Venha fazer parte da KTO
x

Com trio de ferro juntos, confira os clubes que já garantiram presença na Libertadores

31 mil visualizações 70 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians disputará a Libertadores de 2016 ao lado de Palmeiras e São Paulo

Corinthians disputará a Libertadores de 2016 ao lado de Palmeiras e São Paulo

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A Libertadores de 2016 promete ser emocionante, levando em consideração que três grandes clubes paulistas garantiram suas vagas para a competição sul-americana. Esta é a terceira vez que o chamado "Trio de Ferro", composto por Corinthians, Palmeiras e São Paulo, disputa o torneio simultaneamente.

Enquanto o Timão garantiu sua participação já na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro - com a vitória por 1 a 0 diante do Flamengo -, o Palmeiras assegurou sua vaga com a conquista da Copa do Brasil, e o São Paulo, por último, se manteve no G4 e deverá disputar a primeira fase da Libertadores.

A última vez em que os três clubes disputaram o torneio ao mesmo tempo foi em 2013. Na ocasião, Corinthians, Palmeiras e São Paulo foram eliminados nas oitavas de final, diante do Boca Juniors, Tijuana e Atlético-MG, respectivamente.

A primeira vez aconteceu há nove anos, em 2006. Nesta oportunidade, dois clubes pararam na mesma fase - nas oitavas de final, o Timão foi eliminado pelo River Plate, e o Palmeiras caiu diante do próprio São Paulo. O clube do Morumbi, por sua vez, chegou à final, mas perdeu para o Internacional.

Fora do Brasil, outros grandes clubes também já garantiram sua participação na próxima Libertadores, como River Plate (ARG), Peñarol (URU), Olimpia (PAR) e Nacional (URU).

VEJA OS CLUBES CONFIRMADOS NA LIBERTADORES DE 2016

Argentina

Além do River Plate, atual vencedor da Libertadores, outros quatro estão classificados: Boca Juniors, San Lorenzo, Rosario Central e Huracán. O último, porém, disputará a fase preliminar. A sexta vaga do país será decidida entre Racing e Independiente.

Bolívia

Primeiro colocado no Apertura e Clausura, o Bolívar está classificado para o campeonato. As outras duas vagas da Bolívia foram preenchidas por The Strongest e Oriente Petrolero, segundo e terceiro melhores pontuadores na temporada, respectivamente.

Brasil

Campeão nacional, o Corinthians foi o primeiro time brasileiro a garantir presença na Libertadores. Atlético-MG e Grêmio, segundo e terceiro colocados na Série A, também estarão no torneio. A quarta vaga será ocupada pelo Palmeiras, vencedor da Copa do Brasil. Por fim, São Paulo se classificou à fase preliminar.

Chile

O Cobresal, campeão do Clausura, é dono de uma das três vagas do país. Já o Universidad do Chile, que venceu a Copa nacional, avançou para a fase prévia, enquanto Colo Colo e Universidad Católica disputam o Apertura e a classificação na Libertadores.

Colômbia

Apenas um clube colombiano já está confirmado na competição: Deportivo Cali. A equipe foi campeã do Apertura e entra na fase de grupos. As duas vagas restantes estão abertas.

Equador

Assim como a Colômbia, somente um time garantiu presença de forma antecipada na Copa Libertadores. Campeã da primeira fase do Campeonato Equatoriano, a LDU ocupa uma das vagas para a fase de grupos.

Paraguai

Duas das três vagas do Paraguai já têm donos: Cerro Porteño, campeão do Apertura, e Guaraní, maior pontuador na temporada - e algoz do Corinthians em 2015. O terceiro lugar deverá ser do Olimpia, provável vencedor do Clausura.

Peru

Nenhuma equipe peruana já garantiu presença no maior campeonato da América. As três vagas pertencem aos melhores do Campeonato Peruano, ainda em suas semifinais. Como manda o regulamento, um time terá de disputar as eliminatórias.

Uruguai

Todas as vagas do Uruguai para a Libertadores já têm seus respectivos ocupantes. Nacional, Peñarol e River Plate se classificaram pela campanha no Campeonato Uruguaio – foram primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Venezuela

Assim como o Uruguai, a Venezuela conheceu seus representantes no torneio antecipadamente. Campeão e vice no país, Deportivo Táchira e Trujillanos participam da fase de grupos. O Caracas, melhor pontuador, disputa a fase preliminar.

Veja Mais:

  • Corinthians recebe o Internacional na Arena em busca da quarta vitória no Brasileirão Feminino

    Corinthians recebe o Internacional na Arena em busca da quarta vitória no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Torcedores danificaram assentos da Neo Química Arena

    Corinthians calcula custo de mais de R$ 100 mil em danos a torcida do Santos na Arena; veja lista

    ver detalhes
  • Paulinho fez discursou efusivo antes de a bola rolar para o elenco do Corinthians

    Paulinho inflama vestiário em bastidores da vitória do Corinthians sobre o Londrina; confira

    ver detalhes
  • Santos revela reunião com Augusto Melo e confirma pedido negado pela Arena na final do Paulistão

    Santos confirma negativa do Corinthians para final do Paulistão na Neo Química Arena

    ver detalhes
  • Corinthians sofreu gols cedo e não conseguiu evitar a derrota para o Pato na LNF

    Corinthians pouco inspirado é goleado pelo Pato e sofre a segunda derrota na LNF

    ver detalhes
  • Matheus França comemorando gol do Corinthians com Romero

    Técnico do Corinthians avalia jogo de Matheus França em amistoso e exalta versatilidade do defensor

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: