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O Corinthians e o Twitter
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@Teleco1910 é um torcedor comum que gosta de conversar sobre o Corinthians. Ele não conseguirá responder aos comentários aqui, mas está sempre cornetando em 140 caracteres no Twitter.

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O Corinthians e o Twitter

Coluna do Teleco 1910

Opinião de Teleco

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O Corinthians e o Twitter

Twittimão

Foto: Logo oficial do Twitter, repintado com as cores do time mais amado do planeta

O Corinthians tem utilizado muito o Twitter como uma ferramenta de comunicação ágil e eficiente com a torcida. Conversei com quem trata disso dentro do Twitter: Luan Knaya, que cuida das parcerias de esporte, e Pitter Rodriguez, do Twitter Amplify.

Conteúdo no Twitter

Luan, qual é seu trabalho dentro do Twitter?

L: Eu cuido da área de esportes no Brasil e dentro disso do relacionamento com clubes, atletas e federações. Meu trabalho é ligado a parcerias de conteúdo, mas voltado a "gerar conversas" dentro do Twitter, sem me envolver na parte comercial.

O que quer dizer "gerar conversas"?

L: Assuntos que envolvem paixão são uma prioridade para nós; o Campeonato Brasileiro e os times são uma prioridade para nós porque geram muita interatividade e discussão. Costumamos dizer que o Twitter é o maior sofá do mundo porque você acompanha tudo no momento que acontece; no esporte isto é ainda mais amplo, porque de maior sofá do mundo passamos para a maior arquibancada do mundo, onde todos estão assistindo futebol, e também a maior mesa de bar do mundo, porque você tem em tempo real as discussões, memes, brincadeiras e todo o conteúdo bacana relacionado aos jogos; isso tem tudo a ver com a plataforma do Twitter.

O que você acha de como o Corinthians usa o Twitter?

L: O Corinthians é um exemplo de melhores práticas, não só no Twitter como em outras redes sociais. No Twitter especificamente, acho que o Corinthians achou o tom perfeito entre seriedade, bom humor, bastidores, informações em tempo real durante os jogos, ou seja: conteúdo relevante para o torcedor. Sempre se tem algo a melhorar, mas o Corinthians atingiu um nível altíssimo, fruto de um trabalho que é muito do próprio clube, que se estruturou para produzir um conteúdo relevante para o torcedor. Dentro da nossa área, buscamos sugerir ações e coisas novas que aumentem o engajamento com o perfil.

Por exemplo, o Corinthians foi a primeira conta relevante no mundo a fazer uma ação do tipo "Senhor X", com Leandrinho no jogo contra o Santos, com muita gente interagindo e tentando adivinhar, criando um engajamento do torcedor com o perfil oficial.

Que outros perfis de clube você acha que trabalham bem na plataforma?

L: Minha opinião pessoal é que a Juventus de Turim tem uma conta muito boa em todas as línguas, e as ações integradas realizadas também foram muito interessantes, como bandeirão exclusivo, iluminar a final da Champions League... mas esta é apenas uma dentre várias.

Existe alguma ação planejada para o futuro próximo no perfil do clube?

L: Estamos planejando algumas ações exclusivas. Vamos fazer algumas ações como um determinado número de retuítes gerar uma ação no mundo físico, como um evento. E expandir ações como as eleições de destaque do jogo que já acontecem hoje no perfil para outros temas.

Twitter Amplify

Pitter, o que é o Twitter Amplify?

P: O Twitter Amplify é um programa voltado a parcerias de conteúdo visando a rentabilização e monetização de conteúdos dentro do Twitter. Em parceria com outras áreas que trabalham com conteúdo dentro da empresa, formatamos o conteúdo oferecido em pacotes publicitários que podemos oferecer para marcas.

Tem um exemplo?

P: Fazemos muito isso com TV. No Masterchef, trouxemos conteúdo do programa da TV para o Twitter e oferecemos este conteúdo que trouxemos para a plataforma para marcas patrocinarem. De modo geral, são marcas que já patrocinam o programa na TV e estendem este patrocínio para o Twitter.

Como vai a parceria com o Barcelona?

P: A primeira parceria do Twitter Amplify foi com o Barcelona, assinada há um ano atrás; o primeiro pacote comercial vendido foi em julho deste ano. O pacote que vendemos tem gols históricos, retrospectiva de clássicos, vídeos de treinamento...vendemos este conteúdo para a Gatorade para a América Latina inteira. O que acontece é que o perfil da Gatorade usa este conteúdo do Barcelona e o leva para uma audiência que não é seguidor do Barcelona. Então é uma maneira da Gatorade oferecer conteúdo de qualidade em seu perfil, não apenas propaganda.

Como isso funciona para o Corinthians?

P: Futebol por si só já é algo que cria muitas conversas dentro do Twitter e sempre tivemos a ideia de fazer uma parceria com um grande clube brasileiro, especialmente um que produz conteúdo de alta qualidade como o Corinthians. Quando vemos que já temos um parceiro que tem muita interação e criação de conteúdo como o Corinthians, vemos que já temos um produto interessante e consistente para oferecer ao mercado publicitário. Temos entrevistas com os jogadores, vídeos de treinamentos, vídeos com a escalação do time, momentos históricos... oferecemos isto para potenciais patrocinadores.

As vantagens para o clube são várias, mas destaco que o Corinthians tem a chance de gerar uma receita nova com um conteúdo que já produzem e levar este conteúdo do clube a pessoas que hoje não seguem o perfil do Corinthians. Para os patrocinadores, especialmente os que já tem uma relação com o clube, é uma chance de levarem conteúdo altamente relevante para seus seguidores.

Trocando em números, o que isso significa?

P: Campanhas no Twitter tem normalmente de 1 a 3% de engajamento (cliques, retuítes, likes, etc) e em campanhas de Twitter Amplify parte de 6-7%, podendo ser muito mais que isso. Principalmente com campanhas de TV, quando a campanha na televisão é feita em conjunto com uma campanha Amplify, o recall de marca aumenta 40% e o alcance global chega a 98% de pessoas que não são seguidores da marca no Brasil. Outra coisa interessante é que as reações "emocionais" (respostas do tipo "gostei", "demais",' fantástico") das pessoas a tuítes nestas campanhas aumenta 28%.

O conteúdo do Corinthians no Twitter já é altamente engajador por si só, com um número bem alto de retuítes e likes, e unido ao Amplify o alcance explode.

Existem outros parceiros no Brasil interessados no programa?

P: Acabamos de fechar com o UFC para cobrir os dez eventos que eles terão até o fim do ano, além do trabalho constante com a Globo, Record e SBT.

Achei bacana entender um pouco os bastidores e possibilidades comerciais da plataforma, e a chance de trazer mais receitas para o clube.

Ouça-me no Podcastimão e me xingue no Twitter. Vai Corinthians!

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

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