Venha fazer parte da KTO
x

Apesar de desafeto com Timão, Del Nero solta comunicado oficial contra 'teorias conspiratórias'

9.6 mil visualizações 53 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Em artigo publicado no site oficial da CBF, Del Nero disparou contra as críticas feitas à arbitragem do Brasileirão

Em artigo publicado no site oficial da CBF, Del Nero disparou contra as críticas feitas à arbitragem do Brasileirão

Rafael Ribeiro/CBF

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou, nesta terça-feira à tarde, um comunicado oficial sobre as críticas à arbitragem do Campeonato Brasileiro. Assinado por Marco Polo Del Nero, presidente da entidade, o texto lamenta as acusações feitas por dirigentes de clubes em relação à idoneidade da maior competição do país.

Após a vitória do Corinthians sobre o Fluminense, na última quarta-feira (02), o presidente Peter Siemsen utilizou sua conta do Twitter para reclamar do gol mal anulado de Cícero. “O que aconteceu no jogo é inaceitável. Uma sacanagem com o Fluminense. O campeonato perde a graça e o futebol brasileiro fica desacreditado”, escreveu o dirigente.

Além dele, Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético-MG, usou a rede social para xingar Marcelo de Lima Henrique, juiz que apitou a derrota da equipe mineira para o Atlético-PR. “Sérgio Corrêa (presidente da Comissão de Arbitragem), infelizmente você tem camisa. Marcelo de Lima Henrique, você é um vagabundo e ladrão. Fomos Campeões da Libertadores porque tiramos esses ratos das nossas vidas”, detonou Kalil.

Em resposta às acusações, Del Nero afirmou que “a emoção que é a alma do futebol não pode ser desculpa para declarações irresponsáveis de dirigentes, técnicos, jornalistas e torcedores que jogam em terceiros suas próprias frustrações. Pessoas que usam microfones ou as redes sociais para, sem qualquer indício ou prova, ‘denunciar’ uma teoria conspiratória de que um campeonato com a história e o equilíbrio do Brasileirão já tem um vencedor antes mesmo de seu terço final”.

A declaração do presidente da entidade máxima do futebol brasileiro causa surpresa nos bastidores do futebol. Isso porque Del Nero é desafeto declarado de Andrés Sanchez, ex-presidente e atual superintende de futebol do Corinthians. Em abril, nenhum membro da diretoria alvinegra esteve presente na posse do mandatário no cargo de maior escalão da CBF.

“Não merece”, disparou Sanchez. O dirigente corinthiano, inclusive, já chegou a afirmar que acredita na saída de Del Nero da entidade. Segundo o ex-presidente, ele não aguentará a pressão do cargo até o final do ano – de acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o maior representante da CBF está sendo investigado pela Justiça dos Estados Unidos por pagamentos ilegais em negociações de direitos de transmissão da Copa do Brasil e Copa América.

Confira o comunicado de Marco Polo Del Nero na íntegra

"Não se busca o diálogo, mas a ofensa. (...) Entrei aqui para fazer amigos e não para brigar, para ter inimizades. Não faz bem, não quero isso. Vou cuidar da minha vida."

O desabafo caberia perfeitamente na boca de qualquer pessoa que vive o futebol ou nele milita, por dever de ofício ou paixão. Poderia ser de um atleta bem remunerado ou de um dirigente amador. De um árbitro achincalhado por ter cometido um erro decisivo ou de um treinador chamado de burro por dezenas de milhares de pessoas que não concordam com uma convocação ou substituição.

Mas a frase é de alguém acostumado às penas. Um profissional renomado, consagrado e calejado, com décadas de serviços prestados ao esporte. O jornalista Antero Greco, um dos pontos de lucidez da mídia especializada, foi alvo da irracionalidade que parece ter invadido de vez o nosso futebol.

"Isso machuca, decepciona, entristece. Nos últimos dias, me empenhei em pedir bom senso, ponderação, PAZ, até porque o país anda tenso. Mas, em vez de compreensão, recebi mais xingamentos (...) De repente, virei inimigo, desonesto, mau caráter. Recebi até ameaças. Não é justo isso comigo, com minha família", escreveu o colunista da "ESPN Brasil" e de "O Estado de S.Paulo" ao abandonar o Twitter.

Greco não foi o primeiro a ver seu nome maculado por indivíduos que julgam sem conhecimento, que destroem nomes sem ao menos dar direito ao contraditório. Antes dele, outros expoentes do jornalismo esportivo, como André Rizek, Ledio Carmona e Marcelo Barreto, todos do Grupo Globo, e Flávio Gomes, do "Fox Sports", tiveram que enfrentar a barbárie e a fúria de fanáticos e extremistas.

A intolerância faz vítimas diariamente no futebol. O equívoco deixou de ser admitido como algo humano. Juízes, jogadores, treinadores, diretores - e agora até jornalistas - todos estão no mesmo barco do julgamento coletivo e instantâneo, à deriva da ditadura do erro zero.

A emoção que é a alma do futebol não pode ser desculpa para declarações irresponsáveis de dirigentes, técnicos, jornalistas e torcedores que jogam em terceiros suas próprias frustrações. Pessoas que usam microfones ou as redes sociais para, sem qualquer indício ou prova, "denunciar" uma teoria conspiratória de que um campeonato com a história e o equilíbrio do Brasileirão já tem um vencedor antes mesmo de seu terço final.

É um erro chamar de torcedores os selvagens que se escondem atrás da multidão, do anonimato ou da internet para expurgar seus descontentamentos à custa do desassossego de pessoas que apenas estão exercendo seu direito de trabalhar, opinar ou simplesmente se divertir.

A ira desmedida alveja presidentes de clubes impedidos de sair de casa após uma derrota em um clássico. Fere à queima-roupa árbitros apontados como ladrões antes mesmo do primeiro apito.

A CBF pretende iniciar um debate nacional que permita às pessoas envolvidas no futebol a preservação de sua imagem até que se prove o contrário. É a hora da cruzada pelo respeito não só aos juízes dentro de campo, mas a todos aqueles que torcem e se esmeram por um futebol brasileiro melhor.

O "fair play" que pregamos em campo pode ser seguido por todos os segmentos do esporte, inclusive os torcedores, protagonistas deste espetáculo. No futebol, sempre haverá vencedores e vencidos, faz parte do jogo. Só não podemos mais admitir a agressão, a ameaça a famílias ou a destruição de reputações com a justificativa rasa e primária de que futebol é paixão.

Marco Polo Del Nero

Presidente da CBF

Veja Mais:

  • Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    Imagens vazadas nas redes sociais mostram banheiro da Arena pichado por torcedores do Santos

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Matheus França comemorando gol do Corinthians com Romero

    Técnico do Corinthians avalia jogo de Matheus França em amistoso e exalta versatilidade do defensor

    ver detalhes
  • Daniela Arias foi convocada para defender a Colômbia em amistosos no mês de abril

    Zagueira do Corinthians é convocada pela Colômbia para amistosos na Data Fifa

    ver detalhes
  • A Neo Química Arena foi palco de Santos e Red Bull Bragantino pela semifinal do Paulistão 2024

    Saiba o valor estimado que o Corinthians deve receber do aluguel do Santos pela Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos

    Corinthians iguala número de expulsões em relação a temporada passada com apenas 15 jogos; relembre

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Sérgio
    Foto do perfil de Sérgio

    Ranking: 80º

    Sérgio 10411 comentários

    @sergio.ohno em

    Enquanto a mídia malha o Timão até por erros que acontecem em outros jogos, nada se fala na mesma intensidade contra os incríveis "erros" que estão levando o Peixe às vitórias com, pelo menos, 2 pênaltis absurdos inventados na Vila (um deles onde o jogador tropeçou sózinho) e o triplo impedimento escandaloso no empate contra o Sport.
    E o gol do Flamengo contra o Flu com escandalosa mão do Wallace antes da conclusão do Sheik? Este também nenhum outro clube veio reclamar e, pelo menos, não atribuíram o erro ao esquema de armação. Já se fosse contra o Galo ou o Grêmio ia ser aquele chororô.

  • Ciro
    Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 12º

    Ciro 39344 comentários

    @ciro.hey em

    Virou festa.. Todo mundo fala o que quer e STJD não toma providências. Nosso departamento jurídico não toma providências, nosso presidente não toma providências.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Cleidson
    Foto do perfil de Cleidson

    Ranking: 19º

    Cleidson 27542 comentários

    53º. @cleidson em

    Demorou isso sim

  • CLÁUDIO
    Foto do perfil de CLÁUDIO

    Ranking: 67º

    ClÁudio 12697 comentários

    52º. @soucorinthians em

    Deveria punir a arbitragem que erra por por incompetência ou favorecimento explícito, mas há erros que são compreensíveis. CORINTHIANS SEMPRE.

  • Diogo
    Foto do perfil de Diogo

    Diogo 196 comentários

    51º. @el.jr em

    Engraçado é o Fluminense reclamando de arbitragem, os caras tão devendo duas Série B

  • Edson
    Foto do perfil de Edson

    Ranking: 18º

    Edson 28597 comentários

    50º. @edsonteo em

    Deixem que fale... Deixem que achem que há conspiração a favor do Timão, tem que provar!

  • Miguel Angelo
    Foto do perfil de Miguel Angelo

    Ranking: 515º

    Miguel 3191 comentários

    49º. @miguel.angelo.de.sou em

    Olhando bem, se é que precisa, a foto deste cara asqueroso a gente nota o quanto ele se parece mesmo é com um boneco de cera. Um boneco daqueles já guardado e jogado no depósito de um museu de tão velho e desgastado. Nosso futebol merece algo melhor que estes senhores feudais e suas ideias tão retrógradas quão inúteis. Resquícios do poder militar não nos interessam mais e nem estes políticos inúteis que insistem em nos furtar o direito de sermos felizes ao se infiltrarem em todos os segmentos de nossa sociedade na busca interminável de nos impedir à evolução social.