Corinthians campeão também no Torneio Início e no Paulista de Aspirantes

Pergunte ao almanaque

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

ver detalhes

Corinthians campeão também no Torneio Início e no Paulista de Aspirantes

Corinthians campeão também no Torneio Início e no Paulista de Aspirantes

Os campeões paulistas de aspirantes em 1964. Em pé, da esq. para a dir.: Neco, Mendes, Barbosinha, Édson, Cláudio e Gilberto. Agachados: Sérgio Echigo, Manoelzinho, Osmar, Rivellino e Lima

Foto: Arquivo Celso Unzelte

O Mário Mattos, de São José do Rio Preto (SP), quer saber mais detalhes sobre duas competições em que o Corinthians também brilhou: Torneio Início e Campeonato Paulista de Aspirantes.

Faça como ele! Nós, aqui, vamos continuar esclarecendo as dúvidas dos internautas do site Meu Timão sobre história, estatísticas ou qualquer outro tipo de curiosidade ligada ao Corinthians, como essa. A base para as respostas será sempre o Almanaque do Timão, trabalho que desenvolvo há mais de 20 anos sobre todos os jogos, jogadores e técnicos do nosso time desde 1910. Ele virou livro em 2000, foi reeditado em 2005 e agora existe na forma do APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO, para smartphones e tablets, que pode ser baixado (de graça!!!) via Apple Store ou Google Play. Nos dias (e noites) de jogos, esse aplicativo oficial do Corinthians continua sendo atualizado on line.

O APLICATIVO ALMANAQUE DO TIMÃO também traz o GAME DO TIMÃO, uma plataforma de questões de múltipla escolha em que acertos e velocidade de resposta somarão pontos para um ranking geral de usuários cadastrados. Os mais bem ranqueados receberão prêmios periódicos (semanais, mensais, semestrais e anual), como réplicas de camisas antigas, camisas oficiais, camisetas, relógios, bijuterias, bonés e livros, além de visitas acompanhadas ao Memorial do Clube, no Parque São Jorge, e até ingressos de cortesia para jogos na Arena Corinthians.

CELSO UNZELTE

Olá, Celso. Eu gostaria de fazer uma pergunta sobre dois torneios menos conhecidos:

1º) Torneio Início Paulista: o que era exatamente e qual é o desempenho do Timão?

2º) Campeonato Paulista de aspirantes: qual era a importância e quantas vezes o Corinthians venceu? Tinha um limite de idade para disputá-lo?

Mário M. D. de Mattos

São José do Rio Preto, SP

@mario.mattos

O Torneio Início era um grande festival de futebol, que começava pela manhã e só terminava à noite, depois de vários jogos eliminatórios, até se apurar o campeão. Antes do início de cada Campeonato Paulista (daí o seu nome), todos os times que participariam da competição se reuniam no mesmo estádio e em um mesmo dia. Nos casos de empate, classificava-se quem conseguia o maior número de escanteios. Persistindo a igualdade, a decisão era nos pênaltis. O tempo de duração dos jogos variou muito ao longo dos anos, entre 10 e 15 minutos. Às vezes a partida final era disputada em um tempo de duração maior.

O Corinthians foi campeão não só do primeiro de todos os Torneios Início, em 1919, como é também o maior vencedor da história dessa tradicional competição, ao lado do Palmeiras, com 8 títulos. Os nossos foram conquistados em 1919/20/21, 1935, 1938, 1941, 1944 e 1955. O Torneio Início foi jogado anualmente até 1958 e em 1969, 1984, 1985, 1986, 1991 e 1996. Infelizmente a competição foi perdendo o interesse quando os clubes passaram a disputá-la com seus times reservas.

Já o Campeonato Paulista de Aspirantes era disputado por jovens jogadores, cujo limite de idade variou muito ao longo do tempo, mas nunca foi superior a 21 anos. Também podia participar um número limitado de profissionais de qualquer idade que estivessem suspensos ou voltando de contusão. Os times de aspirantes faziam as preliminares das equipes principais nos jogos do Campeonato Paulista e muitas vezes atraíam grandes públicos, que chegavam aos estádios mais cedo só para conhecer os craques do futuro. Entre os aspirantes, o Timão foi tetracampeão em 1948/49/50/51 (nos primeiros dois anos contando com uma ala esquerda infernal, formada por Luizinho, o Pequeno Polegar, e o ponta Colombo), tri em 1964/65/66 (no primeiro ano, com Rivellino, o Reizinho do Parque) e campeão também em 1970. O Campeonato Paulista de Aspirantes foi disputado pela primeira vez em 1943, substituindo o antigo Campeonato Paulista de Segundos Quadros, que existia desde 1904 e no qual o Timão havia ficado com o título mais oito vezes, em 1914, 1916, 1918, 1921, 1924/25/26 e 1939. A última edição do Paulista de Aspirantes aconteceu em 1996.

Veja mais em: História do Corinthians.

Game do Timão

Coluna do Celso Dario Unzelte

Por Celso Dario Unzelte

Celso Dario Unzelte, jornalista e pesquisador, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde (TV Cultura) e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero

O que você achou do post do Celso Unzelte?

  • 1000 caracteres restantes