O ano em que o Corinthians não quis disputar o Brasileiro

Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

O ano em que o Corinthians não quis disputar o Brasileiro

6.1 mil visualizações 62 comentários Comunicar erro

O ano em que o Corinthians não quis disputar o Brasileiro

Campeão paulista de 1979, o Timão não jogou o Brasileiro daquele ano. Da esq. para a dir., em pé: Jairo, Zé Maria, Mauro, Amaral, Caçapava e Romeu; agachados: Píter, Palhinha, Sócrates, Biro-Biro e Wladimir

Foto: Reprodução/Arquivo Celso Unzelte

O Rafael Guarda pergunta por que o Corinthians não disputou o Campeonato Brasileiro de 1979.

Faça como ele! Nós, aqui, vamos continuar respondendo as dúvidas dos internautas do site Meu Timão sobre história, estatísticas ou qualquer outro tipo de curiosidade ligada ao clube, como essa.

A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado on line.

O APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO também traz o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE

Celso, por que o Timão não participou do Campeonato Brasileiro de 1979?

Rafael Guarda

@rafael.guarda

O confuso Campeonato Brasileiro de 1979 foi disputado entre os dias 22 de setembro e 23 de dezembro de 1979, por nada menos que 94 equipes de todo o país, como Guará-DF, Colatina-ES, Potiguar-RN e Leônico-BA. Os times paulistas entraram na fase semifinal, com sete grupos de oito (totalizando 56), a partir de 7 de novembro. O Internacional foi o campeão invicto.

Acontece que o longo Campeonato Paulista de 1978 só foi acabar em 28 de junho de 1979, uma quinta-feira, com o Santos perdendo para o São Paulo (2 a 0), mas empatando a prorrogação e ficando com o título. Três dias depois, no domingo, 1º de julho, começava o Paulistão de 1979, com o Timão enfrentando a Ferroviária, em Araraquara (empate por 2 a 2). A disputa estadual arrastou-se durante todo o resto de 1979, e até o início de 1980, quando o Corinthians, finalmente, sagrou-se campeão paulista.

Para disputar também o Brasileiro naquele ano, o Timão teria que jogar os dois campeonatos de uma vez, atuando às terças, quintas e domingos, como fizeram Palmeiras, Guarani, Comercial de Ribeirão Preto, São Bento de Sorocaba, XV de Piracicaba, Inter de Limeira, Francana e XV de Jaú.

Foi por isso que alguns times de São Paulo preferiram não participar daquele Brasileiro, ficando só com o Paulista. Casos não só do Corinthians, mas também do Santos, do São Paulo, da Portuguesa e da Ponte Preta. Todos eles, naquele ano, desistiram da competição.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro.

Game do Timão

Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?