Venha fazer parte da KTO
x

Saiba o que o Corinthians precisa fazer para ser líder do seu grupo na Libertadores

26 mil visualizações 158 comentários Reportar erro

Corinthians tem a missão de pontuar fora e dentro de casa para ser o líder do seu grupo

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians empatou com o Deportivo Cali na noite da quarta-feira, fora de casa, e cumpriu a primeira parte da missão para se classificar na Copa Libertadores da América. Agora, a meta alvinegra passa a ser também buscar a liderança do Grupo E da competição nas duas partidas que restam - e o Meu Timão mostra como.

Com sete pontos conquistados, a equipe assegura uma vaga na próxima fase independentemente do resultado na Bombonera, já que uma vitória sobre o Always Ready, em Itaquera, é o necessário. O problema é que, perdendo na Argentina, dificilmente o clube não ficaria com o segundo posto.

A única possibilidade de avançar em primeiro nesse cenário seria Boca Juniors e Deportivo Cali empatarem na Bombonera, na última rodada, e o Timão goleasse os bolivianos pela diferença necessária para superar o saldo do Boca. Nada impossível, mas bastante dependente da outra partida. Bom ressaltar: a vitória em casa contra o Always Ready é obrigação em qualquer cenário.

Posto isso, a variável fica pelo confronto do dia 17, na Bombonera, e o cenário para os corinthianos se apresenta dessa forma.

Vitória na Bombonera

Uma vitória na Bombonera dá ao Timão a vaga na próxima fase e a possibilidade de avançar até com um empate diante do Always Ready, na última rodada. Contando três pontos em ambos os duelos e vitórias dos mandantes nos outros jogos, essa seria a classificação final.

Corinthians13
Boca Juniors9
Deportivo Cali8
Always Ready4

Empate na Bombonera

Um empate na Bombonera deixa o Corinthians em boa condição nessa disputa. O clube iria para a última rodada no mínimo empatado com o Deportivo Cali na liderança, precisando apenas tirar uma diferença no saldo dos colombianos. Além disso, o jogo entre Boca e Cali será disputado na Argentina.

Levando em conta o pior cenário para a equipe, a decisão ficaria para o saldo de gols, com o Corinthians precisando fazer uma diferença no placar contra o Always Ready superior em um gol em relação às possíveis vitórias do Cali sobre Always e Boca.

Exemplo? Se os resultados forem pela contagem mínima:

  • Deportivo Cali 1 x 0 Always Ready
  • Boca Juniors 0 x 1 Deportivo Cali
  • Cali soma seis pontos e +2 de saldo

O Corinthians precisaria vencer o Always Ready por três gols de diferença em Itaquera - um a mais do que o saldo estabelecido pelos colombianos. Seguindo esse modelo, adiciona-se um gol à obrigação do Corinthians para cada gol de saldo feito pelo Cali nos seus dois jogos restantes, A tabela ficaria assim:

Corinthians11+4
Deportivo Cali11+3
Boca Juniors7-2
Always Ready4-5

Outra possibilidade, talvez até mais provável, é o Deportivo Cali vencer o Always Ready e, no último jogo, na Argentina, não derrotar o Boca Juniors. Caso os argentinos vençam dentro da sua casa¹ ou empatem², a conta para o Corinthians é mais simples: uma vitória contra o Always Ready assegura a liderança. As duas tabelas possíveis nesse cenário seriam:

1

Corinthians11
Boca Juniors10
Deportivo Cali8
Always Ready4

2

Corinthians11
Deportivo Cali9
Boca Juniors8
Always Ready4

O último cenário possível e mais improvável tem o Always Ready pontuando na Colômbia contra o Deportivo Cali. Nele, uma vitória contra o Always Ready em Itaquera também bastaria para o Timão assegurar a ponta do seu grupo com tranquilidade.

Derrota na Bombonera

Em caso de revés na Bombonera, apenas um cenário deixaria a liderança acessível para o Corinthians: empate entre Boca Juniors e Deportivo Cali, na Bombonera, acompanhado da, repetindo, obrigatória vitória contra o Always Ready em Itaquera. Além disso, a diferença de gols precisaria ser maior ou igual à do revés na Argentina.

Ou seja, caso perca por 1 a 0 do Boca, o Corinthians precisaria de uma vitória simples para avançar na primeira colocação - além do empate entre os concorrentes. Se o revés for por 2 a 0, o Timão teria de fazer no mínimo dois gols de diferença contra os bolivianos. E assim sucessivamente.

Corinthians10+1
Boca Juniors100
Deportivo Cali9+2
Always Ready4-3

Veja mais em: Libertadores da América.

Veja Mais:

  • Corinthians finalizou a preparação para encarar o Red Bull Bragantino, neste sábado, às 18h30

    Corinthians fecha preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino no Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Henrique está com dengue e não deve atuar neste sábado contra o Red Bull Bragantino

    Zagueiro do Corinthians é diagnosticado com dengue e vira desfalque para o Brasileirão

    ver detalhes
  • Maycon possui contrato com o Corinthians apenas até o fim de 2024

    Corinthians é obrigado a renovar empréstimo de Maycon? Veja o que a Fifa (não) diz

    ver detalhes
  • Augusto Melo afirmou que o elenco do Corinthians está fechado

    Corinthians vai para último dia de janela com elenco fechado até meio do ano; relembre especulações

    ver detalhes
  • A Gaviões citou até possíveis punições que os envolvidos podem receber dentro do clube

    Gaviões da Fiel publica nota sobre política interna do Corinthians e pede providências do presidente

    ver detalhes
  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: