Venha fazer parte da KTO
x
O Fiel Torcedor vai mudar
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Fiel Torcedor vai mudar

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

50 mil visualizações 223 comentários Comunicar erro

Fiel Torcedor vai mudar

Fiel Torcedor vai mudar

Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

O diretor de marketing do Corinthians, Marcelo Passos, trabalha desde o início do mês em uma melhoria no programa de fidelização do torcedor corinthiano. O profissional que assumiu a diretoria do clube após a eleição de Roberto de Andrade tem larga experiência no mercado publicitário, e antes de trabalhar no Timão era vice-presidente de atendimento da DM9, uma das maiores agências de publicidade do país.

O presidente Roberto de Andrade reuniu semana retrasada os novos diretores e pediu duas coisas a todos eles: corte de despesas e criatividade para aumentar as receitas do clube. O diretor financeiro Emerson Piovesan foi um dos mais cobrados. Os cortes de pessoal são inevitáveis e já estão acontecendo. Várias demissões já ocorreram. Um empréstimo (mais um) foi pensado, mas é tratado como última opção pelo presidente.

Até o diretor do departamento cultural, Donato Votta, recebeu a ordem do presidente e está finalizando o acerto dos naming rights do teatro do Parque São Jorge, para gerar uma receita extra ao departamento.

Sergio Janikian, diretor de futebol, já falou em diversas oportunidades sobre os cortes, e como seu departamento é o que mais gera recursos mas também é o que mais gasta, os olhos do presidente estão voltados para os salários dos atletas e as renovações de contrato dos jogadores. Não haverá mais gastos sem um contraponto de receita, vide a renovação de Guerrero. Ela ainda não aconteceu e não vai acontecer enquanto o clube não descobrir como gerar o dinheiro suficiente para a empreitada, já que hoje os cofres estão vazios.

E aí entra a figura do diretor de marketing, Marcelo Passos. Roberto de Andrade quer vender mais espaços na camisa do Timão. Fisk e Car System, que em 2014 ocupavam a manga e omoplata do uniforme e geravam mais de 10 milhões de reais em receita, deixaram de patrocinar o time. Na época em que Ronaldo era o camisa nove, até as axilas dos jogadores eram patrocinadas. Marcelo foi colocado na diretoria justamente para trazer este tipo de receita ao clube.

Mas o diretor também trabalha em outra fonte de recursos ainda pouco explorada: o Fiel Torcedor. Ao contrário de outros clubes, o Corinthians cobra planos baratos, e concede bons descontos no ingresso para os jogos. O plano mais popular, Minha Vida, custa 160 reais anuais e propicia de 20 a 50 por cento de desconto nos ingressos. Para o torcedor assíduo, aquele que está presente na maioria dos jogos, é um plano bastante vantajoso.

Mas e o torcedor que não vai aos jogos? E o torcedor do interior de São Paulo, de outros Estados, ou até de fora do Brasil? O Fiel Torcedor, nos moldes atuais, não foi pensado para estes torcedores. E é justamente aí que Passos está trabalhando. O Corinthians fará convênios com diversas empresas, aumentará as opções de planos e alavancará assim o programa. Mais vantagens, mais sócios, mais receita.

O anúncio dessa nova fase do Fiel Torcedor deverá acontecer dentro de uma ou duas semanas. Até lá, Marcelo Passos está blindado pela diretoria de comunicação. Não fala, não concede entrevistas, não adianta nada.

Mas o torcedor do Timão, o que vai ao estádio e também aquele que por algum motivo não costuma frequentar a Arena Corinthians, pode esperar boas novas nos próximos dias. O Fiel Torcedor vai mudar, vai aumentar e melhorar. O objetivo é se tornar o maior programa de sócios-torcedores do país.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de DAVI

    Davi 122 comentários

    @davichacal em

    Bello boa tarde...da uma dica pros caras..baixa o preço da oeste para poder encher! Estamos deixando de ganhar por cobrar caro ao invés de ganhar um pouco menos (mas ganhar) e encher o estádio.

  • Foto do perfil de Léo

    Léo 18 comentários

    @leocortez em

    Sou do RN e resolvi ser Sócio Torcedor apenas pra ajudar de uma certa forma o nosso time. Realmente para quem mora em outro estado/cidade e não costuma frequentar os jogos em SP o programa não oferece lá suas vantagens. Espero que essa nova gestão passe a enxergar os Fiéis que residem fora da capital paulista e que, acontecendo isso, pode ter certeza... Teremos o maior número de sócios torcedores do Brasil! VAI CORINTHIANS!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Pedro

    Ranking: 591º

    Pedro 2855 comentários

    170º. @pedro.kayky.teodoro1 em

    Gostei mais ou menos...

  • Foto do perfil de KORUJINHA

    Ranking: 644º

    Korujinha 2630 comentários

    169º. @elaine.vitor1 em

    Virei FT...só tó esperando o cartão

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 7959º

    Antonio 229 comentários

    168º. @nenao em

    Acabo de me tornar um fiel torcedor, apenas com o intuito de ajudar o TIMÃO já que dificilmente irei a ARENA, se 10% da torcida fizer como eu, nos tornamos em pouco tempo uma das maiores potencias do futebol mundial. Apenas R$ 16,00 mensais.

  • Foto do perfil de Rick

    Rick 119 comentários

    167º. @rick.n.roll1 em

    ALGUÉM pode me informar onde me cadastro pra ser sócio torcedor e se o pagamento é feito em cartão ou boleto? Eu prefiro boleto

  • Foto do perfil de Salvador

    Ranking: 1910º

    Salvador 1097 comentários

    166º. @meutimao.com em

    Eu já postei várias vezes que o fiel é a melhor forma do Corinthians ter grana extra e forçar as empresas de comunicação pagar mais, pois é o time que mais dá audiência e, por outro lado, o Clube começar a olhar aos corinthianos do interior de São Paulo e de outros estados, mas pra isso é necessário projetos de parcerias em que todos ganham torcedor e clube, não só o clube sugue seus torcedores sem dar nada em troca. Uma de minhas opiniões é o voto direto pra presidente e não apenas 2 ou 3 mil resolver a vida de mais de 30 milhões além disso o que meu amigo @maicon.christian disse, muito louvável a ideia de uma agência de viagens em que todo o custo da viagem seria parcelada num cartão de crédito, quem mora em Sampa tudo bem, mas quem mora fora vai ficar deslocado.