Empate na Sul-Americana revive problema deste elenco do Corinthians

Opinião de Victor Godoy
1.9 mil visualizações 28 comentários Comunicar erro

O elenco do Corinthians tem um problema evidente: a falta de opções
Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians
O Corinthians empatou com o limitado América de Cali, da Colômbia, na última terça-feira, pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana. O resultado foi até que bom considerando a escalação alternativa, o fato de ser fora de casa e o estádio estar cheio. Contudo, reviveu um problema deste elenco: a falta de opções confiáveis.
Ainda no primeiro semestre de 2024, escrevi uma coluna comentando que não entendia as críticas sobre o então técnico António Oliveira realizar más trocas - é possível acessar clicando aqui. O motivo era até que simples: tem um desnível tão grande entre titulares e reservas do Corinthians que obviamente o desempenho vai cair drasticamente. É um plantel curto, escasso de nomes confiáveis.
Passou-se um ano e este problema segue.
Assim como não enxergava tanta culpa em António Oliveira, também não vejo Emiliano e Ramón Díaz como responsáveis disso. Talvez a diferença de lá para cá seja que o sarrafo dos 11 titulares do Corinthians subiu consideravelmente, tendo em vista que o trio de ataque foi de Wesley, Yuri Alberto (ainda motivo de chacota) e Gustavo Mosquito para Memphis Depay, Yuri Alberto (agora artilheiro do futebol brasileiro) e Rodrigo Garro.
As opções do elenco acompanharam em parte. No ataque, o Corinthians agora conta com os confiáveis Talles Magno e Romero como substitutos imediatos. Porém, quando precisa mexer no meio-campo, vê Charles, Alex Santana e Ryan como opções de prontidão. Quanto à defesa, o Timão não tem nem uma linha defensiva titular, quiçá reserva.
É um elenco enxuto, sem vastas opções. Claro que faltou caixa ao Corinthians para ir ao mercado, como já destacou o diretor financeiro Pedro Silveira - mas, vale lembrar, gastou rios de dinheiro em 2024, sendo que boa parte foi mal gasto. Ramón também deveria ter aproveitado o Paulista para tentar buscar nomes pelo menos da base para estarem no elenco. O volante Bahia sobra no Sub-20, e somou incríveis oito minutos durante o Estadual.
Enfim, é por essa escassez de opções que ainda não tenho plena convicção de que o Corinthians pode brigar pelo título do Campeonato Brasileiro, que exige maior regularidade - a não ser que no meio do ano cheguem pelo menos três reforços de alto nível. Sul-Americana e Copa do Brasil podem reservar futuros mais brilhantes ao Timão.
Mais uma vez, te convido a observar a lista do elenco do Corinthians que está logo abaixo. Qual nota você daria para o plantel?
Elenco do Corinthians em abril de 2025
Goleiros
- Hugo Souza
- Matheus Donelli
- Felipe Longo
- Kauê
Laterais-esquerdos
- Fabrizio Angileri
- Matheus Bidu
- Hugo
- Diego Palacios
Laterais-direitos
- Matheuzinho
- Léo Mana
Zagueiros
- Félix Torres
- Gustavo Henrique
- André Ramalho
- Cacá
- João Pedro Tchoca
- Renato
Meio-campistas
- André Carrillo
- Raniele
- José Martínez
- Breno Bidon
- Rodrigo Garro
- Igor Coronado
- Alex Santana
- Charles
- Maycon
- Ryan
Atacantes
- Memphis Depay
- Yuri Alberto
- Romero
- Talles Magno
- Héctor Hernández
- Giovane
- Kayke
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
Avalie esta coluna
Veja mais posts do Victor Godoy
-
Existe apenas um cenário para o Sub-23 ser viável ao Corinthians
-
Torcida do Corinthians: se permita ser feliz
-
O Corinthians tem mais de um Memphis Depay no elenco
-
Um olhar otimista sobre a eliminação do Corinthians na Pré-Libertadores
-
O recado que Ramón Díaz deu na classificação do Corinthians no Paulista
-
'O Corinthians tem que agradecer que o Zenit existe'