Venha fazer parte da KTO
x
Elenco do Corinthians não verá o 'outro lado' do protesto e isso deve ser pesado pe
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Elenco do Corinthians não verá o 'outro lado' do protesto e isso deve ser pesado pela Fiel

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

9.6 mil visualizações 87 comentários Comunicar erro

Elenco do Corinthians não verá o outro lado do protesto e isso deve ser pesado pela Fiel

Corinthians não terá o apoio da torcida como contraponto do protesto

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Abro minha coluna falando que sou contra o punitivismo latente na imprensa esportiva ao se tratar protestos de torcida. É o outro lado da moeda da paixão e, individualmente, quem passar do limite da lei deve ser punido. A conversa sobre isso é muito mais profunda e merece até alguns livros para debatê-la. Vou me centrar no efeito do que se passou no Aeroporto de Guarulhos.

Em um grupo tão diverso de jogadores do Corinthians, alguns vão reagir mal, piorando seu desempenho, e outros vão reagir bem, melhorando o seu desempenho. É uma questão humana de performance sob diversos tipo de pressão. Minha questão com o que aconteceu é que a torcida, em si, não poderá mostrar o seu outro lado.

Sem a presença da galera nos estádios, o apoio quase incondicional que marca o Corinthians mesmo nos piores momentos não será contraponto aos protestos. Por exemplo: duas semanas depois da invasão ao CT Joaquim Grava, em 2014, 25 mil pessoas foram ao estádio do Pacaembu apoiar o time em um clássico contra o Palmeiras, empatado por 1 a 1.

Uma semana depois, mesmo com o time sofrendo contra o Rio Claro, o atacante Paolo Guerrero, que perdeu gols incríveis e havia marcado apenas uma vez nos últimos seis meses, teve seu nome entoado pelos presentes no Pacaembu. O recado era claro: "somos passionais e erramos, mas vamos fazer o nosso papel".

Os exemplos citados se multiplicam pelos mais de 110 anos de história do clube do Parque São Jorge, mas, em 2020, não irão acontecer pelos simples fato de que as torcidas estão impedidas de entrar no estádio. O fator campo e o apoio não farão parte deste Brasileiro e, para mim, isso pode ser um sado mais negativo do protesto.

Quando entrarem em campo diante do Bahia, nesa quarta-feira, os jogadores verão a arquibancada vazia e não receberão o apoio para fugir dessa situação. Essa ausência será ainda mais sentida depois de um momento tão intenso - e, por que não, triste da relação jogador-torcida.

Nesse sentido, divago um pouco: é válido seguir protestando sem conseguir fazer a diferença dentro do estádio?

Veja mais em: Torcida do Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Jefferson

    Ranking: 5403º

    Jefferson 381 comentários

    @jefferson.rocha7 em

    Muito bom, Tomás!

    Interessante sua reflexão, mas qualquer coisa, se faltar motivação é só eles darem uma conferida na conta bancaria que rapidinho eles se motivam.

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 77826 comentários

    @luiz.fernando.balest em

    Não tá feliz pede para deixar o barco desde já, depois poderá ser tarde...quiser ficar vai ralar a bunda no chão!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 321º

    Guilherme 4283 comentários

    87º. @guilherme.mello3 em

    É uma boa questão para se pensar.

  • Foto do perfil de Gabriel Araujo

    Gabriel 55 comentários

    86º. @gabriel.araujo56 em

    Mn pelo amor de Deus os cara vivem a vida dos sonhos, profissão dos sonhos e conta bancária dos sonhos.
    Queria saber qual a forma de protesto que devia ser feito? !
    quem quiser que vaze, eu vi Edílson, marcelinho, tevez e etc saindo pelos fundos no Timão por não estar rendendo.

  • Foto do perfil de Renan Munhoz

    Renan 13 comentários

    85º. @renan.munhoz em

    Eu sei o quanto tá difícil para nós torcedores do CORINTHIANS ver o nosso time nessa situação desagradável. Mais ameaçar os jogadores ou algum membro da família para cobrar os resultados esportivos é inaceitável! Nós torcedores sempre se destacou apoiando o time dando aquela força a mais nas competições... 10/11 anos ganhando pelo menos um título no ano, era bom né? Éramos felizes, mas vejo tamanha hipocrisia dos torcedores. Vejo que independente da sua caminhada uma página manchada altera o fim da história. Porq ninguém te dá a chance de dar a volta por cima! Corinthians minha vida, Corinthians minha história! Cadê aquela frase de todos os Corintianos... EU NUNCA VOU TE ABANDONAR PORQ EU TE AMO EU SOU CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Josué

    Josué 24 comentários

    84º. @josue.dias.freitas em

    Sou a favor do protesto porém acredito que agredir os jogadores ou ameaça Los não vai ajudar em nada muito pelo contrário só tem a piorar a situação, a gente pode cobrar mais não precisa agredir ninguém todos sabem da paixão dessa torcida somos apaixonados pelo Timão não somos vândalos.

  • Foto do perfil de Adailton

    Adailton 3 comentários

    83º. @adailton.rodrigues.t em

    Time que tem michael Macedo sidcley Avelar mosquito Everaldo araos é dai para pior