Venha fazer parte da KTO
x
Não leve a sério qualquer lista de 'melhores zagueiros do Brasileiro' sem João Victor
Tática com Jow

Escrevo sobre o que rola dentro das quatro linhas de um campo de futebol.

ver detalhes

Não leve a sério qualquer lista de 'melhores zagueiros do Brasileiro' sem João Victor

Coluna do João Marcos Blunck Vojnovic

Opinião de Tática com Jow

5.8 mil visualizações 42 comentários Comunicar erro

Não leve a sério qualquer lista de melhores zagueiros do Brasileiro sem João Victor

João Victor está entre os melhores cinco zagueiros do Brasileirão

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Como já virou tradição, durante todo o Campeonato Brasileiro, está rolando a famosa votação do Bola de Prata, competição realizada pela ESPN desde 2016 que, em tese, premia os melhores jogadores do torneio nacional. Rodada após rodada, o ranking é atualizado com o desempenho dos atletas.

Nesta semana, após a vitória do Corinthians contra o Ceará, os concorrentes ao prêmio foram atualizados. Chamou a atenção que na lista com os cinco melhores zagueiros do Brasileirão até o momento o nome de João Victor não aparece. Confira o ranking atualizado até a 16ª rodada do Brasileiro abaixo.

Lista dos cinco melhores zagueiros do Bola de Prata da ESPN

Reprodução / ESPN

Claro que existe um critério. Segundo a própria emissora, "desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas". No entanto, eu discordo fortemente de como tudo é conduzido. Rodrigo Caio, do Flamengo, tem oito jogos apenas, mas marcou gols e, por isso, está na lista de disputa do prêmio. João Victor, que faz um campeonato de alto nível, não está só pelo fato de não ter balançado as redes?

Para efeito de comparação e para mostrar que também não concordo com um nome do Corinthians que aparece na lista, Fábio Santos está entre os melhores laterais e Fagner não. Será que os gols marcados de pênalti são mais importantes que toda a segurança e qualidade que o Fagner demonstra?

Quem assiste aos jogos do Corinthians, e também os jogos de outros times, não consegue entender. João Victor é facilmente um dos melhores cinco zagueiros do Brasil no momento. E contra o Ceará provou isso. Além de ser um zagueiro que defende muito bem, ele é importante para todo o sistema ofensivo do Corinthians. O número de passes para frente mostra isso:

  • 68 passes
  • 36 passes para frente (53%)
  • 7 passes para trás (10%)
  • 25 passes para o lado (37%)

Além dos números ofensivos, é claro que precisamos falar da principal função de um zagueiro: defender a área e o seu próprio gol. E nesse quesito, João foi muito bem também:

  • 5/5 duelos vencidos no alto (100%)
  • 4/5 duelos vencidos no chão (80)
  • 5 cortes (1°)
  • 3 interceptações (2°)
  • 2 desarmes (2°)

Mais importante ainda do que ver os números, é ver a atuação do camisa 34 do Corinthians. A segurança que passa e a qualidade com a bola. Para isso, separei dois minutos e dez segundos da atuação do João Victor. Assistam abaixo!

Depois disso tudo, eu volto a dizer: não é clubismo e nem falta de respeito com a premiação que já existe há tanto tempo, mas não dá pra levar a sério um ranking de melhores zagueiros do Brasileiro sem a presença de João Victor. Ele é top 5 e as atuações provam isso.

Veja mais em: João Victor.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do João Marcos Blunck Vojnovic

Por João Marcos Blunck Vojnovic

Estudioso e apaixonado por tática e todas as suas variações.

O que você achou do post do João Marcos?