do tipo?

Desde já obrigado, grande abraço.

Jonathan Rodrigues Quidute

[email protected]

Oficialmente, todo jogador que tenha feito parte de um elenco ao longo de uma campanha que termina vitoriosa é considerado campeão. Mesmo aqueles que não chegam a entrar em campo, como muitas vezes é o caso do terceiro goleiro.

Os únicos a receber medalhas, porém, são aqueles que ainda fazem parte do elenco NO DIA EM QUE ELAS SÃO ENTREGUES (às vezes nem isso, ainda mais quando quem entrega as medalhas é o José Maria Marin...).

Jogadores como Emerson Sheik e Paolo Guerrero, ambos citados por você, podem, sim, ser considerados campeões brasileiros de 2015 pelo Corinthians, mesmo tendo trocado o Timão pelo Flamengo ao longo da campanha. Os dois, aliás, fizeram sua última partida pelo Corinthians no mesmo dia: empate por 0 a 0 com o Fluminense, no Maracanã, ainda pelo primeiro turno do Brasileiro, no dia 24 de maio de 2015, como mostram as fotos da Agência Corinthians/Daniel Augusto Junior que ilustram este texto.

Emerson Sheik jogando pelo Corinthians contra o FluminenseEmerson Sheik jogando pelo Corinthians contra o Fluminense | Foto: Agência Corinthians/Daniel Augusto Junior

Além de Sheik e Guerrero, também foram embora ao longo daquela campanha o lateral-esquerdo Fábio Santos, o volante Petros e o atacante colombiano Mendoza, todos igualmente campeões.

Pelos critérios do Almanaque do Timão, para ser considerado campeão pelo Corinthians é preciso ter entrado em campo pelo menos uma vez ao longo da campanha (pois nos primeiros anos da história do clube não é possível identificar quem era reserva sem ter jogado). Assim, em 2015, por esses critérios do Almanaque, o Corinthians foi campeão brasileiro pela sexta vez utilizando 32 jogadores, listados abaixo pelo número de partidas jogadas.

Os campeões brasileiros de 2015 que entraram em campo pelo Corinthians

Jogador Partidas Gols
Cássio 35 0
Gil 34 2
Jadson 34 13
Malcom 31 5
Ralf 31 1
Vágner Love 31 14
Renato Augusto 30 5
Danilo 29 0
Fágner 26 0
Felipe 26 1
Elias 24 5
Bruno Henrique 22 1
Uendel 19 2
Edílson 18 0
Edu Dracena 16 2
Cristian 13 1
Guilherme Arana 12 1
Rildo 12 0
Rodriguinho 12 2
Romero 12 3
Lucca 10 3
Mendoza 10 1
Petros 8 0
Yago 8 0
Fábio Santos 6 1
Luciano 6 5
Marciel 4 1
Walter 4 0
Émerson Sheik 3 0
Lincom 3 0
Guerrero 2 0
Matheus Pereira 1 0

Veja mais em: Emerson Sheik.

Game do Timão

Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?